Capa da Publicação

Lanterna Verde John Stewart vira vilão com origem trágica em minissérie

Por Arthur Eloi

John Stewart é bastante conhecido como o Lanterna Verde nas obras da DC Comics, mas o personagem assumiu uma nova identidade nas HQs, dessa como um vilão impulsivo, raivoso e com direito à origem trágica.

A edição #4 de Crime Syndicate, minissérie focada nos vilões do Sindicato do Crime da América, revelou a origem do personagem mostrado em Dark Nights: Death Metal. Cinco meses antes da trama principal, Stewart era um policial na Terra-3, que conciliava a profissão com cuidar de sua filha Liza, adolescente com problemas de saúde, que precisa se locomover com muletas. Numa tentativa desesperada de levantar dinheiro para pagar por uma cirurgia, Stewart se deixou corromper e fechou um acordo com criminosos da cidade.

O problema surgiu quando um dos bandidos insistiu que o policial continuasse lhe prestando favores nas ruas além do que foi combinado, sob ameaças para ele e sua família. Na tentativa de impedi-lo, John Stewart se deixa levar pela violência e espanca o criminoso – para piorar, na frente de sua própria filha, o que machuca a relação entre eles.

É justamente neste momento de sentimentos conflitantes, entre brutalidade, vingança e o desejo de proteger Liza, que o Anel do Poder encontra John Stewart, e lhe dá poderes para lutar contra quem ameaça sua família. Ele então usa seus poderes para queimar os bandidos, se rendendo ao poder do anel, mesmo que com o nobre objetivo de proteger sua filha.

Ao perceber que haverá retaliação por seus atos, ele usa seus recém-adquiridos poderes para resolver a condição médica de Liza, e decide deixá-la para trás para se tornar o Cavaleiro Esmeralda, uma espécie de vigilante para um mundo corrompido pela violência.

Veja o momento em que ele assume o papel do Cavaleiro Esmeralda abaixo:

John Stewart vira o Cavaleiro Esmeralda em Crime Syndicate #4

Crime Syndicate #4 // DC Comics

Lançada em março de 2021 nos Estados Unidos, Crime Syndicate é uma minissérie derivada de Dark Nights: Death Metal, que explora a origem do Sindicato do Crime. O roteiro é de Andy Schmidt, com artes por Bryan Hitch e Kieran McKeown. Ainda não há previsão de publicação para a HQ no Brasil.

Aproveite e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117