Capa da Publicação

Netflix e HBO ajudam FBI a prender ator por esquema milionário

Por Melissa de Viveiros

De acordo com o Deadline, o ator Zach Avery foi preso pelo FBI ontem, dia 6 de abril, acusado de inadimplência por mais de $227 milhões de dólares de investidores que acreditavam que iriam lucrar com direitos de licenciamento de filmes da HBO e da Netflix na América Latina. A fraude, que poderia ser enredo de uma série, foi feita através do chamado Esquema de Ponzi.

Para quem não sabe, Esquema de Ponzi é o nome dado a um tipo de esquema de pirâmide no qual há a promessa de lucros anormalmente altos em curto prazo, que são pagos aos investidores através do dinheiro ganho de outros investidores. Assim, não há um negócio real gerando renda, e o responsável pela fraude apenas engana os investidores com promessas, utilizando o recrutamento de outras pessoas para manter seu esquema.

Zach Avery, cujo nome real é Zachary Horwitz, não possuía qualquer ligação real com a Netflix ou a HBO, mas fingiu que sim, lucrando em cima de supostos direitos de distribuição. O Agente Especial do FBI, John Verrastro, explicou em uma declaração juramentada:

“Na realidade, nem HORWITZ nem a 1inMM Capital se envolveram em correspondência por email com a Netflix ou a HBO, e nem HORWITZ nem a 1inMM Capital tiveram qualquer relação de negócios com a Netflix ou a HBO. As trocas de email e acordos de licenciamento eram falsos.”

Apesar disso, o esquema de Horwitz conseguiu se manter por bastante tempo, atraindo grandes grupos de investidores estadunidenses, como o JJMT Capital de Chicago. Durando mais de cinco anos ao todo, a fraude foi bastante rentável para o ator, que chegou a adquirir uma propriedade de $6 milhões de dólares em Los Angeles. Foi apenas em 2019 que o golpe começou a ruir, quando a 1inMM, empresa de Horwitz, passou a distribuir notas promissórias com a justificativa de que a Netflix e a HBO estavam passando por reestruturações. Em sua declaração, Verrastro diz:

“Para prolongar o esquema e manter a ilusão de que a 1inMM Capital era um negócio legítimo após estas crescentes inadimplências, HORWITZ falsamente explicou para a JJMT que as plataformas online haviam se recusado a pagar a tempo para a distribuição de direitos como o obrigatório, e apresentou desculpas que eram supostamente dadas pela Netflix e HBO. Para dar apoio à estas alegações, HORWITZ repetidamente mandou email à JJMT nos quais ele encaminhava supostos emails de correspondência com empregados da Netflix e HBO, respectivamente, discutindo os acordos de licenciamento subjacentes.”

O ator Zachary Horwitz, responsável pelo golpe.

De acordo com a declaração, a fraude elaborada de Horwitz foi bem sucedida, e ele conseguiu continuar lucrando graças a seu esquema. Apesar disso, os investigadores do FBI conseguiram declarações por escrito de Melinda LeMoine, Diretora de Litígio de Conteúdo da Netflix, e Patrick Younan, Administrador Sênior de Litígio da WarnerMedia. Ambas as declarações estabelecem claramente que nenhuma das empresas tinha qualquer ligação ou relacionamento com Horwitz ou com a 1inMM.

Pelo contrário, em fevereiro deste ano, LeMoine havia enviado uma carta a Horwitz para que cessasse suas atividades, sob pena de ação judicial:

“A carta afirmava que a Netflix sabia que HORWITZ e sua empresa 1inMM Capital haviam utilizado documentos forjados para apresentar a outras partes nos quais a 1inMM Capital possuía acordos de licenciamento com a Netflix, mas que, na verdade, a Netflix não possuía tais acordos com a 1inMM Capital ou HORWITZ. A carta afirmou também que HORWITZ havia usado emails forjados supostamente trocados com um empregado da Netflix para mostrar a outros que ele aguardava receber fundos da Netflix, e que estes emails também eram fraudulentos.”

A pena de Horwitz pode chegar a 20 anos de prisão, caso ele seja declarado culpado das acusações. O ator pagou $1 milhão de dólares de fiança e foi solto ainda no dia 6.

É ou não uma história digna da ficção?

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_