Hellfire Gala: Tudo sobre o próximo grande evento dos X-Men

Capa da Publicação

Hellfire Gala: Tudo sobre o próximo grande evento dos X-Men

Por Gus Fiaux

Nos últimos meses, os fãs dos X-Men não falam de outra coisa que não seja o Hellfire Gala. A Marvel tem nos alimentado com pequenas prévias e teasers, mostrando um pouco do que vai acontecer nesse evento grandioso e quais serão as repercussões disso nos títulos e HQs dos mutantes, mas pode ser difícil – ao menos para quem não está no fandom mutante – entender toda a comoção por trás disso.

Afinal, será um baile nos quadrinhos? É uma saga, um arco de histórias ou o quê? Quem estará presente? Quais serão as repercussões disso para a fase atual dos mutantes nos quadrinhos? Bem, são muitas perguntas e as respostas são ainda mais diversas. Pensando nisso, preparamos aqui um pequeno guia para que você possa saber o que será o Hellfire Gala e como isso vai afetar as revistas dos X-Men no futuro próximo!

O que vai ser o Hellfire Gala?

Previsto há mais de um ano, o Baile de Gala do Clube do Inferno é um evento que deve reunir todos os X-Men e os moradores de Krakoa em uma noite de festa, celebração, suspense e tragédia. O evento vem sendo preparado há meses por Emma Frost com a ajuda de seus aliados. Em várias revistas, pudemos vê-la conseguindo um lugar para sediar o baile e até mesmo algumas intrigas políticas que favoreceram essa realização.

O baile acontecerá em uma “ilha particular” e será uma grande festividade para todos os mutantes, ao mesmo tempo em que servirá para fazer vários anúncios e trazer surpresas para os fãs das revistas dos X-Men. Sabemos que toda a situação em Krakoa, apesar de próspera, anda instável – e é bem provável que tenhamos uma série de reviravoltas ousadas durante a festa, o que certamente pode culminar em tragédia.

Por outro lado, o baile também servirá para apresentar ao mundo a nova formação dos X-Men. Como muitos já devem saber, os X-Men como grupo estavam “extintos” nos quadrinhos, embora houvesse um título com o nome da equipe. Agora, finalmente vamos ter uma nova formação da equipe, composta por CiclopeJean GreyVampira, Polaris, Wolverine (X-23), Solaris e Sincro.

Mais do que isso, o evento também trará um “gostinho” do que podemos esperar do resto das revistas publicadas atualmente. A história vai ser publicada em várias partes através de quase todos os títulos mutantes – e para quem quiser acompanhar, é bom ficar de olho nas seguintes revistas: HellionsMaraudersX-ForceExcaliburX-MenNew MutantsPlanet-Size X-MenX-CorpS.W.O.R.D.Way of XWolverineX-Factor. Serão 12 partes, uma publicada em cada uma dessas revistas.

A inspiração por trás do evento

Apesar de ser um evento fictício nas HQs dos X-Men, o famigerado Hellfire Gala é inspirado em um baile real e muito polêmico. Para quem não sabe, a maior inspiração por trás desse evento é o Met Gala, também conhecido apenas como “Baile do Met” aqui no Brasil. O baile acontece na cidade de Nova York e é sediado pelo Metropolitan Museum of Art – ou o Museu Metropolitano de Arte, uma importante instituição turística nos Estados Unidos.

O evento serve para ajudar a arrecadar fundos para o museu e sempre gera a maior comoção por conta dos looks e aparições de várias celebridades, estilistas e personalidades do mundo das artes. No baile, que acontece de forma anual, temos sempre um tema definido a cada ano e os convidados precisam ir com as roupas mais “causadoras”, desde que se encaixem no tema proposto.

Por exemplo, em 2018 o tema foi “Moda e o Imaginário Católico“. Nesse ano, vários artistas foram com roupas que se inspiravam em rituais e na estética da religião católica. Por outro lado, em 2016, o tema foi “A Moda na Era da Tecnologia”, o que fez com que muitos fossem com visuais bem hi-tech e que se inspiravam na tecnologia que temos hoje, com um toque de futurismo.

No caso do Hellfire Gala, não parece haver um “tema” específico para o evento, mas todos os mutantes estão indo com os visuais mais ousados que já vimos. Podemos ver como cada roupa expressa bem a personalidade de cada um dos mutantes – e em alguns casos, temos até alguns personagens que irão com mais de uma roupa, como é o caso da anfitriã Emma Frost, que vai com três looks diferentes para o evento.

Looks na passarela

O baile é financiado pelo Clube do Inferno – que, desde que os mutantes se mudaram para Krakoa, se tornou uma empresa firme e que dá base para várias operações da população mutante. Eles não são mais vilões, embora ainda existam conflitos internos com Sebastian Shaw. E no cerne disso tudo, teremos Emma Frost como a anfitriã e organizadora do baile.

Emma veio para causar com seus três vestidos, um para cada momento da noite. Ela deve dar início às festividades e conduzir o resto dos mutantes por esse evento cheio de surpresas. Porém, ela não foi a única a ganhar trajes chiques para o baile. Nos últimos meses, temos visto várias fotos e imagens com os visuais dos X-Men no evento – e podemos garantir que essa noite será inesquecível, ao menos no mundo da moda.

Em Hellfire Gala Guide #1, uma revista distribuída gratuitamente nos Estados Unidos, temos uma breve noção de como será o visual da maior parte dos convidados durante a festa. Todos eles usarão trajes bem conceituais e que não parecem nem um pouco práticos, mas que funcionam para expressar suas personalidades e suas trajetórias até aqui – além, é claro, de intimidar os convidados que não são mutantes.

Confira alguns dos looks abaixo:

Como você pode ver, o propósito é realmente fazer algo inspirado nas passarelas de moda e na haute couture, com visuais que causam até uma estranheza à primeira vista. Levando em conta como os X-Men sempre foram uma equipe com um forte senso estético ao longo de suas histórias, esse evento certamente deve dar o que falar – até porque alguns dos visuais, vestidos e trajes ainda não foram revelados e estão sendo guardados para a revista…

Quais serão os anúncios e consequências?

O evento como um todo trará grandes anúncios e revelações, não apenas para os fãs como também para os próprios personagens da Marvel. Por exemplo, sabemos que os Vingadores, o Quarteto Fantástico e outras equipes não-mutantes foram convidadas, e é durante a festa que eles vão descobrir sobre como funciona os protocolos de Krakoa para a ressurreição dos mutantes (e isso inclusive pode trazer vários problemas e discussões durante o baile).

Porém, o mais interessante é que cada revista vai focar em algo específico e trazer pistas para o rumo futuro das HQs mutantes. Em Marauders, veremos como os Carrascos se empenharam em tornar a festa possível. Em X-Men, nós vamos ver o anúncio da nova equipe mutante. Já em X-Force, teremos o núcleo da equipe fazendo a segurança de todo o evento. Hellions vai mostrar os Satânicos sendo “excluídos” da lista de convidados.

Em Excalibur, os heróis da equipe vão trazer notícias de cunho diplomático. Em X-Corp, teremos os mutantes mais ricos discutindo negócios. Planet-Size X-Men S.W.O.R.D. trarão algumas notícias misteriosas. Em New Mutants, os mutantes mais jovens se preparam para moldar o futuro de Krakoa. Em Wolverine, veremos o Carcaju tentando colocar um penetra – Deadpool – para fora.

Way of X vai mostrar o Noturno se aprofundando no conceito da “religião mutante”, e X-Factor vai mostrar uma última dança no baile. Tudo isso nos mostra que o evento será realmente grandioso e dará uma luz em tudo que está por vir. Além disso, há rumores de que um certo Mestre do Magnetismo vai matar alguém durante o baile… e isso vai acabar desenrolando em um novo título que será lançado em agosto, O Julgamento de Magneto.

Esses são apenas alguns dos eventos que acontecerão ao longo do Hellfire Gala, e os fãs já estão bem curiosos para saber como será o desenvolvimento disso – ainda mais levando em conta que o evento já está sendo preparado há meses. Com sorte, será uma noite inesquecível para os mutantes e um arco indispensável de histórias para os fiéis leitores da equipe.

Hellfire Gala começa em junho, nas revistas mutantes. Ainda não sabemos quando essas HQs serão publicadas no Brasil.

Abaixo, relembre as 10 melhores histórias dos X-Men na última década: