Capa da Publicação

Homem-Aranha: Sam Raimi explica por que fez uma trilogia de filmes do herói

Por Gus Fiaux

Se hoje estamos vendo os filmes de super-heróis no topo da cadeia alimentar do cinema em Hollywood, devemos nos lembrar que uma das primeiras franquias que possibilitou essa ascensão foi a trilogia do Homem-Aranha, dirigida por Sam Raimi. Os três filmes (lançados em 2002, 2004 e 2007) trouxeram o herói dos quadrinhos para as telas de cinema com muita ação e aventura.

Agora, Raimi foi ao Reddit fazer uma sessão de perguntas e respostas com seus fãs a respeito de seus projetos futuros (como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura). Em determinado momento, o cineasta foi perguntado sobre os motivos que o levaram a dirigir a trilogia do Homem-Aranha nos cinemas. Raimi respondeu emocionadamente e cheio de nostalgia, explicando como Peter Parker sempre foi uma inspiração em sua vida:

“Eu dirigi o primeiro ‘Homem-Aranha’ porque eu era um fã enorme da brilhante criação de Stan Lee. Peter Parker e o Homem-Aranha foram uma parte importante dos anos da minha adolescência. Eu achava muito emocionante como ele se sacrificava pelos outros. Como ele trabalhava duro para proteger pessoas inocentes. E tudo isso enquanto ainda tinha que cuidar da sua Tia May e com dever de casa para fazer. O seu auto-sacrifício era muito importante para mim. Ele era uma pessoa verdadeiramente boa. Nós podemos nos identificar com personagens em uma história compreensível. Histórias de heróis, como Peter Parker, nos lembram do que somos capazes de fazer. Talvez você seja uma dessas pessoas que goste de ser lembrada do quão bom você é capaz de ser. Agora, saia da minha frente e faça algo sobre isso.”

A saga de filmes de Sam Raimi trouxe Tobey Maguire no papel principal de Peter Parker/Homem-Aranha. Suas aventuras envolviam bastante a cidade de Nova York e personagens clássicos da mitologia do herói, como J. Jonah JamesonMary Jane WatsonHarry Osborn May Parker. Em seus filmes, o Amigão da Vizinhança lutou contra inimigos como Duende VerdeDoutor Octopus Venom.

Tobey Maguire viveu o Homem-Aranha na trilogia de filmes de Sam Raimi.

Curiosamente, após anos afastado da cadeira de diretor, Sam Raimi retornará justamente para comandar um novo filme de outro herói da Marvel. Ele vai dirigir Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o segundo longa-metragem do Mestre das Artes Místicas. Nesse filme, veremos o Doutor Estranho encontrando aliados inusitados em uma aventura bizarra, como a Feiticeira Escarlate America Chavez.

Há rumores de que Tobey Maguire, o Homem-Aranha da trilogia original de Sam Raimi, retornará ao papel para o terceiro filme do herói no Universo Cinematográfico da Marvel, onde contracenará junto com Andrew Garfield e Tom Holland. O longa se chamará Spider-Man: No Way Home e está previsto para chegar aos cinemas em 17 de dezembro de 2021.

Abaixo, relembre todos os filmes do Homem-Aranha, do pior ao melhor:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux