Hulk vs o Coisa: Qual dos heróis da Marvel vence uma batalha?

Capa da Publicação

Hulk vs o Coisa: Qual dos heróis da Marvel vence uma batalha?

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos, não faltam lutas épicas entre seres superpoderosos. Curiosamente, vez ou outra podemos ver dois heróis saindo no soco apenas por um mal-entendido ou por discordarem de alguma questão específica – a Guerra Civil que o diga. Contudo, dois personagens que vivem se bicando, por mais que não sejam inimigos, são o Hulk e o Coisa. Ambos já se enfrentaram diversas vezes ao longo das HQs e sempre tivemos resultados diferentes.

Contudo, precisamos considerar o status atual de cada um dos personagens e como essas lutas anteriores tiveram impacto em suas vidas – afinal, quem ganhou mais, quais são os poderes individuais e quem teria mais resistência caso rolasse uma trocação de socos interminável. Por isso, aqui tentamos responder uma das perguntas mais comuns entre os fãs da Casa das Ideias: Quem venceria em uma luta entre o Coisa e o Hulk?

HULK ESMAGA!

Os poderes do Hulk

Desde que se transformou no Golias Esmeralda, Bruce Banner adquiriu diversos poderes que derivam do “surto” de adrenalina descarregado em seu corpo toda vez que ele está com raiva. Seu maior poder, é claro, é a capacidade de virar um monstro gigantesco e verde, que fica mais poderoso conforme está irritado – e que possui uma das forças mais descomunais do Universo Marvel. Sua força física é ilimitada e está sempre aumentando.

Além disso, ele também possui um fator de cura extremamente avançado – que supera, por exemplo, os dons mutantes do Wolverine ou as modificações genéticas do Deadpool. Ele pode se curar rapidamente e se recuperar no meio da batalha, sem precisar “sair de campo”. Ele também possui invulnerabilidaderesistência a venenos e toxinas e também pode absorver radiação gama sem ter danos severos.

Em Imortal Hulk, é revelado que o personagem é imortal – e mesmo quando morre, pode renascer sem sequelas. A única forma de matá-lo permanentemente é danificando seu hipotálamo, mas até agora ninguém teve a coragem ou a capacidade de fazer isso. Vale lembrar também que ele pode usar sua força de outras formas – fazendo ataques sônicos ao bater palmas ou concentrando a força para fazer um super salto de quilômetros.

TÁ NA HORA DO PAU!

Os poderes do Coisa

Por outro lado, Benjamin Grimm também teve sua fisiologia alterada por radiação (porém, em vez dos raios gama como o Hulk, foram os raios cósmicos). Como outros membros do Quarteto Fantástico, ele ganhou poderes que são baseados nos quatro elementos – em seu caso, terra. A maior alteração foi sua forma física, já que ele possui uma pele rochosa e impenetrável. Seus tecidos e órgãos internos também foram alterados e ficaram mais densos.

Sua força física também foi aumentada – embora ele não seja tão forte quanto o Hulk, já que o Gigante Esmeralda tem uma “força ilimitada”. Em vez disso, o Coisa já se provou capaz de levantar (com certa dificuldade) cerca de 30 mil toneladas. Ele também pode gerar ataques sônicos ao bater as mãos e dar alguns pulos altos – embora seu peso seja maior e mais concentrado devido ao material que compõe seu corpo.

Coisa tem uma resistência muito avançada, de modo que sua pele é tida como impenetrável. Ele também não se cansa com facilidade e seus sentidos podem se adaptar a qualquer tipo de dificuldade. Em HQs mais recentes, é dito também que ele não envelhece – e por ser invulnerável a ataques de fora, ele é quase imortal, embora essa teoria ainda não tenha sido colocada em prática. A única forma dele perder isso seria revertê-lo à forma humana.

Quando dois titãs se encontram!

Quem venceria: Hulk ou Coisa?

Esse é um debate que vem de muitos e muitos anos e nunca tivemos uma resposta definitiva. O próprio Stan Lee já disse que só ganharia quem os roteiristas quisessem que ganhasse. Mas pensando racionalmente (e considerando as várias mudanças feitas nos dois personagens nos últimos anos), dá para ter uma ideia de quem levaria vantagem em uma luta “sem influências externas”.

Hulk é, definitivamente, mais poderoso e mais forte que o Coisa. Quanto mais Ben Grimm o atacar, mais forte e mais revoltado ele fica. Além disso, fica nítido que o personagem não pode morrer e possui um fator de cura muito desenvolvido, o que faria com que ele se recuperasse de qualquer trauma com facilidade. Mesmo se fosse morto, ele pode retornar à vida – algo que já foi comprovado.

Coisa, por outro lado, tem uma vantagem: ele sempre está com sua consciência intacta e não fica “burro” quando é transformado, coisa que acontece com o Hulk em várias de suas versões. Ele poderia calcular uma estratégia para atacar o adversário – e talvez, até mesmo fazer danos no hipotálamo do rival. Porém, sua postura “honrada” jamais permitiria que ele matasse o adversário.

Assim sendo, o Hulk certamente leva uma vantagem em relação ao Coisa. Nos quadrinhos, o Coisa sempre dá um jeito de se esquivar ou de enfrentar o inimigo de igual para igual, mas caso tivéssemos uma luta livre de influências externas e “sem hora para acabar”, é bem provável que o Hulk vencesse o Coisa na base do cansaço, atacando cada vez mais rápido e deixando seu oponente sem alternativas.

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux