Naruto: Por que o Hidan é imortal?

Capa da Publicação

Naruto: Por que o Hidan é imortal?

Por Flávia Pedro

Como um dos membros da geração mais recente da Akatsuki, Hidan conseguiu seu lugar na organização criminosa por possuir uma habilidade bem peculiar: a de ser imortal. Existiam dúvidas sobre sua imortalidade, mas após vê-lo decapitado e ainda assim falando sem parar, é bem provável que isso seja real.

Hidan é um Jashinista, ou seja: ele tem seus poderes atribuídos ao deus Jashin, para quem realizava frequentes rituais. Mas qual a relação entre esses rituais e a imortalidade do renegado? Vamos te explicar!

Um pouco sobre o personagem

Hidan com sua aparência normal antes do ritual

Hidan é o vilão preferido do próprio autor da obra, Masashi Kishimoto, que revelou sua preferência pelo personagem em entrevista justamente por sua imortalidade. Ela foi um dos personagens mais desrespeitosos da série, aparecendo frequentemente xingando e reclamando tanto com seus aliados quanto com seus adversários, além de seu sarcasmo inconfundível. Hidan era o único membro da Akatsuki que não respeitava nem o líder da organização, Pain, deixando claro entre os companheiros que tinha uma vontade de matá-lo.

Ele não possuía restrições morais, principalmente sobre as pessoas que matava e considerava seu dom para os assassinatos uma vocação religiosa. Seu ritual envolvia ferir a si mesmo para que os danos refletissem em seu adversário e Hidan demonstrava grande prazer em matá-los da forma mais dolorosa possível, o que de certa forma o tornava praticamente um sádico.

Seu comportamento ao longo do anime beirava a insanidade, em momentos de combate gritava em meio aos ataques ou ria loucamente quando estava prestes a matar um oponente (como vimos na morte de Asuma Sarutobi), mas também aparenta ser bem rancoroso com adversários que não conseguiu matar na primeira chance.

Como ele conseguiu a imortalidade?

Hidan após iniciar o ritual ao Jashin

Uma light novel do universo de Naruto chamada Konoha Shinden nos explicou um pouco sobre todo o mistério em torno de Hidan, sua religião, rituais e imortalidade. Nele vemos o culto religioso que o transformou em imortal, nos revelando que antes de torná-lo definitivamente alguém incapaz de morrer, o fizeram passar por diversos experimentos que envolveram a morte de inúmeras outras pessoas.

Ou seja: por mais que Hidan idolatre Jashin como seu Deus, o ritual que o tornou imortal não tem relação com o místico ou religioso. Na verdade, ela não passa de uma habilidade adquirida a partir da morte de diversos inocentes, selos amaldiçoados e conhecimentos de força vital.

Isso responde a questão de como Hidan permaneceu vivo mesmo após ter sua cabeça arrancada, ele muito provavelmente possui um selo em sua cabeça que liga seu espírito e consciência, muito parecido com o que Sasori possui em seu coração.

Hidan e Kakuzu, a “Dupla Zumbi”

Por esses motivos sua imortalidade influenciou diretamente na escolha de sua dupla, o Kakuzu. Ambos são bem temperamentais, se assim posso dizer, frequentemente brigando entre si e como Kakuzu já matou um companheiro, a melhor opção de dupla era alguém que de preferência não morresse. Eles foram chamados de “dupla zumbi” por Tobi e Kisame, justamente por suas resistências quando o assunto é ser morto.

Como funciona o ritual e a imortalidade?

Símbolo feito no chão para iniciar o ritual

Também na light novel Konoha Shinden vemos o funcionamento do ritual para a manutenção da imortalidade de Hidan. Em outras palavras, ao amaldiçoar a vítima e criar um ritual (que já conhecemos, envolvendo o símbolo com sangue no chão e a ingestão do sangue do adversário), ele absorve a energia vital desta pessoa.

Na verdade a imortalidade de Hidan não passa de uma técnica que o permite roubar os anos de vida das pessoas que mata em seu ritual. Exemplo: ele matou Asuma Sarutobi e se Asuma teria mais 40 anos de vida, Hidan os tomou para si assim que o matou.

Isso faz com que Hidan precise continuar realizando seus rituais, afinal se permanecer muito tempo sem  absorver energia vital de alguém ele pode sim morrer. Mas, como sabemos, ele é a favor de uma chacina sempre que possível e como matou diversos ninjas além de Sarutobi, ele tem bastante energia vital estocada.

Últimos momentos de Hidan antes de ser enterrado

Porém, é revelado também que essa imortalidade não se mantém sem nutrição. Ou seja, ele precisa comer e se hidratar para que ela seja mantida, o que pode sim indicar sua morte após ser enterrado por Shikamaru, afinal, a menos que tenha sido desenterrado por alguém (o que é pouco provável), ele não conseguiu se nutrir de forma adequada para permanecer vivo.

E mesmo que continue vivo como consequência de toda a força vital que já roubou, ele está sendo constantemente sendo sufocado pela terra de sua cova.

Você sabia os segredos por trás da imortalidade de Hidan? Deixe nos comentários sua opinião sobre o personagem!

Confira também: