Liga da Justiça de Zack Snyder: Explicado o formato da tela do filme

Capa da Publicação

Liga da Justiça de Zack Snyder: Explicado o formato da tela do filme

Por Leo Gravena

Liga da Justiça de Zack Snyder finalmente está entre nós, tendo estreado no HBO Max nos EUA e estando disponível em vários diferentes serviços de VOD no Brasil. Muitas pessoas, ao assistir o filme, tiveram uma surpresa quando viram o formato da tela, que é 4:3, o que significa que na maior parte das telas o filme fica com um “visual quadrado”.

Logo no inicio, existe o anúncio que diz: “Esse filme é apresentado em um formato 4:3 para preservar a integridade da visão criativa de Zack Snyder”. Após, podemos ver que o longa possui grandes barras pretas ao lado, ao invés de duas faixas pretas em cima e em baixo, como a maior parte dos filmes feitos para serem vistos no cinema. A mudança é porque, diferente da versão que foi para os cinemas, a Liga da Justiça de Zack Snyder possui uma proporção de tela de 1.33:1, mais popularmente conhecida como a 4:3.

Versão de cinema de Liga da Justiça.

“Liga da Justiça de Zack Snyder” possui proporção de tela 4:3.

TVs em HD e 4K atualmente possuem uma proporção de tela de 1.78:1, de forma que o conteúdo feito para TV, como séries e filmes são feitos especificamente nesse aspecto para que ele se encaixe perfeitamente na tela de TV – como é o caso da versão de cinema de Liga da Justiça. Quando tanto na tela de cinema quanto na TV você vê um filme com duas faixas horizontais, embaixo e em cima da tela, é porque provavelmente o longa foi filmado em 2.35:1, também conhecido como o formato de “janela panorâmica” ou “anamórfica”.

Como a  Liga da Justiça de Zack Snyder é em 1.37:1, ele é mais próximo das TVs antigas. Mas porque o filme possui esse aspecto? Isso porque ele é o mesmo das telas em IMAX. A maior parte das telas IMAX são maiores e mais “quadradas”, e possui uma proporção de tela entre 1,32 e 1,4. Dessa forma, Snyder decidiu manter sua Liga da Justiça da mesma forma que ela seria vista em um cinema IMAX.

Ano passado, no JusticeCon (via ComicBook), Snyder explicou o motivo do filme ser nesta proporção:

“Minha intenção era ter o filme, o filme inteiro, exibido em uma tela gigante IMAX com a proporção de 4:3. Heróis tendem a ser, como figuras, eles tendem a ser menos horizontais. Talvez o Superman, quando ele está voando, mas quando ele está de pé, ele é mais vertical. Tudo é composto e filmado dessa forma e muito da restauração é meio que colocar isso de volta. Colocar esses quadrados de volta… É uma estética completamente diferente. Ele possui uma qualidade que é diferente e incomum. Ninguém está fazendo isso”.

O que achou do formato da tela da Liga da Justiça de Zack Snyder? Não deixe de comentar!

Confira também: