Jujutsu Kaisen: Qual o significado do título do anime?

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Qual o significado do título do anime?

Por Flávia Pedro

Jujutsu Kaisen é uma obra escrita e desenhada por Gege Akutame que vem ganhando grande notoriedade atualmente. Tanto o anime (com 24 episódios produzidos pelo estúdio MAPPA), quanto o mangá (publicado semanalmente pela Weekly Shonen Jump) chamam a atenção do público por ter seu enredo relacionado a espíritos, magia, maldições e energia espiritual. Quem acompanha a história percebe que, além do nome, termos como feiticeiros jujutsu e escola jujutsu são recorrentes. Mas você sabe o que Jujutsu Kaisen significa?

O que significa Jujutsu na obra?

Nome Jujutsu Kaisen em suas duas formas de escrita

A palavra Jujutsu pode ser traduzido como Feitiçaria, podendo variar também entre Encantamento ou Magia. Enquanto Kaisen seria traduzido para Batalha ou Luta. Jujutsu Kaisen significa literalmente Batalha de Feiticeiros.

Já os outros termos em que a palavra Jujutsu aparece ao decorrer da trama podem ser entendidos como:

  • Feiticeiro Jujutsu: pessoas com energia amaldiçoada acima dos níveis normais que possuem a capacidade de manipular essa energia;
  • Escolas Jujutsu: escolas especializadas em treinar essas pessoas para que elas se tornem feiticeiros jujutsu;

Existe ainda Jujutsushiki, uma variação da palavra jujutsu que tem sua tradução para Técnica Amaldiçoada. Na história, técnica amaldiçoada são habilidades individuais que permitem que cada feiticeiro manipule a energia amaldiçoada contida nele à sua maneira.

O que significa Jujutsu no mundo real?

Yuji Itadori imoblilizando uma maldição

Já na vida real a palavra Jujutsu, se escrita separadamente (ju jutsu), pode ser usada para se referir a uma arte marcial japonesa muito conhecida no Brasil: o jiu-jitsu.

O Jujutsu foi desenvolvido com a intenção de combater samurais no período Feudal japonês, uma vez que estes guerreiros portavam espadas e vestiam armaduras quase impenetráveis. Essa arte marcial surgiu com o intuito de imobilizar ou matar o adversário apenas utilizando o combate corpo-a-corpo, onde os ataques se baseavam em utilizar a força e posicionamento do corpo do inimigo contra ele mesmo.

Confira também Jujutsu Kaisen: 10 coisas que você precisa saber sobre o anime