Guardiões da Galáxia Vol. 3: James Gunn diz qual personagem ele não pôde colocar no filme

Capa da Publicação

Guardiões da Galáxia Vol. 3: James Gunn diz qual personagem ele não pôde colocar no filme

Por Arthur Eloi

Qualquer tipo de adaptação de uma mídia para a outra costuma trazer uma quantidade meio desagradável de burocracia para seus realizadores. No caso de quadrinhos, o grande problema é garantir os direitos autorais de todos os personagens em tela – e nem mesmo a gigante da Marvel Studios está livre dessa dor de cabeça, como demonstrou o diretor James Gunn.

No Twitter, um fã pediu para o cineasta colocar algum tipo de easter egg ao Rom, o Cavaleiro do Espaço em Guardiões da Galáxia Vol. 3. O diretor, que é conhecido por dar atenção à personagens mais obscuros dos quadrinhos, afirmou que adoraria tê-lo na equipe, mas que infelizmente não é possível:

Não posso porque a Marvel não é dona dos direitos autorais para Rom, apenas para os Cavaleiros do Espaço e outras partes do universo que foram criados para as HQs. Caso contrário, pode acreditar em mim que esse cabeça de torradeira provavelmente já seria parte dos Guardiões.

Rom, o Cavaleiro do Espaço é um ciborgue alienígena do planeta de Galador, que ganhou várias HQs de sucesso pela Marvel durante a década de 1980, por sua vez baseadas em um boneco da Parker Brothers (empresa que atualmente é propriedade da Hasbro). Nos quadrinhos, Rom teve sua própria mitologia desenvolvida, com ligações aos Skrulls, Eternos e crossovers com os X-Men, Doutor Estranho, Homem-Aranha e muitos outros.

Mas isso mudou quando a Hasbro comprou a Parker Brothers e cancelou o contrato com a Marvel, pegando para si os direitos ao personagem. Por conta disso, a Marvel só pode usar elementos da mitologia de Rom – como os Cavaleiros do Espaço – mas nunca citar ou mostrar o personagem.

Quem cuida de Rom, o Cavaleiro do Espaço nas HQs desde 2016 é a IDW, mesmo responsável pelos quadrinhos dos Transformers

Essa não foi a primeira vez que James Gunn manifestou seu desejo de ver Rom nas telas, e nem sua pequena frustração com toda a burocracia envolvida. Em outubro de 2021, o cineasta explicou para outro fã que, sem os direitos para o personagem principal, não faz sentido nem usar os Cavaleiros do Espaço nas telas:

A Marvel é dona das HQs; a Hasbro é a dona do personagem. Sem algo mudar, a história original dos Cavaleiros do Espaço nunca pode ser contada sem Rom.

Guardiões da Galáxia Vol. 3 chega aos cinemas em maio de 2023, sem data definida até o momento.

Ficou curioso sobre Rom, o Cavaleiro do Espaço? Aproveite e confira tudo que você precisa saber sobre o personagem abaixo: