Capa da Publicação

Guardiões da Galáxia: James Gunn explica vídeo viral que “traduz” as frases do Groot

Por Gus Fiaux

Guardiões da Galáxia se tornou, para a surpresa de todos, uma das franquias mais populares da Marvel. Mesmo sendo pouco conhecidos nos quadrinhos, os heróis ganharam uma nova roupagem nas mãos de James Gunn e se tornaram ícones da cultura pop. Quem mais se destaca no meio disso é o adorável Groot, que já teve várias versões ao longo dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. 

Recentemente, um vídeo viral está circulando na internet, mostrando como são as falas do Groot em cada filme. Para quem não se lembra, o herói-árvore só se comunica falando “Eu sou Groot” em várias entonações diferentes. E de alguma forma, seus colegas dos Guardiões da Galáxia conseguem traduzir essas frases. Curiosamente, o diretor e roteirista James Gunn já havia dito anteriormente que seus roteiros traziam o significado de cada fala do Groot.

Agora, com o compartilhamento em massa do vídeo, Gunn foi ao Twitter explicar o que era ou não verdade. Ele disse o seguinte: “Esse vídeo está circulando com as traduções ‘reais’ das falas do Groot nos roteiros (e sim, eu sempre faço isso). A última [fala, onde ele diz] ‘Pai’ está correta – porque eu já disse isso antes. O resto está bem próximo. Ótimos chutes, mas não são exatos. Ainda assim, ótimo trabalho!”

A maior “revelação” aqui é a cena em que Groot chama Rocket de “pai” antes de se tornar pó nos momentos finais de Vingadores: Guerra Infinita. A cena é muito emocionante, mas James Gunn já havia revelado anteriormente o significado dessa fala. O resto, por mais que esteja próximo do que está no roteiro (afinal, basta deduzir cada fala pelo contexto das cenas), não é exato, conforme o diretor revela.

Gunn explicou o significado de “Eu sou Groot” em uma das cenas mais emocionantes de Vingadores: Guerra Infinita.

Nos tweets seguintes, Gunn aproveitou para responder alguns fãs. Quando questionado sobre qual era o xingamento usado por Groot no fim de Guardiões da Galáxia Vol. 2, o cineasta disse que não se lembra bem, mas que todas as versões mais novas do herói-árvore são bem boca-suja. Ele inclusive relembra uma cena que tinha um verdadeiro festival de palavrões:

“Eu não lembro. Pode ter sido: ‘Vai se f*der’. O Groot bebê/criança constantemente usa palavrões. Eu tenho uma cena onde, após Groot dizer ao Yondu: ‘Bem-vindo ao Guardiões da Galáxia, p*rra!’, Rocket, enquanto eles vão embora, diz: ‘F*da-se essa p*rra, c*ralho!'”

Por fim, Gunn ainda foi questionado a respeito do trabalho de Vin Diesel, que dá voz ao Groot em todos os filmes já lançados até agora (muitas vezes inclusive dublando o herói em outros idiomas). Gunn revelou que Vin Diesel recebe os roteiros com as falas completas do personagem e que faz um ótimo trabalho de atuação ao conferir uma emoção necessária para cada frase ou cena:

“E sim, Vin [Diesel] tem seu próprio roteiro com o que Groot está dizendo. Ele trabalha duro para conseguir encontrar o significado de cada linha de diálogo, o melhor que pode.”

Groot ainda deve retornar em Thor: Amor e Trovão antes de participar da terceira aventura dos Guardiões da Galáxia. Ainda não sabemos se James Gunn vai estar diretamente envolvido na produção, mas como costuma ser consultor de roteiro de todos os projetos envolvendo os Guardiões da Galáxia, é bem provável que ele toque no roteiro para dar alguns ajustes e até mesmo escrever as frases “secretas” de Groot.

James Gunn retornará para dirigir Guardiões da Galáxia Vol. 3, o encerramento da trilogia do grupo cósmico de heróis, que ainda não tem data para ser lançado e nem previsão para o início das filmagens.

Abaixo, veja 10 personagens que queremos ver em Guardiões da Galáxia Vol. 3:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux