Leonardo José, voz de Charles Xavier e Thanos, morre aos 78 anos

Capa da Publicação

Leonardo José, voz de Charles Xavier e Thanos, morre aos 78 anos

Por Evandro Lira

Leonardo José, dublador brasileiro, faleceu aos 78 anos. O artista foi responsável por dar voz à personagens icônicos, como Thanos do Universo Cinematográfico da Marvel e Charles Xavier em alguns filmes da franquia X-Men.

A informação foi compartilhada pelo @dublapediabrasil no Instagram, que lamentou a morte de Leonardo, ressaltando que o ano de 2021 levou embora diversos profissionais da dublagem.

Leonardo José estava enfrentando uma batalha contra um câncer de pulmão, e há poucos dias, colegas de profissão começaram uma campanha de doação para ajudá-lo com tratamento.

Publicação do Dublapédia Brasil

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Leonardo José começou sua carreira como militar, depois se tornou repórter de TV até o dia em que foi apresentado à dublagem na década de 70. Ao longo de sua carreira, o artista ficou conhecido por dublar alguns personagens da Disney, como Juiz Claude Frollo de O Corcunda de Notre Dame, Shan-Yu de Mulan, Kerchak de Tarzan e Tarzan II e Kron de Dinossauro.

Em Guardiões da Galáxia, Vingadores: Era de Ultron, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores Ultimato, Leonardo foi a voz do temível Thanos. O ator também emprestou sua voz ao mutante Charles Xavier nos filmes X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Logan.

A equipe Legião dos Heróis oferece nossos pêsames e condolências à família e amigos do dublador e a todos os seus fãs.

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira