Legend of Mana Remaster HD: Guia Legionário para o jogo

Capa da Publicação

Legend of Mana Remaster HD: Guia Legionário para o jogo

Por Leo Gravena

Legend of Mana é um jogo de RPG de 1999 desenvolvido e publicado pela Square para o PlayStation. Sendo o quarto jogo da série Mana, a trama se passa em um universo alternativa no qual o jogador precisa restaurar a terra de Fa’Diel enquanto literalmente cria cidades ao seu redor, as colocando no mapa vazio e fazendo várias missões para restaurar a Árvore de Mana. 

Contudo, sendo um jogo antigo e bastante complicado, você pode ficar perdido em algumas missões ou conceitos apresentados. Então aqui estão as respostas para algumas perguntas frequentes sobre o game.

Qual é a história principal de Legend of Mana?

Na trama do jogo você controla um protagonista silencioso que deve restaurar o equilíbrio de Mana no mundo, colocando cidades e locais no mapa, enquanto faz várias missões para trazer de volta a Árvore de Mana. Na história do jogo, a Árvore foi queimada vários séculos atrás e agora é seu dever fazer com que ela retorne e traga a paz entre os seres que habitam esse mundo.

Ao invés de apenas uma trama que você precisa cumprir, o jogo é feito de várias missões, ou quests, que devem ser cumpridas para o retorno da Árvore de Mana. Contudo, existem três arcos de histórias que precisam ser cumpridos para chegar ao final. São eles: a trama dos Jumi, a trama da Caçada aos Dragões e a trama das Amizades Proibidas. Após as três histórias serem finalizadas, o jogadores entrará no arco final do jogo, chamado apenas Legend of Mana.

É preciso jogar os outros jogos da série Mana para entender?

Não, Legend of Mana é um jogo que pode ser jogado de forma completamente independente dos outros games da série. Ele possui ligações com a série no todo, porém ter jogado ou não os outros jogos não irá afetar sua compreensão da história. Além disso, o jogo foi pensado para ter uma jogabilidade diferente e de distanciar um pouco da série Mana.

Posso ignorar as quests secundárias?

Você pode fazer qualquer coisa, porém não é muito aconselhável, já que toda a magia do jogo reside, justamente, em fazer as missões secundárias, conhecer os diferentes mundos e personagens da história. Como dito, apenas três missões realmente são necessárias para finalizar a trama do jogo, mas você também precisa concluir algumas missões para aumentar seu mapa. Ainda assim, algumas missões secundárias podem ser puladas ou somente deixadas de lado.

Como aumentar ou diminuir a dificuldade do jogo?

O jogo não possui um modo de dificuldade. Contudo, quando mais longe de sua casa no mapa, mais forte os inimigos vão ficando, de forma que você vai querer atualizar seus equipamentos e armas para enfrentar os monstros e chefes que aparecem em seu caminho.

Como são os controles do jogo?

Legend of Mana Remaster é, em sua maior parte, uma remasterização quase que totalmente visual e não altera em quase nada a jogabilidade do game original. Dessa forma, os controles direcionais podem ser bem ruins na hora de navegar com a velocidade rápida. O jogo também possui duas configurações de botões, uma para você andar normalmente pelo mapa e outra para combate.

Nas cenas de combate, você utiliza os botões para atacar, podendo fazer um ataque especial poderoso quando sua barra de combate fica cheia.

Tem como pular?

Surpreendentemente, sim. Legend of Mana permite que você consiga pular com seu personagem. Porém, somente durante as cenas de combate. Enquanto explorando o mapa normalmente você não vai conseguir pular ou realizar outras ações que não sejam andar, conversar ou abrir portas e baús.

O que são os Mana Elements?

Um elemento importante do jogo são os Espíritos de Mana. Eles fazem com que os níveis de mana mudem conforme você coloca novos locais no mapa. Mana é encontrado em todos os lugares e alteram sua quantidade em diferentes locais.

O jogo trabalha com oito manas diferentes, são elas: Luz, Trevas, Madeira, Ouro, Fogo, Terra, Água e Ar.

O que são os Mana Levels?

Quando você coloca um novo local no mapa, os níveis de mana dele são mostrados no canto do mapa e podem ter até quatro níveis diferentes. O ideal é que sua terra esteja sempre em harmonia e com os níveis de mana balanceados, para que nenhum tenha mais terrenos ou níveis que o outro.

Efeitos Elementais

Ao colocar um novo local no mapa, a Mana afeta os níveis elementais nas terras ao redor. Quando o nível de Mana de um local muda, ele também pode mudar.

O que são as afinidades elementais?

Para evitar que sua terra mude consideravelmente, é importante saber como os elementos conversam entre si. Dessa forma, o jogo traz um sistema de afinidade no qual os elementos anulam um ao outro conforme colocados em proximidade.

Dessa forma:

  • Luz e Trevas se anulam
  • Madeira e Ouro também se anulam.
  • Fogo anula TerraTerra anula o ArAr anula a Água; e Água anula o Fogo.

Legend of Mana está disponível na Steam, Nintendo Switch e PlayStation 4.

Fique com: