Capa da Publicação

Homem-Aranha 3: O que é fato e o que é rumor sobre novo filme do Teioso

Por Gus Fiaux

Conforme o Universo Cinematográfico da Marvel se expande cada vez mais, o próximo filme do Homem-Aranha promete ser um grande evento que vai trazer ainda mais desenvolvimento para Peter Parker, especialmente após os eventos nebulosos que aconteceram em seu último filme solo. Dessa vez, veremos um Amigão da Vizinhança bem aflito, que precisa lutar para provar sua inocência, já que sua identidade secreta foi exposta ao mundo, junto com a afirmação de que ele seria um assassino.

Spider-Man: No Way Home (ainda sem título oficial em português) é o filme que muitos de nós esperamos – e se levarmos em conta todas as notícias e rumores que circulam a produção, é possível que tenhamos o melhor longa do Aranha nos cinemas. Porém, chegou a hora de desmistificar alguns anúncios sobre a trama e seus personagens. Aqui, você vai descobrir o que é rumor e o que já foi confirmado para o novo filme do Homem-Aranha!

O que já sabemos

Ainda não sabemos quanto tempo terá se passado entre um filme e outro, mas No Way Home será uma sequência direta dos eventos de Homem-Aranha: Longe de Casa, o último filme do Amigão da Vizinhança que chegou aos cinemas em 2019. No filme, Peter Parker parte em uma excursão pela Europa e acaba se unindo ao Mysterio para deter criaturas multidimensionais conhecidas como Elementais.

Contudo, Peter logo descobre que esses Elementais são, na verdade, hologramas destrutivos utilizados pelo próprio Mysterio para gerar mais atenção para si. O vilão se ressente do Homem de Ferro (que já morreu), mas tenta usar de vários meios para manchar a reputação do herói, enquanto parte para um confronto direto com o Teioso. Ao fim do filme, Peter consegue até derrotá-lo, mas o antagonista deixa um último truque na manga…

Sem que Peter soubesse, Mysterio grava um de seus últimos confrontos com ele. O vídeo é editado e mandado para o tabloide Clarim Diário, de J. Jonah Jameson. E além de confirmar a identidade secreta do Aranha, o vídeo faz parecer que ele matou Mysterio a sangue frio. Agora, esse segredo está exposto ao mundo e cabe ao herói tentar se livrar de sua sina e da perseguição da mídia e de grandes vilões.

O terceiro filme da franquia do herói no Universo Cinematográfico da Marvel deve continuar exatamente de onde isso acabou, dando origem a uma nova era na história do Amigão da Vizinhança. Sabemos que ele vai precisar tentar livrar seu nome, ao mesmo tempo em que encontrará novos inimigos aqui e acolá. E enquanto o mundo desmorona ao seu redor, ele receberá a ajuda de seus amigos e de um grande herói da Casa das Ideias.

O que já foi confirmado

Aqui está um apanhado de todas as notícias que já foram confirmadas pela Marvel ou por fontes por trás do longa. E é importante lembrar que todas essas notícias foram divulgadas publicamente nos perfis oficiais do filme ou através de entrevistas e anúncios.

Os vilões

Por enquanto, sabemos já da participação de dois grandes vilões em Spider-Man: No Way Home, e ambos foram trazidos de duas franquias anteriores do Amigão da Vizinhança, antes de sua inclusão no Universo Cinematográfico da Marvel. O primeiro deles é o Electro de Jamie Foxx, cuja primeira aparição se deu no longa O Espetacular Homem-Aranha 2de 2014.

Electro começa como Max Dillon, um fã de Peter. Lentamente isso se transforma em obsessão. Em um acidente na Oscorp, ele acaba caindo em um tanque cheio de enguias elétricas e é transformado em Electro, um ser composto de energia que se alia ao Duende Verde e acaba trazendo vários problemas para a cidade de Nova York e para o herói. Ainda não sabemos se Foxx interpretará a mesmíssima versão do personagem aqui.

O segundo inimigo confirmado é o Doutor Octopus de Alfred Molina, o principal vilão de Homem-Aranha 2, lançado em 2004. De acordo com o próprio ator, ele está interpretando a mesma versão do filme de Sam Raimi, já que o diretor de No Way HomeJon Watts, disse a ele que “ninguém morre de verdade no Universo Marvel“. Isso é uma das pistas que leva à “comprovação” do Multiverso sendo explorado no longa.

O aliado

Assim que o filme foi anunciado, a Marvel Studios também confirmou a presença de um grande herói, atuando como mentor de Peter Parker assim como o Homem de Ferro Nick Fury (que, na verdade, era o Skrull Talos) nos filmes anteriores. Trata-se do Doutor Estranho, que será mais uma vez vivido por Benedict Cumberbatch, um pouco antes do segundo filme solo do Mestre das Artes Místicas.

Ainda não sabemos quanto tempo de tela o herói terá no filme e nem qual será seu papel, mas as suspeitas apontam que ele vai ajudar Peter a entender um pouco mais sobre o conceito do Multiverso e talvez auxiliar nas aventuras do personagem enquanto ele tenta livrar seu nome de todas as fake news e polêmicas que circulam por aí. E não só isso, mas No Way Home será também o “segundo capítulo da trilogia do Multiverso”, seguindo WandaVision.

O resultado deve desembocar literalmente em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o filme onde o Mago Supremo precisará lidar com outros heróis para enfrentar uma ameaça crescente. A história está sendo criada delicadamente e ainda deve incorporar elementos de outras produções do MCU, como Loki, que também explorará um pouco do conceito do Multiverso.

Outros retornos esperados

O filme ainda vai trazer de volta alguns atores e personagens que já se destacaram nessa franquia do Homem-Aranha em particular. Zendaya Jacob Batalon voltam aos papéis de Michelle Jones Ned Leeds, respectivamente. Os dois são amigos de escola de Peter Parker e aliados do Homem-Aranha. Além disso, MJ já se tornou a namorada oficial do herói, após os eventos de Longe de Casa.

Tony Revolori volta ao papel de Flash Thompson, enquanto Marisa Tomei reprisa a interpretação de Tia May – dando continuidade ao que já foi estabelecido nos filmes anteriores. Outros atores confirmados são J.B. Smoove (Julius, um professor de Parker), Hannibal Buress (Wilson, o professor de educação física do herói) e Angourie Rice (Betty Brant, uma colega de classe de Peter e ex-namorada de Ned Leeds).

O que ainda é rumor

Aqui, reunimos as notícias que ainda não foram oficialmente confirmadas para o filme. Esses anúncios vieram dos sites que alegam ter contato com fontes internas da produção, mas o conteúdo das notícias ainda não foi tornado público pela Marvel Studios, pela Disney ou pela Sony.

Aranhaverso em live-action

O maior rumor a respeito desse novo filme trata do retorno de Tobey Maguire Andrew Garfield, que viveram versões diferentes do Homem-Aranha nas franquias anteriores à inclusão do personagem no MCU. A ideia é que eles estarão presentes no filme para auxiliar o Peter Parker de Tom Holland a enfrentar uma extensa galeria de vilões que querem destruí-lo.

E supostamente, não apenas esses atores voltariam como também personagens de suas respectivas franquias, como a Mary Jane Watson de Kirsten Dunst ou a Gwen Stacy de Emma Stone. Por ora, a Sony e a Marvel Studios estão tentando esconder a sete chaves esse “segredo”, embora algumas pistas apontem para a veracidade de todas essas informações.

Vale lembrar também que rumores indicam que outros vilões dessas franquias seriam incorporados ao MCU, como o Duende Verde de Willem Dafoe, que foi o antagonista de Homem-Aranha, de 2002. Embora essa ideia continue ativa, já é mais difícil encontrar pistas que liguem a união dessas várias franquias, por questões envolvendo contratos e outros detalhes burocráticos.

Aliados inusitados

Com a identidade de Peter Parker exposta para que qualquer vilão possa atacá-lo por vingança, o Herói Aracnídeo vai precisar de alguém que o defenda e tente provar que ele não é quem todos pensam. Por isso, outro rumor aponta para a participação de Charlie Cox no papel de Matt Murdock, tentando auxiliar Peter a livrar seu nome nos tribunais e processos.

Charlie foi o protagonista da série solo do Demolidor, uma co-produção da Marvel Television e da Netflix. Até o presente momento, todas essas séries do streaming não foram reconhecidas como parte integrante do Universo Cinematográfico da Marvel, e caso o Demolidor fosse incorporado aqui, seria a primeira vez que teríamos uma ligação clara entre essas mídias diferentes.

Porém, caso isso aconteça mesmo, não há informações concretas de que Murdock aparecerá como Demolidor. Os boatos inclusive indicam que, apesar de ser o ator de volta ao seu papel, trata-se de uma versão bem diferente do personagem – e muito provavelmente, isso se dá porque as séries da Marvel/Netflix tinham um conteúdo muito adulto que não se “encaixa” na proposta family-friendly do MCU.

Conexão com o Universo da Sony

Especula-se muito que o filme também fará a primeira ligação entre essa franquia do Homem-Aranha do MCU e o universo de filmes da Sony, adaptando histórias de vários vilões do Amigão da Vizinhança. Esse “universo” começou em 2018 com o lançamento de Venom, e vai retornar ativamente com Venom: Tempo de Carnificina e o filme de Morbius (que aparentemente terá uma participação do Abutre, de acordo com o trailer).

Além disso, outras produções já foram confirmadas, como um filme solo para Kraven, o Caçador e uma série da Amazon focada na heroína Teia de Seda. Há inclusive especulações de que, após No Way Home, a Sony utilizará o Aranha de Andrew Garfield como principal “herói” dentro dessa franquia à parte do MCU, enquanto o Aranha de Tom Holland continuará ganhando filmes solo inseridos no contexto desse universo.

Spider-Man: No Way Home está previsto para chegar aos cinemas em dezembro de 2021!

Abaixo, confira todos os trajes do Homem-Aranha nos cinemas, do pior ao melhor:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux