Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Quem é o vilão ainda não revelado do Sexteto Sinistro?

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Quem é o vilão ainda não revelado do Sexteto Sinistro?

Por Gus Fiaux

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa chega aos cinemas neste final de ano e promete trazer várias surpresas para os fãs do Amigão da Vizinhança – especialmente em relação às franquias anteriores do herói. O último trailer, que foi divulgado há poucos dias, nos mostra cinco vilões reunidos para lutar contra o herói: Doutor Octopus, Duende Verde, Lagarto, Electro Homem-Areia.

Contudo, há ainda a especulação de que o filme está formando sua própria versão do Sexteto Sinistro – e se esse for o caso, ainda falta um personagem para fechar essa equipe de vilões. Ao longo das últimas semanas, os fãs estão teorizando sobre quem pode ser o vilão misterioso – e aqui, reunimos algumas teorias acerca de quem pode enfrentar o teioso em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa!

Venom é interpretado por Tom Hardy e o personagem tem dois filmes solo da Sony.

Venom

Desde que a franquia solo do Protetor Letal teve início nos cinemas, muitos fãs querem ver o encontro do Venom com o Homem-Aranha – ainda mais levando em conta que, nas HQs, o simbionte passa primeiro para as mãos de Peter Parker antes de se unir a Eddie Brock. Infelizmente, isso não tinha chances de acontecer nos dois primeiros filmes do anti-herói, uma vez que Venom Venom: Tempo de Carnificina não se passam no mesmo universo que as aventuras do Escalador de Paredes.

Contudo, quem assistiu o segundo filme do personagem sabe que as chances de vermos esse confronto em breve são grandes. Na cena pós-créditos, vemos que Venom é, de alguma forma, “transportado” para o universo do Aranha, onde ele inclusive vê uma reportagem sobre o Amigão da Vizinhança sendo acusado de assassinato. É bem provável que isso aconteça já no começo do filme, quando o herói recorre ao Doutor Estranho para esconder novamente sua identidade secreta e acaba “quebrando” o Multiverso no processo.

Tudo isso tem chances de ser explorado ao longo de Sem Volta para Casa, mas se for para apostar, eu duvido que o Venom seja o sexto vilão “secreto” do filme. Primeiro porque ele é muito mais heroico que sua contraparte das HQs e provavelmente não se juntaria a outros vilões – e segundo porque a Sony não perderia a oportunidade de fazer um terceiro filme solo do Venom focado inteiramente em seu conflito com o Homem-Aranha.

Rhino foi vivido por Paul Giamatti em O Espetacular Homem-Aranha 2.

Rino

Por outro lado, o trailer do filme já deixou claro que veremos outros personagens de franquias anteriores do Aranha – que já enfrentaram os heróis de seus universos. Temos até agora três vilões do universo de Tobey Maguire e dois do universo de Andrew Garfield, e caso a Marvel Studios e a Sony queiram equilibrar bem essa batalha, a escolha mais óbvia é o Rino.

O personagem apareceu originalmente em O Espetacular Homem-Aranha 2, mas sua participação é bem limitada e serve mais como uma piada e um teaser do que estava por vir (mas não veio). No começo do filme, ele ataca o Homem-Aranha e é perseguido pelo herói, enquanto dirige um caminhão. Porém, seu traje mecânico inspirado em um rinoceronte só aparece no final, depois que Peter Parker tira um tempo para sofrer o luto pela morte de Gwen Stacy.

O filme acabou antes mesmo de sabermos o resultado da batalha, e faria sentido trazer o Rino de volta apenas para dar mais peso à saga de Garfield (supondo que ele também esteja realmente no filme). Além disso, o MCU é bem conhecido pela inserção de personagens cômicos em todos os seus projetos, e a equipe dos vilões está bem “séria”. Dessa forma, o Rino poderia ser o piadista do grupo – e provavelmente o que daria menos trabalho para Peter.

O Abutre foi o primeiro vilão do herói no MCU, interpretado por Michael Keaton em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Abutre

Porém, por mais que queiramos ver o Amigão da Vizinhança enfrentando vários inimigos de outras franquias, ainda precisamos lembrar que esse é um filme do Homem-Aranha de Tom Holland – e seu desenvolvimento precisa estar em foco. Ele também já teve alguns vilões no cinema e há chances de vermos algum de seus inimigos sendo apresentados aqui. Talvez, o melhor exemplo disso seja o Abutre.

O personagem foi seu primeiro grande inimigo, apresentado em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele tem uma história bem complexa que envolve o fato de ter se tornado obsoleto em um mundo habitado por super-heróis, e isso fez com que ele começasse a roubar itens importantes das batalhas épicas entre seres superpoderosos. O vilão termina o filme de um jeito mais honrado: ele acaba sendo nocauteado e é preso, mas se recusa a entregar o segredo da identidade do Homem-Aranha.

Como encerramento de uma trilogia, seria bem interessante ver o vilão retornando para sua revanche contra o herói que o capturou. Seria interessante também ver o retorno de Liz Allen, a filha do personagem e a primeira namorada de Peter no MCU – isso garantiria um foco emocional ainda maior para a história, como foi em De Volta ao Lar. O vilão também tem um foco tecnológico que combina bastante com outros vilões do Sexteto, como o Duende Verde e o Doutor Octopus.

Jake Gyllenhaal deu vida ao vilão em Homem-Aranha: Longe de Casa.

Mysterio

Entre todas as possibilidades, a que mais agrada os fãs (eu incluso) é o retorno do Mysterio, vilão principal de Homem-Aranha: Longe de CasaNo filme, vemos como ele é capaz de enganar e trapacear Peter Parker, não apenas expondo sua identidade secreta para o mundo mas também o pintando como um assassino – algo que será resgatado e deve ter mais consequências em Sem Volta para Casa.

Um mestre das ilusões por natureza, nada impede que Mysterio tenha forjado sua própria morte apenas para incriminar o Homem-Aranha e, depois, realizar sua vingança. Ele pode retornar de uma forma ainda mais misteriosa (perdão pelo trocadilho), primeiro se passando por algum aliado de Peter para, só então, revelar sua verdadeira face. Esse seria um retorno bem interessante, ainda mais levando em conta como os fãs abraçaram o vilão no longa anterior.

Outra possibilidade interessante é que seja outro Mysterio de outra linha temporal – sim, uma Variante. Em Loki, fomos apresentados a esse conceito e muito provavelmente veremos mais dele ao longo dos anos (tanto que em Sem Volta para Casa, podemos conhecer duas variantes famosas do próprio Aranha). Quem sabe, esse outro Mysterio viria para vingar sua morte – e até a morte da sua contraparte “original” – e isso resultaria em uma grande batalha contra Peter Parker.

Outras teorias incluem Morbius e Kraven, que terão seus próprios filmes solo da Sony.

Outras possibilidades

Por fim, muitos fãs ainda esperam que o vilão secreto seja um personagem novo que não foi apresentado no cinema – e se pensarmos na franquia da Sony, teremos várias figuras estrelando seus próprios filmes solos, como por exemplo Morbius, o Vampiro Vivo Kraven, o Caçador. Isso faria bastante sentido com os planos do estúdio, já que eles realmente querem construir um “universo compartilhado” à parte focado nesses inimigos do Aranha.

Contudo, particularmente, acho difícil que isso aconteça, por um motivo simples: Mesmo com duas horas e quarenta minutos de duração, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa ainda é um filme que terá o difícil trabalho de introduzir uma dezena de personagens – além dos já iniciados da franquia, ainda teremos o Doutor Estranho, os membros do Sexteto Sinistro e os dois outros Homem-Aranhas (caso eles realmente estejam na trama). Por isso, é bem pouco provável que um personagem totalmente novo seja introduzido e tenha sua origem apresentada.

Por outro lado, alguns fãs teorizam que outros vilões “menores” das franquias anteriores ainda podem aparecer – como o Duende Verde II de Homem-Aranha 3 (vivido por James Franco), o Duende Verde de O Espetacular Homem-Aranha (vivido por Dane DeHaan) ou até mesmo o Escorpião que “apareceu” em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (vivido por Michael Mando, embora não apareça em seu alter ego vilanesco). Resta esperar para ver se isso pode acontecer, mas também duvido que teremos mais de um Duende Verde no filme ou mais do Escorpião, já que para isso, precisariam contar sua história de “origem” também.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa estreia no dia 16 de dezembro.

Abaixo, veja também: