Homem de Ferro: Diretor diz que Transformers salvou cena icônica do filme de 2008

Capa da Publicação

Homem de Ferro: Diretor diz que Transformers salvou cena icônica do filme de 2008

Por Leo Gravena

O Universo Cinematográfico da Marvel é um dos maiores sucessos na história do cinema e tudo começou com Homem de Ferro de 2008. Agora, com o livro The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe os fãs estão descobrindo mais sobre a origem da Marvel Studios e como muitas coisas foram feitas e criadas nos bastidores.

Uma das revelações mais interessantes (via CBR) é que Transformers foi um dos responsáveis por fazer com que Jon Favreau conseguisse manter uma das cenas mais icônicas do roteiro no filme: a de Tony Stark tendo sua armadura de Homem de Ferro sendo montada ao seu redor. Originalmente a cena seria cortada pois os executivos do estúdio acreditavam que seria muito caro fazer os efeitos.

Por causa de Transformers, o diretor Jon Favreau conseguiu convencer os executivos da Marvel a manter a cena em que Tony Stark veste seu traje vermelho e dourado pela primeira vez, já que anteriormente eles haviam pedido para ele remover essa cena devido preocupações com o orçamento. Contudo, usando o argumento de que as transformações de Transformers era algo que atraia o público, ele conseguiu mudar a mente deles.

“Eu estava tipo, ‘pessoal, olha, Transformers está fazendo muito dinheiro e é tudo sobre coisas se transformando. E nós vamos cortar isso. Temos um corte do Superman, como se ele entrasse na cabine, puxasse a camisa e a próxima coisa que você vê é eles voando'”.

E com a ajuda de Transformers, Favreau conseguiu manter a sequência, que foi regravada e adicionada no filme depois da filmagem principal ter sido finalizada.

Robert Downey Jr. em cena de Homem de Ferro (2008);

O livro também detalha que Favreau pegou alguns aspectos visuais dos filmes dos Transformers de Michael Bay, com o longa dos autobots sendo responsável por ele ter notado que era possível usar efeitos visuais bastante realistas para criar as armaduras. No livro, o diretor e ator explicou:

“Assistir Transformers foi algo que ajudou muito porque eu vi o quão bons o ILM [Industrial Light & Magic, o estúdio de efeitos visuais responsável por várias das produção da Marvel Studios] estava em fazer superfícies… Eu finalmente havia sido convencido que você poderia alcançar o fotorrealismo de certos materiais”.

Aproveite e confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."