Capa da Publicação

Gigantes de Aço 2: O filme vai acontecer?

Por Raphael Martins

Lançado em 2011, Gigantes de Aço foi uma das grandes surpresas daquele ano, contando uma história sobre um pai e um filho tentando criar um laço entre eles e usando lutas de boxe com robôs de combate como pano de fundo. Com astros do gabarito de Hugh Jackman (Logan), Evangeline Lilly (Homem-Formiga e a Vespa) e Anthony Mackie (Capitão América: O Soldado Invernal) no elenco, o filme não fez feio nas bilheterias mundiais, agradando os executivos da Touchstone Pictures.

Mas passados quase dez anos desde a estreia, a sequência, que chegou a ser confirmada pelo estúdio e pelo diretor Shawn Levy, nunca saiu do papel. Isso é algo comum em Hollywood, que até mesmo cunhou um termo para continuações eternamente em produção: “inferno do desenvolvimento”. Mas será que um dia sai? Descubra agora!

O que é Gigantes de Aço?

Gigantes de Aço (Real Steel, no original), dirigido e produzido por Shawn Levy (Uma Noite no Museu), se passava em um 2020 alternativo e futurista, no qual o ex-boxeador Charlie Kenton (Hugh Jackman) vivia afundado em dívidas com gente muito perigosa. Para tentar quitá-las, ele se envolve em lutas de “Boxe de Robôs”, o esporte sensação do futuro, mas nunca conseguia abandonar seu estado de mediocridade. Ele mora de favor na casa de sua amiga Bale (Evangeline Lilly), seu potencial par romântico, mas não consegue deixar os problemas de lado para engatar o relacionamento.

Até que certo dia ele descobre que tem um filho, Max (Dakota Goyo), que ama lutas de robôs tanto quanto ele. Juntos, eles encontram um robô desativado que batizam de Atom, e não demoram para descobrirem que ele é muito especial. Sendo assim, os dois se unem para fazerem fortuna e glória no circuito profissional de lutas, se reconectando no caminho. Mas a jornada deles terá muito mais que outras máquinas de luta como obstáculos: os velhos inimigos de Charlie estão em sua cola, assim como os poderosos e milionários empresários que movem toda a indústria das lutas.

Um dos cartazes de Gigantes de Aço: história agradou o público e bilheteria fez o estúdio feliz, mas até agora, nada de continuação

Custando $110 milhões aos cofres da Touchstone Pictures, ele arrecadou cerca de $3oo milhões mundialmente, e embora não tenha sido o sucesso arrasador que eles esperavam, foi encarado como um acerto. Mesmo assim, a sequência, que chegou a ser confirmada, ainda não saiu.

E a continuação, sai ou não sai?

Tanto o diretor Shawn Levy quanto o astro Hugh Jackman confirmaram que Gigantes de Aço 2 estaria nos planos do estúdio e eventualmente seria feito, ainda que levasse um certo tempo devido a agenda apertada de cada um, mas isso não aconteceu.

De lá para cá, Levy se envolveu em inúmeros projetos, como a comédia Os Estagiários, a trilogia Uma Noite no Museu e, mais recentemente, Stranger Things, no qual trabalha como produtor. Hugh Jackman também não parou, estrelando grandes sucessos do cinema como Os Miseráveis, O Rei do Show e Logan. Até mesmo o elenco de apoio anda bem ocupado, com Anthony Mackie e Evangeline Lilly comprometidos com os filmes do Marvel Studios.

Em uma entrevista com Shawn Levy realizada em 2014, o diretor disse:

“Nós temos desenvolvido silenciosamente uma sequência para Gigantes de Aço por três anos e meio. Criamos alguns roteiros ótimos, mas Hugh [Jackman] e eu só vamos fazer se a história, assim como as jornadas dos personagens, parecerem novas, e encontramos os dois, mas nunca ao mesmo tempo. Está se desenrolando. Eu sei que o tempo está passando. Este filme, estranhamente, é um filme que se deu muito bem mundialmente – ele foi apenas ok domesticamente – mas o amor por Gigantes de Aço permanece único, tanto quanto os fãs raivosos me pedindo para fazer outro o tempo todo.

 

Hugh e eu amamos aquele filme, então se pudermos desvendá-lo, nós o faremos, mas eu tenho essa sensação de que é melhor fazermos isso logo, ou, honestamente, o público pode não estar mais lá do mesmo jeito. Então vamos ver.”

Passados mais de seis anos desde a declaração do diretor, não está claro se Levy e Jackman ainda estão trabalhando juntos no desenvolvimento do filme, mas também não há notícias de que a produção de Gigantes de Aço 2 tenha parado, o que não deixa de ser um alento para os fãs do original.

O primeiro Gigantes de Aço fez uma boa bilheteria na época de seu lançamento, arrecadando $300 milhões

Como poderia ser a sequência?

Assim como não se sabe ao certo se o novo filme continua sendo desenvolvido, sua trama e personagens também seguem sendo um total mistério, mas pistas foram dadas sobre o que poderia ser abordado em uma potencial continuação.

Em uma entrevista ao site Collider em 2016, Shawn Levy falou sobre o que gostaria de mostrar em Gigantes de Aço 2. Na ocasião, ele disse:

Uma ideia que eu adoraria explorar mais é como o Atom foi construído. O que há em seu design que pode ter atribuído alguma inteligência artificial ou orgânica, de modo que ele é parcialmente consciente de si próprio?

 

Tentamos fazer isso com vários roteiristas diferentes, mas até agora nenhum roteiro conquistou a mim, a Hugh [Jackman] ou a Steven [Spielberg, produtor do primeiro filme]. Ainda não pareceu o suficiente para prometer uma nova história em um novo filme. Tenho que lhes contar: eu tive uma experiência estranha assistindo o filme de novo hoje, porque de um lado parecia ótimo como revisitar um amigo, mas também solidificou minha convicção de que eu não devo fazer uma continuação a menos que seja para ser melhor que o primeiro.”

Origens do robô Atom poderiam ser exploradas em Gigantes de Aço 2

Esta declaração também foi a última grande notícia relacionada ao filme, e desde então, nada mais foi dito sobre o projeto. Já se passaram quatro anos sem que nenhuma novidade desde então, mas na ausência de uma confirmação oficial do cancelamento do longa pelo estúdio, só nos resta torcer para que Gigantes de Aço 2 um dia seja, de fato, lançado.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael