Halo: Tudo sobre a série live-action de Steven Spielberg

Capa da Publicação

Halo: Tudo sobre a série live-action de Steven Spielberg

Por Arthur Eloi

Durante o The Game Awards 2021, foi divulgada a primeira prévia da série de TV de Halo, obra da produtora de Steven Spielberg. O vídeo é curto, e mostra o visual dos Spartans, da doutora Catherine Halsey e do protagonista, Master Chief.

Nenhuma dessas palavras fez sentido para você? Sequer sabia que a franquia ia ganhar um seriado? Fica tranquilo que vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre a série de TV de Halo, da trama ao elenco!

Quando a série de Halo foi anunciada, e por que ela demorou tanto para ficar pronta?

Adaptar Halo em uma obra live-action é um dos objetivos mais antigos da Microsoft. A empresa passou praticamente todo o começo dos anos 2000 batendo cabeça com Hollywood por causa disso. O mais próximo que chegou envolvia um filme blockbuster, que teria roteiro de Alex Garland (Ex Machina, Aniquilação) e D.B. Weiss (Game of Thrones), com direção de Neill Blomkamp (Distrito 9, Elysium). O projeto nunca saiu do papel, infelizmente.

Já na segunda década dos anos 2000, com a chegada do Xbox One, a Microsoft fez uma nova investida no mundo das séries de TV, e contratou os produtores Ridley Scott (Alien, Blade Runner) e Steven Spielberg para comandarem projetos no universo da franquia. Scott entregou o seu logo em 2014 com o seriado Halo: Nightfall, que explorava a origem do Spartan Jameson Locke, personagem central de Halo 5: Guardians (2015) que, na época, foi interpretado por Mike Colter, o Luke Cage da Netflix.

Antes de viver Luke Cage na Netflix, Mike Colter estrelou série de Halo produzida por Ridley Scott

O projeto de Steven Spielberg, que será realizado na sua produtora Amblin Television, acabou passando por algumas complicações ao longo dos anos. Ainda que o cineasta tenha dado as caras no evento de anúncio do Xbox One, seu seriado de Halo foi sendo jogado cada vez mais para frente. Inicialmente, a estreia estava prevista para 2015, mas a produção só foi encontrar uma casa em 2018, quando foi adquirida pelo Showtime, canal conhecido por séries como Homeland, Dexter e Twin Peaks: The Return.

Anos depois do anúncio, as filmagens começaram em outubro de 2019, no Canadá – mas precisaram ser pausadas em alguns meses com o avanço da Covid-19 no início de 2020, o que também complicou a pós-produção dos episódios iniciais. A retomada das gravações só aconteceu em novembro de 2020.

Depois disso, em fevereiro de 2021, a série de Halo passou por algumas mudanças nos bastidores quando mudou de emissora para o Paramount+, streaming anteriormente conhecido como CBS All Access, que é responsável pelos seriados Star Trek: Discovery e Star Trek: Picard. O projeto também perdeu seus dois showrunners, Kyle Killen (Lone Star) e Steven Kane (The Last Ship), meses depois, em junho de 2021.

Todo esse auê e as várias alterações dentro da própria Microsoft atrasam o desenvolvimento da série de Halo. Por mais que possa parecer levemente preocupante, nada disso é garantia de uma decepção: há exemplos de séries, como Snowpiercer, que passam por todo tipo de troca e bagunça nos bastidores, mas que ainda acabam dando certo.

Qual a trama da série de Halo?

Spartans (como o Master Chief) defendem a humanidade dos alienígenas da Covenant na trama de Halo (Créditos: EW/Divulgação)

A trama é ambientada no século 26, quando a humanidade se espalhou pelas galáxias com inúmeras colônias humanas em outros planetas, mas sem nem sempre se entender, com uma intensa guerra civil entre rebeldes e o governo da Terra. O problema surge quando, no meio desse conflito, uma aliança de alienígenas conhecida como a Covenant se revela, com ataques impressionantes que dizimam planetas inteiros em poucos minutos.

O Comando Espacial das Nações Unidas (ou UNSC, em inglês) então aprova o desenvolvimento de um projeto secreto encabeçado pela doutora Catherine Halsey, uma controversa cientista de ética bastante duvidosa. Seu objetivo? Construir supersoldados capazes de enfrentar a Covenant, conhecidos como Spartan – com seu mais notável representando sendo John-117, o Master Chief.

A série de Halo é continuação dos jogos?

Não! Diferente dos projetos live-action anteriores de Halo, a nova série não será uma expansão do universo dos games, mas sim uma adaptação da trama – em especial, dos clássicos da Bungie. Isso significa que o seriado criará sua própria interpretação dos eventos na televisão.

Kiki Wolfkill, chefe da desenvolvedora 343 Industries e produtora-executiva da adaptação televisiva, recentemente se referiu ao seriado como um cânone paralelo, conhecido como “a linha do tempo prateada”, que poderá crescer e evoluir de forma mais compatível com a televisão, sem se prender aos games.

Quem está no elenco de Halo?

Pablo Schreiber, de Deuses Americanos, será Master Chief na série de Halo

Quem veste a armadura de Master Chief é Pablo Schreiber, conhecido tanto por Orange is the New Black quanto por viver o duende Mad Sweeney em Deuses Americanos. Assim como nos jogos, o Spartan conta com a ajuda e parceria de uma inteligência artificial chamada Cortana, que será interpretada por Jen Taylor – a mesma atriz que dá voz à personagem nos games (e também na assistente virtual do Windows).

Já Catherine Halsey – a cientista por trás do Projeto Spartan, de Master Chief e de Cortana – será vivida por Natascha McElhone, atriz de Designated Survivor e Californication.

Trailer da série de Halo mostrou Natascha McElhone como a doutora Catherine Halsey

Outros dois personagens dos games que também vão dar as caras são o comandante Jacob Keyes, que será interpretado por Danny Sapani (Killing Eve, Pantera Negra), e sua filha Miranda Keyes, que será vivida por Olive Gray (EastEnders).

Quando estreia a série de Halo?

Mesmo depois de quase uma década em desenvolvimento, a série segue sem data específica, mas pelo menos há uma previsão de chegada: 2022. Dessa vez, a promessa também não parece vazia, visto que o programa já terminou de ser rodado, e atualmente segue em fase de pós-produção.

O lançamento acontece no streaming Paramount+, que está disponível no Brasil e que já confirmou que trará a série de Halo ao país.

Aproveite e confira também: