Homem-Aranha: Kirsten Dunst fala sobre desigualdade salarial na primeira trilogia do herói

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Kirsten Dunst fala sobre desigualdade salarial na primeira trilogia do herói

Por Gus Fiaux

No começo dos anos 2000, muito antes que o Universo Cinematográfico da Marvel fosse formulado, uma franquia vinha para mudar de uma vez por todas o conceito dos filmes de super-heróis. A trilogia do Homem-Aranha por Sam Raimi é um dos marcos na história do cinema, mas também conserva alguns detalhes, características e, óbvio, algumas problemáticas de sua época – como a atriz Kirsten Dunst acaba de revelar.

Em nova entrevista ao The Independent, Dunst comentou um pouco a respeito da produção dos filmes. Segundo ela, havia uma gigantesca diferença salarial entre ela e seu colega de elenco, Tobey Maguire – e por mais que ela saiba que ele é o grande protagonista da franquia, a atriz também lembra sobre como a Sony a utilizou para divulgar e impulsionar o sucesso dos filmes:

“A desigualdade salarial entre eu e o Homem-Aranha era extrema. Eu nem pensava nisso na época. Era só tipo: ‘ah sim, o Tobey está interpretando o Homem-Aranha’. Mas sabe quem também estava no pôster do segundo filme? O Homem-Aranha e eu.”

Quando gravou sua participação para o primeiro filme, Dunst tinha apenas 19 anos. Ela já tinha atuado em diversos projetos, como Entrevista Com o Vampiro e Adoráveis Mulheres (ambos de 1994), além de Jumanji (de 1995). Foi com Homem-Aranha e suas sequências de Kirsten começou a ser levada a sério no meio de blockbusters e outras grandes produções. Desde então, ela trabalhou com cineastas de renome, como Lars Von Trier Walter Salles.

Sony queria “corrigir” os dentes de Kirsten Dunst.

Na entrevista, ela não deu detalhes específicos sobre qual era a disparidade salarial entre ela e Tobey Maguire – mas a atriz relembrou algumas demandas da Sony que a deixaram com um pé atrás. Por exemplo, chegaram a sugerir uma cirurgia odontológica para “corrigir e alinhar” seus dentes. Ela relembra do caso: “Eu disse: ‘hmmmm não. Eu gosto dos meus dentes”.

Então, ela conta que um produtor a levou para um consultório de dentista e, ainda assim, ela recusou a demanda. Por conta disso, ela não perdeu o papel, mas descobriu posteriormente que seus dentes haviam sido editados no pôster do segundo filme, para que ficassem mais retos. A atriz já deixou claro que não vai voltar para Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, mas com tantos rumores surgindo, nos resta esperar para ver.

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux