JoJo’s Bizarre Adventure: Entenda a árvore genealógica da família Joestar

Capa da Publicação

JoJo’s Bizarre Adventure: Entenda a árvore genealógica da família Joestar

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

JoJo’s Bizarre Adventure é um anime focado nas aventuras de uma linhagem familiar, onde em cada temporada temos um protagonista que faz parte dessa família. Os Joestar são um clã iniciado na aristocracia inglesa que acabou se envolvendo em eventos sobrenaturais que refletem até os dias de hoje em seus descendentes. Vampiros, Hamon, fantasmas, alienígenas, Stands… Tudo isso é bem comum e cotidiano para essa família nada tradicional.

Com um total de 6 temporadas, acompanhamos Jonathan, Joseph, Jotaro, Josuke, Giorno e Jolyne – cada um ao lado de seus aliados – lutando contra um inimigo em comum: Dio Brando e seus seguidores. Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a família Joestar e sua árvore genealógica “incomum”.

Família Joestar – Origem

Dio Brando e Jonathan Joestar na primeira temporada de JoJo’s Bizarre Adventure.

JoJo’s Bizarre Adventure nos leva inicialmente ao ano de 1888, onde na sociedade britânica a família Joestar ocupa um lugar de nobreza. Todos os descendentes possuem uma marca de nascença em forma de estrela em seu ombro esquerdo, uma característica bem marcante entre os Joestar e que permite seu reconhecimento através das gerações.

Na primeira temporada (Phantom Blood) conhecemos George I, pai de Jonathan, um aristocrata que anos antes sofreu um acidente em sua carruagem e acredita que foi salvo por Dario Brando, ficando em dívida com ele. Porém, Dario queria apenas saquear as vítimas e acabou tirando proveito da situação.

Aproveitando da dívida que George acreditava ter com Dario, Dio Brando usou da morte de seu pai para ser adotado por George e assim se tornar também um aristocrata, saindo da pobreza. O problema é que Dio era tão ganancioso quanto seu pai e tinha planos malignos para herdar toda a fortuna dos Joestar sozinho.

Após eventos sobrenaturais envolvendo uma máscara de pedra, Dio acaba se tornando um vampiro imortal e mata George I na frente de seu filho Jonathan que, na tentativa de matar Dio, incendeia a própria mansão e foge deixando suas riquezas para trás e iniciando assim a longa jornada dos Joestar ao redor do mundo. Quanto a Dio, obviamente ele não morre e continua causando problemas para a linhagem dos JoJo’s por muitos e muitos anos.

Árvore genealógica

Família Joestar

A árvore genealógica dos Joestar é bem maior do que muitos imaginam, afinal ela não se resume apenas aos JoJo’s que aparecem protagonizando cada temporada. Na segunda temporada inclusive a vovó Erina (viúva de Jonathan) afirma que esse “dom sobrenatural” dos Joestar não necessariamente precisa passar de pai pra filho diretamente, mas pode pular uma ou duas gerações.

Dessa forma, temos as seguintes formações familiares:

Família Joestar

  • George Joestar I se casou com Mary Joestar e ambos tiveram Jonathan Joestar, mas Mary faleceu antes de George I adotar Dio Brando.
  • Após o impasse com Dio ter se “resolvido”, Jonathan se casa com Erina Pendleton e tem George Joestar II como filho (que não possui habilidade sobrenatural alguma).
  • George Joestar II se casa com Elizabeth Joestar (Lisa Lisa) e ambos se tornam pais de Joseph Joestar. É a partir de Joseph que esta família começa a ramificar.
  • Joseph inicialmente se casa com Suzi Q Joestar e como fruto desse casamento nasce Holy Kujo. Porém, anos depois (durante a quarta temporada) descobrimos que Joseph teve um caso com uma mulher mais jovem, chamada Tomoko Higashikata e dessa relação fora do casamento nasceu Josuke Higashikata. Nesta mesma temporada Joseph ainda adota uma bebêzinha invisível chamada Shizuka Joestar, mas ela não tem grande participação na história da família.
  • Dando seguimento, Holy Kujo se casa com Sadao Kujo e desse casamento nasce Jotaro Kujo.
  • Jotaro se envolve com uma mulher desconhecida e dessa relação nasce a mais atual descendente da família Joestar: Jolyne Kujo (que protagoniza a temporada atual, Stone Ocean).

Dio Brando com o corpo de Jonathan

Lembra que eu citei Dio Brando e como ele é um vampiro imortal? Claro que o roteiro não iria desperdiçar este coringa. Após uma luta em um cruzeiro em que Jonathan estava com sua família, Dio consegue não só matar Jonathan, mas naufragar o navio e roubar o corpo de Jonathan Joestar fundindo sua cabeça ao corpo de seu irmão adotivo.

Com isso surgiu uma outra linhagem dos Joestar, dessa vez descendentes de Dio com o corpo de Jonathan. Não foi uma linhagem muito extensa, e também não conhecemos as mulheres com quem Dio se relacionou para que seus filhos nascessem, mas eles são: Giorno Giovanna – filho de uma mulher desconhecida e o filho de Dio mais famoso nos animes – Donatello Verus, Rikiel e Ungalo, mas nenhum deles tem grande destaque ou ações.

Personagens principais da família Joestar

Jonathan Joestar

Jonathan Joestar, o primeiro JoJo.

Protagonista da primeira temporada de JoJo’s Bizarre Adventure e o primeiro JoJo da série. Jonathan se tornou um homem honesto e um verdadeiro cavalheiro, que prioriza e cuida de sua família, mas vê tudo desmoronar quando seu irmão adotivo – Dio – destrói tudo que ele amava.

Além de ser um homem fisicamente muito grande e muito forte, Jonathan também é muito inteligente, tanto que consegue aprender e dominar a técnica do Hamon de uma forma rápida após treinar com Will A. Zeppeli.

Dio Brando

Dio Brando, o principal antagonista da série.

Principal antagonista da série, Dio é um ser ambicioso, egoísta e com uma sede de poder desde sua infância. Ele vem de uma origem humilde, mas logo trama planos malignos para conseguir o que deseja e no meio desse caminho se transforma em um vampiro após ter contato com uma estranha máscara de pedra. Além de vampiro, Dio também desenvolve habilidades de Stand, que desperta em todos os Joestar devido ao corpo de Jonathan já estar sobre a posse de Dio no momento em que ele perfura seu corpo com a flecha.

Seu Stand é extremamente poderoso, conhecido como The World e com a habilidade de parar o tempo por iniciais 9 segundos. Isso lhe permitiu ter grande vantagem em suas batalhas e o tornou temido por muitos outros personagens

Dio aparece ou é citado em praticamente todas as temporadas.

Joseph Joestar

Joseph na segunda e terceira temporada.

Joseph é neto de Jonathan e principal protagonista da segunda temporada de JoJo, mas também faz aparições na quarta e quinta temporadas da série. Como neto de Jonathan, Joseph tem uma facilidade natural em manipular o Hamon e após Dio despertar seu Stand, ele também consegue utilizar eventualmente seu Hermit Purple.

Seu Stand permite que ele utilize câmeras e televisores para realizar uma espécie de “fotografia espiritual“, o que lhe permitiu obter uma foto de Dio Brando e encontrar sua misteriosa localização.

Jotaro Kujo

Jotaro Kujo e seu Star Platinum.

Jotaro é o terceiro Jojo da franquia e o protagonista da terceira temporada, posteriormente aparecendo na quarta temporada, sendo citado na quinta e voltando momentaneamente na sexta. Jotaro inicia sua trajetória como um delinquente juvenil que devido ao despertar de Dio também desperta seu Stand. Sua jornada começa quando ele percebe que sua mãe, Holy (filha de Joseph), está tendo problemas graves de saúde devido ao despertar do antagonista, que fez com que ela também despertasse seu Stand, mas fosse incompatível com este tipo de poder.

Jotaro é o usuário do poderoso e famoso Star Platinum. Seu Stand é um dos mais fortes da série por possuir velocidade, força de ataque, agilidade e precisão anormais. Ele é do mesmo tipo de Stand de Dio e por isso também consegue usar o The World para parar o tempo quando é necessário.

Seu Stand desenvolve essa habilidade de parar o tempo em seu último combate com Dio, o qual resultou em sua vitória contra o antagonista.

Josuke Higashikata

Josuke Higashigata.

Filho ilegítimo de Joseph Joestar, Josuke é o quarto JoJo e o protagonista da quarta temporada do anime. Estudante do ensino médio e morador da cidade de Morioh, Josuke levava uma vida normal até encontrar Jotaro, um cara que lhe conta a verdade sobre seu pai.

Josuke já era um usuário de Stand quando apareceu na série, e há relatos de que ele utilizava essa habilidade desde muito jovem. Seu Stand se chama Crazy Diamond e tem a habilidade de reparar qualquer coisa (menos danos físicos em si mesmo). Essa habilidade de reparar e curar está diretamente ligada à personalidade bondosa de Josuke, que sempre se preocupa com o próximo.

Uma curiosidade engraçada de Josuke é que ele não admite que falem mal de seu cabelo, sempre perdendo a cabeça e ficando furioso quando isso acontece. Ele age assim pois quando era criança ficou muito doente e sua mãe precisou o levar ao médico em meio a uma tempestade de neve. Seu carro ficou preso na neve e um homem misterioso a ajudou a desatolar o carro, e a única lembrança que Josuke tem deste homem é o seu cabelo e por isso ele usa o mesmo penteado e não admite que falem mal dele.

Giorno Giovanna

Giorno Giovana e seu Gold Experience.

Giorno é o quinto Jojo da série e protagoniza a quinta temporada, mas não é um descendente 100% legítimo da família Joestar. Giovanna é um filho ilegítimo de Dio Brando enquanto ele já estava com o corpo de Jonathan. Ele aparece na série utilizando o nome de Haruno Shiobana para conseguir se infiltrar numa gangue chamada Passione.  Seu objetivo inicial é se tornar um gângster e trazer prestígio de volta às máfias italianas.

É um usuário de Stand desde seu nascimento – assim como Josuke – possuindo o Gold Experience, que tem a capacidade de criar vida. Gold Experience é um dos Stands mais versáteis da série, justamente pela sua capacidade de gerar vida o permitindo criar do nada plantas e animais pequenos.

Além dessa habilidade, seu Stand também possui fortes ataques a curtas distâncias, como socos potentes que Giorno frequentemente usa.

Jolyne Kujo

Jolyne Kujo, a sexta JoJo.

Filha de ninguém menos que Jotaro Kujo, Jolyne é a sexta JoJo da série e protagoniza a temporada atual do anime. Jolyne foi acusada de um crime que não cometeu e acabou indo parar numa prisão de segurança máxima onde, graças a uma ajudinha de seu pai, desperta seu Stand Stone Free, que tem a capacidade de fazer com que Jolyne desfaça partes de seu corpo em fios como se fossem lã.

Essa habilidade lhe dá muita versatilidade, afinal permite que ela pegue objetos a distância, escute conversas, se esconda com maior facilidade e mais. Além dessa habilidade, Stone Free também tem capacidades de ataque que o equiparam aos Stands mais fortes, como: super força, super velocidade, durabilidade, resistência e agilidade nos ataques.

Jolyne já conquistou muitos fãs na primeira parte de Stone Ocean e promete terminar de mostrar todo o seu carisma na segunda parte da animação.

Mas e você, gosta da família Joestar? Já assistiu todas as temporadas de JoJo’s Bizarre Adventure? O que você acha dos personagens dessa família nada tradicional? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro