Hunter x Hunter: História, guia de temporadas, personagens e onde assistir o anime

Capa da Publicação

Hunter x Hunter: História, guia de temporadas, personagens e onde assistir o anime

Por Nick Narukame

Exibido pela Rede TV! no ano de 2007, muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com Hunter x Hunter através da TV aberta. Porém, os anos se passaram, o anime saiu da grade de exibição da emissora e muita gente perderam episódios e desejam se atualizar usando a facilidade atual da internet ou, na maioria dos casos, simplesmente não conseguiram ter contato com a obra naquela época.

Para esses e para quem mais possa interessar, estaremos fazendo um apanhado de tudo o que há de importante sobre o título até agora, no intuito de facilitar a vida de todos aqueles que desejam retomar de onde pararam ou até mesmo dar uma chance pela primeira vez para as aventuras de Gon e sua turma. Preparados?

A História de Hunter x Hunter

Gon, protagonista da série

Na história acompanhamos Gon, um menino morador da Ilha da Baleia que foi criado por sua tia, sempre achando que seus pais estivessem mortos. Porém, um dia lhe é revelado que seu pai não apenas está vivo, como também havia se tornado um dos melhores Hunters de todos os tempos.

Os Hunters no universo onde se passa a trama são indivíduos licenciados e indicados a viver os mais diversos tipos de aventuras envolvendo rastreio de tesouros, indivíduos e animais exóticos. Motivado a encontrar seu pai, Gon resolve fazer o exame Hunter no intuito de, um dia, encontrá-lo.

Guia de Personagens

Gon Freecss

Protagonista da série. Tem uma personalidade alegre e otimista além de sentidos aguçados e forte empatia com animais.

Killua Zoldyck

Membro de uma família que lida diretamente com assassinatos, Killua tem a mesma idade de Gon, mas já é um ex-assassino profissional. Foge de casa e se inscreve no exame Hunter em busca de diversão e acaba encontrando nele uma coisa ainda mais importante: a profunda amizade que começou a construir com Gon.

Kurapika

É o último membro vivo dos Kurata e busca vingança em nome de seu clã que foi dizimado por causa do valor de seus olhos no mercado clandestino. Entra para o exame Hunter no intuito de obter informações que apenas Hunters poderiam conseguir e, assim, concretizar sua vingança.

Leorio Paradinight

Tudo o que ele deseja é conseguir dinheiro para terminar seus estudos e se tornar um médico. Para isso, tenta se tornar um Hunter participando do exame. É o mais velho do grupo de protagonistas iniciais e serve de alívio cômico em diversos momentos.

Hisoka Morow

Seu objetivo principal é encontrar alguém tão forte quanto ele e vê em Gon alguém como um futuro adversário a sua altura. Se mostra uma pessoa cruel, sádica e, diga-se de passagem, bastante problemática a cada nova aparição sua na série animada.

Biscuit Krueger

Uma hunter profissional e experiente que tem 57 anos, apesar da aparência de uma garotinha de 12. Prefere ser chamada de Bisky e é dona de uma personalidade doce e inocente a primeira vista, algo que usa com maestria para conseguir que seus inimigos baixem a guarda e ela possa atacar com sua verdadeira forma (que é muito diferente do que qualquer um esperaria).

Chrollo Lucifer

É o líder de um conhecido grupo de criminosos da série, responsáveis pela dizimação do clã de Kurapika. Sua principal habilidade é roubar as poderes alheias e guardá-las em um livro chamado Caçador de Habilidades, impedindo suas vítimas de usar seus talentos após afaná-los.

Kaito

É o primeiro Hunter a aparecer na história e responsável por contar a Gon que seu pai está vivo, revelando ser seu discípulo após salvar o garoto do ataque de uma espécie de urso-raposa.

Meruem

Principal antagonista do arco das formigas quimera, Meruem é apresentado como um dos personagens mais poderosos da série, sendo o dono do título de Rei das Formigas. Se mostra cruel e impiedoso como líder, porém, com o avanço da história, vai tendo seus momentos de redenção.

Ging Freecss

Pai de Gon e um dos maiores Hunters que já se teve notícia. É a motivação por trás da vontade do protagonista de se tornar um Hunter de sucesso.

Isaac Netero

Décimo segundo presidente da Associação Hunter e dono de uma personalidade carismática, divertida, enérgica e distraída, mostrando-se estranhamente animado quando encontra um adversário que acaba por considerar formidável.

Como assistir Hunter x Hunter?

Existem duas versões do anime e, embora ambas sejam adaptações do mesmo mangá, a primeira foi ao ar de 1999 a 2000, encontrando seu fim com 62 episódios ao todo. Já a segunda e mais recente adaptação ficou ao arte entre outubro de 2011 e setembro de 2014, contando com 148 episódios lançados no total.

GOn (esquerda) ao lado de seu amigo Killua (direita)

A versão de 2011, no entanto, cobre muito mais eventos do mangá que sua antecessora, tendo chegado até o capitulo 339, concluindo o arco da eleição do 13º presidente dos Hunters.

Se desejar vê-lo e deixar a versão de 1999 de lado, a ordem correta para se ver o filme Phantom Rouge, lançado em 2013, será após o episódio 58 e, para assistir a The Last Mission, filme também de 2013, será após o capítulo 75. A partir daí é só seguir os demais episódios em sequência.

Agora, se a nostalgia falar mais alto e você tiver aquela vontade de misturar as duas versões, a seguinte ordem é recomendada a ser seguida: assistir ao anime de 1999 completo, seguir para o OVA Hunter x Hunter: Spider, completo em oito episódios e engatar no musical lançado em 2000. Daí sim você pode assistir ao filme Phantom Rouge, voltar para a série OVA Greed Island que possui duas partes, uma contendo oito episódios e a outra contendo 14, seguir para o filme The Last Mission e só então começar o anime de 2011 a partir de 76º episódio.

As “temporadas” de Hunter x Hunter

Embora o anime não seja dividido em temporadas como as produções atuais costumam ser, podemos classificá-lo por seus arcos e tomá-los como o mais próximo de uma “temporada” que o anime chegou a ter.

Exame Hunter

Os protagonistas durante o primeiro arco do anime

Arco inicial onde Gon conhece seus amigos e passa por diversos desafios para conseguir o direito de ser um Hunter. O arco se passa do primeiro episódio ao 31º do anime de 1999 e vai até o 21º do anime de 2011, apresentando Hisoka como o vilão principal.

Família Zoldyck

Cena do arco da família Zoldyck

Aqui Gon, Kurapika e Leorio já conseguiram se tornar Hunters e precisam partir em uma aventura para libertar Killua que está na mansão de seus pais após ser expulso do exame por matar um oponente, coisa que era proibida no torneio. No anime de 1999 esse arco é contemplados nos episódios 32 ao 36 e, no de 2011, do 22 ao 26.

Heavens Arena

Imagem do arco Heavens Arena

Arco onde Gon e um Killua já liberto encontram um prédio de 251 andares que serve de arena todas as horas do dia para lutadores que competem por uma quantia em dinheiro. É nesse arco que a dupla é ensinada sobre o nen, uma espécie de energia semelhante ao chi e ao chakra, capaz de conceder poderes sobrenaturais a seus usuários.

Esse torneio também conta com a participação de Hisoka e faz parte dos episódios  37 ao 44 do anime de 1999 e 27 ao 36 do anime de 2011.

Yorknew City

Cena do leilão ocorrido em Yorknew City

No intuito de adquirir um videogame chamado Greed Island que pode ser peça chave para encontrar seu pai, Gon se junta a Killua e Leorio para participar do maior leilão do universo da obra, ocorrido em Yorknew City e ganhar uma grana extra fazendo uso das mais diversas formas.

Reencontram Kurapika, que está trabalhando como guarda-costas da filha de um figurão da máfia, que é uma colecionadora de partes humanas. O arco tem um foco maior na vingança de Kurapika que sabe que os Olhos Escarlate de sua família estão sendo leiloados no evento e busca se aproximar dos causadores da morte de seu clã. Podemos assistir o desenrolar dessa trama nos capítulos 45 ao 62 do anime mais antigo, partindo para o OVA Spider, ou nos episódios 37 – 58 da versão animada de 2011.

Greed Island

Cena de Greed Island

Arco onde Killua e Gon começam a treinar seu nen com a renomada e experiente mestre Biscuit Krueger que é, na verdade, uma senhora de 57 anos sob a aparência de uma garotinha de 12. Apresenta também um novo vilão chamado Bomber que exigirá muito de Killua, Gon e Bisky caso desejem derrotá-lo.

Os acontecimentos dessa parte são narrados na série OVA dividida em duas partes denominada Greed Island, contando com 22 episódios. Já na série de 2011 ela acontece do episódio 59 ao 75.

Chimera Ant

Cena do arco Chimera Ants

Aqui Gon e Killua recebem a missão de investigar uma pata gigante e estranha de um inseto que apareceu na praia junto a Kaito. Acontece que a perna pertencia a uma rainha formiga quimera que acaba por dizimar boa parte da população da ilha onde estão e gerou centenas de filhotes. Cabe aos protagonistas acabar com essa ameaça e salvar a população que resta.

O arco se passa do capítulo 76 ao 136 do anime de 2011.

Eleição do 13 º presidente da Associação Hunter

Cena do último arco animado da série

Após o falecimento do antigo líder dos hunters em combate contra o Rei das Formigas Quimera, uma eleição para definir o futuro da associação se faz necessária e Leorio é o nome mais cotado para assumir o cargo. O arco se passa entre os episódios 137 e 148 do anime de 2011 e marca o fim do que temos produzido até agora sobre a obra animada.

Quem é o autor de Hunter x Hunter?

Yoshihiro Togashi, autor de Hunter x Hunter

Hunter x Hunter foi escrito e ilustrado por Yoshihiro Togashi, que teve destaque anterior pela criação do mangá de sucesso Yu Yu Hakusho. É casado com a, também mangaká e autora de Sailor Moon, Naoko Takeuchi.

Arte oficial de Togashi onde personagens de HxH interagem com os de Yu Yu Hakusho, outra obra de sucesso sua.

Ele possui uma doença grave na região lombar chamada lumbago, onde as articulações da área e os músculos são bastante afetados causando uma dor intensa e insuportável. Por esta razão o mangá de Hunter x Hunter que ainda está em publicação acaba sofrendo com pausas longas, tornando a obra bastante conhecida pela chuva de hiatos nas quais entra.

Atualmente Hunter x Hunter possui 36 volumes e está em publicação pela Weekly Shounen Jump desde março de 1998.

Onde assistir Hunter x Hunter?

Pronto para embarcar nessa aventura com Gon e seus amigos?

As aventuras mais recentes vividas por Gon e sua trupe estão disponíveis na plataforma especializada em animes Crunchyroll e podem ser assistidas sem nenhum problema por lá. Contudo, o anime de 1999 não está em nenhum serviço de streaming, infelizmente, mas, para além da nostalgia que essa primeira versão da obra trás, a versão mais recente cobre de maneira bem mais satisfatória os acontecimentos do mangá e é uma ótima pedida para embalar aquelas horas de seu dia que são dedicadas a uma boa fonte de entretenimento!

Aproveite e confira também: