Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Roteirista diz como o atraso de Doutor Estranho 2 afetou o filme

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Roteirista diz como o atraso de Doutor Estranho 2 afetou o filme

Por Gus Fiaux

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já está em cartaz nos cinemas dando aos fãs uma ótima aventura para o Amigão da Vizinhança, ao mesmo tempo em que expande o Universo Cinematográfico da Marvel de um jeito bem rico e original com a inclusão do Multiverso e o retorno de personagens de franquias antigas do herói. Porém, o filme também conta com a participação de outro herói muito querido: o Doutor Estranho.

O longa sempre esteve previsto para ser lançado em dezembro de 2021, e mesmo com rumores de adiamentos, isso acabou sendo mantido pela Marvel e pela Sony. Contudo, por conta da pandemia e de outras questões de produção, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura – que originalmente estrearia antes de Sem Volta para Casa – teve que ser adiado.

Para dar conta dessa mudança no calendário e os possíveis problemas que o filme poderia ter em sua continuidade e cronologia, algumas mudanças foram feitas no roteiro, para que seus eventos se passassem antes do segundo longa solo do Mestre das Artes Místicas. Em uma entrevista à Variety, o roteirista Chris McKenna explicou como o papel do próprio Doutor Estranho foi levemente modificado no roteiro:

“Nós estávamos trabalhando nas coisas que estavam acontecendo em Doutor Estranho 2 e tentando incorporá-las ao nosso roteiro. Quando começamos a escrever, [Strange] sabe em primeira mão os perigos de mexer com essas coisas [o Multiverso]. Então, mudamos para que ele fosse uma pessoa que não soubesse muito sobre o Multiverso. Mas isso torna tudo mais assustador, mexer com essas coisas, porque é o medo do desconhecido. De qualquer forma, ele é a voz da razão dizendo: ‘Você não pode bagunçar o destino de um indivíduo’ – e Peter Parker é inocente o bastante para dizer ‘Por que não? Por que não podemos salvar essas pessoas?'”

É claro que isso também provocou mudanças na produção de Multiverso da Loucura – e isso até pode explicar um pouco as várias refilmagens pelas quais o filme teve que passar. Algumas delas podem lidar com essa mudança na cronologia do MCU e como, agora, o longa deve se passar depois de toda a mini-crise no Multiverso apresentada em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

A participação do Doutor Estranho foi modificada por conta dessa mudança no calendário da Marvel Studios.

Felizmente, Sem Volta para Casa já termina com um teaser completo do segundo filme de Stephen Strange, que serve como a segunda cena pós-créditos. Pelo que podemos ver, o herói místico estará metido no verdadeiro colapso do Multiverso, e precisará contar com a ajuda da Feiticeira Escarlate em sua nova missão. O filme será dirigido por Sam Raimi e deve chegar aos cinemas em maio de 2022.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, confira também: