Justiça Jovem: Quarta temporada da série deixou origem de Zatara ainda mais trágica

Capa da Publicação

Justiça Jovem: Quarta temporada da série deixou origem de Zatara ainda mais trágica

Por Junno Sena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com tantos reboots da DC Comics, a história de Zatanna e seu pai Zatara ganharam diversas origens. Agora, na nova temporada de Justiça Jovem, Phantoms, os fãs da animação estão podendo presenciar a história de alguns personagens. Desde o vilão Vandal Savage até Giovanni Zatara e seu caminho rumo ao heroísmo.

Nos quadrinhos, o mago foi introduzido na Action Comics durante os anos 30. Escrito por Fred Guardineer, Zatara utilizou suas habilidades pela primeira para colocar fogo em um espetáculo. A partir daí, sua decisão em salvar as pessoas no teatro o fez se tornar um vigilante místico.

A história do mágico percorreu altos e baixos. Se tornou um alcóolatra, foi recrutado por Batman e sua mulher, Sindella, morreu durante o parto de Zatanna. Giovanni então se tornou um personagem coadjuvante da história da heroína. Um enredo importante não apenas nessa, mas em outras temporadas de Justiça Jovem.

Mas, os novos flashbacks da origem de Zatara mostraram uma história um pouco diferente da original. Assim como sua contraparte dos quadrinhos, o mago se inspirou no acidente no teatro para se tornar um vigilante. Ao invés de tomar inspiração do Batman, viu no Superman um ídolo. Ele, então, foi encorajado a fazer parte da Liga da Justiça e acabou se afastando de Sindella e Zatanna.

Imagem da série Justiça Jovem

A morte da esposa de Zatara, desta vez, se deu causado por um câncer e a constante da vida do herói se tornou Kent Nelson, uma das encarnações do Sr. Destino. O que não ficou claro para Giovanni era como Kent se aproximou de sua família e, constantemente, o encorajava a se manter na Liga e seguir sua carreira.

O que parece ser um trabalho de manipulação ganha ainda mais contraste quando é lembrado que Zatara se tornou um hospedeiro de Nabu, a entidade ligada ao elmo do Sr. Destino. A atitude escusa de Kent, aparentemente, era uma forma de se livrar do manto e dar a Nabu um novo corpo.

Mas não é assim tão simples. Justiça Jovem: Phantoms ainda tem muito o que explicar. Giovanni contou para Zatanna e Nabu que o herói está próximo de chegar ao seu fim, logo, é questão de tempo até que o mago descubra o que realmente aconteceu.

O episódio Og Htrof Dna Reuqnoc! está disponível agora na HBO Max.

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ.