GrandChase: O que é, personagens e tudo sobre o relançamento do game

Capa da Publicação

GrandChase: O que é, personagens e tudo sobre o relançamento do game

Por Gabriel Mattos

GrandChase foi um dos grandes dos grandes precursores dos jogos online de ação. Em uma época que RPGs complexos como Ragnarok reinavam nas lan houses brasileiras, o visual marcante, estilo anime, aliado a um combate simples e dinâmico surpreendeu a galera, conquistando uma legião de fãs que se mantém fiel até os dias de hoje.

Mais de seis anos após o fechamento oficial do jogo, GrandChase está prestes a fazer um retorno triunfal na loja Steam. Sem muito alarde, a produtora KOG anunciou uma nova versão, mantendo tudo que há de melhor do game original, batizada de GrandChase Classic. Confira tudo que você precisa saber sobre essa pérola dos games online.

O que é GrandChase?

GrandChase é um jogo de plataforma cheio de ação

GrandChase é um jogo online sul-coreano de plataforma e ação em que jogadores se reúnem para enfrentar fases em busca de melhores prêmios. Combos simples eram a base do combate, além de habilidades devastadoras que mudavam o rumo das batalhas. Mas acima de tudo, a história rica, detalhando um mundo expansivo, foi o que conquistou de vez o público.

Cada temporada contava uma nova história, explorando as origens dos personagens e trazendo inimigos cada vez mais poderosos. Até o seu encerramento, em 2015, cinco temporadas haviam sido disponibilizadas, todas com uma série de mapas únicos e um total de vinte personagens jogáveis.

Como jogar Grand Chase?

Um dos mapas do jogo

GrandChase é um dos maiores sucessos do mundo online dentre as experiências PvE: jogos que desafiam os jogadores a derrotar hordas de monstros controlados pela inteligência artificial do servidor. O grande segredo que fazia os jogadores voltarem dia após dia era o seu viciante sistema de loot.

As fases eram lotadas de monstros específicos que deixavam cair itens aleatórios ao serem derrotados. Estes eram essenciais para completar as árduas missões do jogo, que presenteavam aqueles perseverantes o suficiente para concluí-las com equipamentos poderosos e personagens exclusivos.

Os personagens eram especializados em diferentes formas de combate, inspiradas nos RPGs tradicionais. Havia um para cada estilo de jogador! A Elesis, por exemplo, era uma espadachim focada em golpes devastadores de curto alcance. Enquanto isso, Arme causava efeitos elementais variados com suas magias a uma certa distância.

Desavenças eram resolvidas no modo PvP, salas especiais onde você poderia enfrentar seus amigos para descobrir quem era o mais forte. O calor do combate, sem maiores distrações, lembrava bastante um jogo de luta, em que cada apertar de botão pode decidir os rumos de uma batalha.

Por fim, existiam eventos frequentemente, o que estendia a vida útil do jogo. Neles, era possível conseguir itens exclusivos que aumentavam o poder de seu personagem. Conquistar (ou comprar) os melhores equipamentos era motivo de orgulho, na época. Equipamentos exclusivos de evento, então, eram ainda mais valiosos.

Versão original no Brasil

No Brasil, GrandChase não era publicado diretamente pela KOG. A empresa LevelUp fazia o intermédio. Há controversas sobre o quão eficiente foi sua atuação, mas é notável como eles conseguiram popularizar jogos completamente online em uma era onde CD-Rom ainda era uma novidade.

Existiam duas formas principais de conseguir o jogo para o seu computador: baixando gratuitamente em seu site oficial, o que poderia demorar horas considerando a potência da internet na época, e comprando as revistas de jogos online que davam uma cópia em CD-Roms de brinde.

Este era o método mais vantajoso para a maioria das pessoas, por não exigir comprometer a internet tênue dos anos 2000. De quebra, o jogador ficava informado sobre as grandes novidades e eventos do game com as revistas da LevelUp. Hoje não tem como bater o Twitter no quesito disseminar informação com agilidade, mas a sensação de folhear uma revista lotada de informações exclusivas de seu jogo favorito era sem igual.

O fechamento oficial do servidor brasileiro foi anunciado em janeiro de 2015. Os jogadores mais assíduos puderam curtir os últimos momentos do reinado de GrandChase até abril do mesmo ano.

Relançamento na Steam

Game contará com todos os recursos da última versão

Em junho de 2021, a KOG anunciou um retorno repentino mundial de GrandChase. Em uma simples publicação no Twitter, a desenvolvedora anunciou um novo jogo de legado com tudo que os fãs tanto pediram, chamada simplesmente de GrandChase Classic.

Segundo o site oficial do projeto, Classic será lançado com todas as melhorias e conteúdos disponibilizados até o fechamento do servidor. Com isso, o game retorna em sua quinta temporada, com 17 personagens para serem destravados.

Não foram anunciadas melhorias gráficas ou de interface, visto que os trailers publicados na página do game mostram as últimas atualizações da versão original. Nada foi dito sobre novos conteúdos após o lançamento, mesmo sendo altamente provável.

Legendas e dublagem em Português do Brasil foram prometidas pelo site, mas tudo indica que o elenco de dubladores seja completamente novo. Afinal, não haverá intermédio para este lançamento. Não existem muitas chances, inclusive, de haver uma maneira de recuperar as contas usadas na época da LevelUp.

A nova versão está prevista para chegar à loja Steam em agosto. Uma beta fechada, apenas para usuários selecionados, estará disponível entre os dias 14 e 21 de julho.

O início da história de GrandChase

GrandChase foca na história

Vermécia, uma região devastada pela guerra entre dois reinos, está sendo ameaçada pelo exército maligno de Cazeaje, a Rainha das Trevas. Com os exércitos ocupados na restauração dos reinos, um tratado de paz foi selado e os soberanos requisitaram que os maiores guerreiros de cada povo fosse enviado para caçar a tenebrosa vilã — assim nasceu a GrandChase.

Inicialmente, foram selecionadas uma guerreira de Calaban e uma maga de Serdin. Para não ficar para trás, os Elfos de Eryuell também enviaram uma representante. E este pequeno grupo começou suas aventuras em Vermécia, recrutando novos combatentes e desvendando o novo plano de Cazeaje para se vingar dos reinos por seu passado doloroso.

Personagens Principais

Elesis Sieghart

Elesis

Elesis é uma cavaleira de Calaban que foi convocada para se tornar a grande líder da GrandChase. Não poupa palavra para comandar seus aliados, o que lhe rendeu a fama de ser difícil de lidar. Foi a primeira mulher a se juntar aos Cavaleiros Vermelhos, grupo de elite de Calaban, por suas habilidades inigualáveis com uma espada.

É uma das personagens iniciais do jogo.

Lire Eruel

Lire

Lire é uma arqueira enviada pelos Elfos de Eryuell para lutar na GrandChase. Cresceu em uma ilha longe dos conflitos dos humanos, desenvolvendo uma natureza sensível e pacifista. Mantém a harmonia na equipe, mesmo que à custa dos próprios sentimentos. Fazia parte da honrada Patrulha Élfica antes de ser convocada.

É uma das personagens iniciais do jogo.

Arme Glenstid

Arme

Arme é a principal maga da GrandChase, uma aluna prodígio da Academia de Magia Violeta. Ao descobrir o poder caótico de Cazeaje, ela pediu diretamente a Rainha de Serdin para compor o time de elite. Foca em fogo e terra para atacar seus oponentes com magias que afetam grandes áreas.

É uma das personagens iniciais do jogo.

Lass Isolet

Lass

Lass Isolet era um ninja a serviço de Cazeaje antes de se encontrar com a GrandChase. O grupo descobriu que sua mente estava sendo controlada pela Rainha das Trevas e, ao ser libertado, decidiu se unir à equipe. Seus ataques são ágeis e difíceis de escapar. Luta com adagas que podem ser arremessadas para finalizações poderosas.

Ryan Woodguard

Ryan

Ryan é o druida da GrandChase, capaz de transformar seu próprio corpo em diferentes animais. Decidiu se unir a caçada para impedir os avanços de Cazeaje contra a natureza e tudo que há de mais sagrado para a Ordem dos Druidas. Ele ataca com um machado e aprende feitiços para reanimar seus aliados.

Ronan Erudon

Ronan

Ronan é o espadachim-arcano da GrandChase. Sua fama lhe precede, por ter vencido batalhas incríveis e demonstrado força absurda na guerra. Mas acabou cedendo às mentiras de Cazeaje para fazer coisas horríveis das quais tenta se redimir. Usa sua espada Gládio, junto de magia, para vencer as batalhas.

Amy Plie

Amy

Amy é a dançarina da GrandChase, crítica quando a moral da equipe precisa de um reforço. Ela cresceu entre as sacerdotisas da Ordem Prateada, mas sempre demonstrou uma vontade egoísta de chamar atenção que só era relevada graças a seu alto-astral. Ataca com chakrans e suas habilidades podem fortalecer os aliados e até mesmo curá-los.

Jin Kaien

Jin

Jin é o lutador da GrandChase. Ele usa seu corpo como arma para derrotar os monstros enviados por Cazeaje, a bruxa que destruiu todos os seus amigos que lutavam como Cavaleiros de Prata. Ele partiu sozinho em uma jornada para vingar seu povo, mas acabou se aliando à GrandChase para cumprir seu objetivo.

Ercnard Sieghart

Sieghart

Sieghart é o grande gladiador da GrandChase. Ele lutou há 600 anos para proteger o reino. Sua soberba foi tamanha que jurou derrotar sozinho a Cazeaje. Ele chegou a selar a bruxa por um tempo, mas também desapareceu. Ressurgiu agora, sem explicações, e se uniu à GrandChase. Especialista em ataques amplos com sua espada sombria.

Mari Ming Onette

Mari

Mari é a tecnomaga da GrandChase. Ela foi encontrada pelo grupo sem quase memória de sua vida passada e fez de seu maior objetivo a busca por conhecimento. Não sabe lidar bem com pessoas e é considerada apática por alguns, mas sua habilidade em combate é inquestionável. Com seu fiel livro consegue manipular tecnologia usando magias incríveis.

Requisitos de Sistema

Para saber se o jogo será compatível com o seu computador, basta conferir os requisitos exigidos pela KOG. Como o game demanda muito pouco, se a sua máquina consegue rodar as configurações mínimas do jogo, já conseguirá o desempenho recomendado pelos desenvolvedores. Confira as especificações:

  • Sistema Operacional: WINDOWS® 7, 8, 8.1, 10 (64-bit apenas)
  • Processador: Intel Core i3 e equivalentes
  • Memória: 4 GB de RAM
  • DirectX: Versão 9.0
  • Armazenamento: 5 GB de espaço disponível

Envolto em mistérios, GrandChase Classic lança oficialmente em agosto na Steam.

Fique com: