Quem é Granolah em Dragon Ball Super: Tudo sobre o novo guerreiro do mangá

Capa da Publicação

Quem é Granolah em Dragon Ball Super: Tudo sobre o novo guerreiro do mangá

Por Márcio Jangarélli

Muitas reviravoltas e altos e baixos depois, a Saga do Moro – ou Saga do Prisioneiro da Patrulha Galáctica – de Dragon Ball Super foi finalizada. Mas não se preocupe: uma nova aventura já começou para os Guerreiros Z e seus companheiros.

Nomeada como Saga do Granolah, o Sobrevivente, o novo capítulo de Dragon Ball continua no espaço, promete o nascimento do guerreiro mais poderoso do Universo 7 e um protagonista em busca de vingança. Separei aqui tudo o que já sabemos sobre o Granolah, o herói – ou vilão – dessa trama, para começarmos essa jornada bem norteados. Pega seu Radar do Dragão, seu óculos de sniper e vem comigo!

Quem é Granolah em Dragon Ball Super?

Primeira imagem colorida oficial do Granolah, revelada pela V-Jump.

O protagonista da nova saga de Dragon Ball já foi apresentado no mangá. Enquanto finalizavam a história do Moro, no capítulo 67 da publicação de Super, o Granolah foi introduzido na trama de uma maneira bem interessante.

Granolah é um mercenário espacial que aparece pela primeira vez saqueando uma nave em busca dos restos mortais(?) do 73, o androide responsável por algumas das reviravoltas da Saga do Moro. Habilidoso no que faz, por enquanto ele depende armas de fogo para agir, ainda que tenha mostrado alguns poderes bem legais também.

Com uma aparência bem humana, cabelo verde água-marinha e um monóculo sniper no olho direito, ele possui um design que lembra muito o dos Saiyajins. No entanto, Granolah vem do planeta Cereal, cuja população foi exterminada pela raça do Goku.

No momento em que encontramos Granolah no mangá, ele rouba os restos do 73 de Goichi – que vem do planeta onde o androide foi criado – e o leva para os Heeters, o grupo que o contratou. Entregando a encomenda, ele descobre que talvez ainda consiga concretizar uma vingança que vem buscando sua vida toda e, assim, parte para tentar ficar mais forte.

O nome dele é Granolah mesmo?

Granola vem do Planeta Cereal onde possivelmente os habitantes tenham nome de cereal ou pratos de café da manhã.

Sim, o nome dele é Granolah ou Granola – não há tradução oficial ainda, mas é meio que irrelevante.

O nome do novo guerreiro, do seu planeta natal e sua raça apenas seguem a linha das inspirações de Akira Toriyama e do Toyotaro em alimentos na hora de nomear as coisas em Dragon Ball. O caso mais clássico é o dos Saiyajins com o Planeta Vegeta e todo mundo com nome de legume – ou os Deuses da Destruição com nome de bebida alcoólica.

Granolah é um Cerealujin nascido no planeta Cereal. Provavelmente todos os Cerealujins que surgirem terão algum nome do tipo. No mangá já foi mostrado que ele possui um companheiro chamado “Oatmeel”, uma brincadeira com “Oatmeal”, Aveia no português.

Qual é a história do Granolah com o Saiyajins?

Bardock é um dos alvos de rancor do Granolah. Ele já apareceu em Dragon Ball Super, no flashback do filme do Broly.

Muitos anos antes da história atual de Super, o Exército do Freeza dominava boa parte do universo com a ajuda dos Saiyajins do Planeta Vegeta. A especialidade do Imperador do Mal era subjugar planetas com seus soldados transformados em Oozaru e vendê-los, vazios ou com escravos, para seu círculo de tiranos espaciais.

Um pouco antes dos eventos que levaram à destruição do Planeta Vegeta – e, consequentemente, ao Goku sendo enviado para a Terra – Freeza e os Saiyajins invadiram o planeta Cereal para dominá-lo. Aparentemente toda a população foi exterminada e o planeta foi vendido.

Acontece que existe um Cerealujin sobrevivente: Granolah. Até agora, ele parece ser o único da raça que restou e tem pesadelos terríveis sobre o dia do ataque. O rapaz sonha com o momento em que ele se escondeu no que parece ser uma igreja enquanto os Oozarus devastavam sua cidade. Na lembrança, algo importante é mostrado: um dos macacos gigantes, o que Granolah viu mais de perto, possui uma cicatriz em formato de X em sua bochecha esquerda.

Podemos assumir, então, que esse Saiyajin era ninguém menos que Bardock, o pai do Goku, em uma de suas missões para o Freeza. Essa memória também é importante para definir o tempo e coloca o Granolah com a mesma idade ou mais velho que Goku e Vegeta, quando ele já era uma criança no momento do ataque.

Assim, Granolah dedica sua vida para ficar forte o suficiente para matar os Saiyajins e o Freeza. Não fica claro onde ele cresceu, mas em certo momento ele fala de voltar para casa no planeta Cereal, então é possível que ele tenha vivido sozinho no planeta devastado – uma coisa meio Broly – ou que o planeta tenha sido colonizado novamente e ele continuou por lá.

Infelizmente, antes que ele conseguisse cumprir sua vingança, o Planeta Vegeta foi destruído, os Saiyajins do exército do Freeza foram dados como eliminados e o próprio Imperador do Mal foi morto. Frustrado, Granolah então se tornou um mercenário espacial e essa era sua vida até que ouviu sobre a ressurreição do seu alvo principal.

Considerando toda a história, em algum momento ele também deve virar sua ira contra o Saiyajins da Terra, principalmente o Goku por conta do Bardock.

Quem é o androide 73 e o que ele tem a ver com o Granolah?

No mangá, Granolah encontra o androide 73 ainda em recuperação.

Se você não acompanhou a Saga do Moro, talvez o nome 73 tenha te confundido. Vou explicar melhor, até porque ele talvez tenha algum papel nessa aventura.

73 é um androide criado por uma raça altamente tecnológica de um planeta distante. Ele foi roubado por piratas espaciais e atuou ao lado deles até que foram todos presos pela Patrulha Galáctica e enviados para a Prisão Espacial.

Muito poderoso, o 73 possui algumas habilidades que deram dor de cabeça para os Guerreiros Z. Ele pode copiar o estilo de luta de um alvo em sua totalidade, com todas habilidades, movimentos e até o nível de força atual se agarrá-lo pelo pescoço. Não só isso, mas ele pode armazenar até três cópias em si e trocar entre elas durante a batalha.

Durante a Saga do Moro, o vilão libertou todos os prisioneiros da Prisão Espacial para formar seu exército. O 73 então se tornou um dos soldados principais e estava na equipe de reconhecimento enviada à Terra, onde lutou contra Piccolo e Gohan.

Mais tarde, o Moro literalmente engoliu o 73 em um momento de desespero e o assimilou junto de seus poderes, um dos momentos mais dramáticos da batalha. Depois que o vilão foi destruído, parecia que o androide também tinha desaparecido, mas esse foi um erro de cálculo.

O 73 demonstrou, então, habilidade de regeneração – muito parecida com a do Boo, de voltar dos mortos a partir de um pedacinho de matéria orgânica – e começou a se refazer na cratera onde o Moro foi derrotado depois que não havia mais ninguém lá. Com parte da cabeça restaurada, ele enviou um sinal de resgate para o seu criador, Goichi, que conseguiu recuperar o androide.

É aqui que a história do Granolah começa. Ele invade a nave do Goichi para roubar os restos do 73. O grupo mercenário Heeters queria o androide por conta do seu vasto banco de dados, adquirido rodando a galáxia como pirata e depois com o Moro.

Qual a relação do Granolah com os Heeters?

A Força Heeter deve ser importante na saga do Granolah.

Os Heeters são os líderes da Força Heeter, um grupo de mercenários espaciais poderoso do Universo 7. O nome “Heeter” vem de “Heater”,  “Aquecedor” em inglês. Levando em consideração o que eles falam sobre o Freeza, é possível que eles antagonizem o Imperador do Mal de alguma forma no futuro. Todos os membros da família principal possuem nome de “tipos de aquecimento”, como Elec, de “Electricity”(eletricidade), Maki (lenha), Oil (óleo), e Gas.

Liderados por Elec, o objetivo principal da família é conseguir informação e conhecimento para dominar a galáxia. Segundo eles, mais importante que força, é necessário dinheiro e informação para conquistar o universo. Assim, eles procuram um personagem já conhecido de Dragon Ball Super, o Mestre Zuno. Apresentado durante a Saga do Torneio do Universo 6, é dito que ele é um ser parcialmente onisciente e sabe quase tudo o que acontece no universo.

Ainda não sabemos exatamente o que os Heeters querem com o Mestre Zuno, mas o 73 entregue pelo Granolah deve colocá-los próximos de seu objetivo. Durante a interação, descobrimos que essa relação de trabalho entre a família e o rapaz já é antiga e eles conhecem bem os objetivos do Cerealujin.

Outra coisa interessante é que, depois que Granolah parte, com a informação de que o Freeza ressuscitou, os Heeters comentam sobre o crescimento do rapaz. Elec se mostra receoso com a possibilidade do mercenário ficar ainda mais poderoso.

Existe uma profecia para o Granolah?

O Peixe Oráculo não erra, mas não dá previsões muito exatas também.

Não dá para saber se é para o Granolah, mas considerando o nome da Saga, é bem provável que a profecia feita pelo Peixe Oráculo do Planeta do Beerus seja sobre ele.

Durante o capítulo 68, descobrimos que o Peixe Oráculo está com insônia e o Whis está tentando ajudá-lo. Tudo parece bem, até que o anjo revela que isso só acontece quando algo muito ruim está para acontecer. No fim do mangá, então, ele faz uma profecia enquanto dorme.

De acordo com o Peixe Oráculo, o balanço do Universo 7 está para ser alterado e o maior guerreiro dessa dimensão logo irá despertar. Depois de tanto tempo, será que o mais forte do universo não será mais o Goku? Quem sabe.

Algumas teorias sugerem que não é sobre o Granolah, mas talvez sobre o Uub, que apareceu no mangá dois capítulos atrás, ou até sobre a Pan, a filha do Gohan e da Videl. Nesse caso, a história do Granolah se interligaria com esse nascimento de alguma forma.  

Outras dizem que sim, o Granolah é o futuro mais poderoso do Universo 7. Algumas pessoas acreditam que os Cerealujins podem ter uma força oculta parecida com a dos Saiyajins – o que seria interessante, já que o Goku se tornou Super Saiyajin justamente em uma batalha contra o Freeza, o alvo do Granolah. Tem quem diga que o guerreiro pode ser metade Saiyajin e a mistura das duas raças fazem algum imensamente poderoso.

No que você acredita?

Quais são os poderes do Granolah?

Dojutsu chegando em Dragon Ball?

Pelo que vimos até agora, o Granolah já é um guerreiro habilidoso, com técnicas bem diferentes para o universo de Dragon Ball, mas nada tão absurdo ao ponto de ser “o mais poderoso”.

Durante a invasão à nave do Goichi, ele demonstrou grande habilidade com armas de fogo. Também, ele já possui algum controle de ki, quando ataca com tiros de energia dos seus dedos – uma coisa bem Leigan de Yu Yu Hakusho.

Ainda, no capítulo 68 foi revelado que a raça dos Cerealujins possui uma habilidade ocular especial. O olho direito do Granolah, que ele deixa sempre coberto por um monóculo, é diferente e permite que ele enxergue em uma distância muito maior. De acordo com o Aveia, a habilidade dele é muito maior que de qualquer Cerealujin e o Granolah realmente se mostra um mestre sniper, usando sua visão aprimorada e tiros de energia para eliminar os inimigos.

E aí, o que você achou do Granolah? Qual será o futuro do personagem em Dragon Ball Super? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre Dragon Ball: