Capa da Publicação

Hulk: HQ de Maestro revisita cenas clássicas de X-Factor com reviravolta brutal

Por Melissa de Viveiros

Maestro, uma versão vilanesca do Hulk, vem sendo explorado melhor na série Maestro: War and Pax, iniciada em janeiro deste ano e escrita por Peter David. Em diversos de seus títulos anteriores, como X-Factor e O Incrível Hulk, o autor empregou um modelo de cena que se tornou um clássico ao mostrar super-heróis se abrindo em sessões de terapia. Agora, um momento semelhante ocorreu no quarto volume da minissérie de Maestro, embora ele contenha uma reviravolta um tanto violenta (via CBR).

Retratar personagens em sessões de terapia é um recurso que permite a um escritor se aprofundar nos sentimentos e estado mental de modo que em outras situações não seria possível. Sabendo utilizar este elemento muito bem, o escritor Peter David já o empregou em outros títulos da Marvel. Em todas as vezes que se utilizou disso em X-Factor, ele colocou a equipe cara a cara com o psiquiatra de super-heróis Doc Samson, enquanto em O Incrível Hulk, foi o próprio Bruce Banner quem se sentou para conversar abertamente com suas personalidades alternativas, o Hulk Verde e o Hulk Cinza.

A sessão de terapia com Doc Samson.

Desta vez, Doc Samson retorna ao papel em uma consulta bem diferente do habitual. Além de a cena não se preocupar em examinar personagens profundamente, o médico não aparece realmente na cena, sendo na verdade uma construção mental criada por Banner. A real reviravolta, no entanto, se dá de modo mais violento, quando Maestro entra em cena e imediatamente quebra o pescoço do psiquiatra, dando um fim precoce à sessão de terapia.

Ainda que a cena não seja longa e não traga conversas profundas, ela cumpre seu papel em relação à caracterização do vilão. Até o momento, havia sido indicado que o personagem poderia ser apenas uma versão corrompida de várias personalidades do Hulk mescladas, sendo possível assim que ele pudesse voltar a ser Banner. Isso pareceu se tornar um fato quando, ao ver em sua mente uma imagem de sua mãe morta, ele havia revertido a sua forma humana.

A reação de outros à mudança, no entanto, foi imediata, e Banner recebeu diversos tiros ao voltar a esta forma mais vulnerável. Maestro, é claro, não se mostra nada feliz com isso. Após matar Samson antes que o médico pudesse convencer o humano a desistir e parar de lutar, o vilão convence o eu humano do Hulk a abandonar o controle, permitindo que ele próprio o assuma. Argumentando que todos aqueles a quem amou só o deixaram mais fraco, o personagem acaba conseguindo o que deseja, e sai de sua prisão mais forte que nunca.

Maestro toma o controle.

Estes desenvolvimentos solidificam o controle de Maestro, mas também mostram que ele não está sozinho dentro da mente de Hulk. Isso torna possível que outras personalidades se manifestem no futuro, podendo até mesmo tomar o controle das mãos do antagonista. No momento, porém, o vilão continua a reinar supremo, e parece que não há muito que possa ameaçá-lo.

Maestro: War and Pax #4 foi lançada nos Estados Unidos dia 14 de Abril.

O que achou da cena? Comente aqui!

Veja aqui todas as cores do Hulk e o que elas significam:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_