Genshin Impact: Como funciona o sistema de gacha do jogo?

Capa da Publicação

Genshin Impact: Como funciona o sistema de gacha do jogo?

Por Nick Narukame

É notória a invasão do gênero “isekai”, onde o protagonista é transportado magicamente (ou não tão magicamente assim) para um mundo diferente do dele e tem de lidar com os problemas que advém dessa viagem mística, nos games, animes, light novels e demais produções midiáticas importadas do oriente para o ocidente. Também não podemos deixar de notar como a febre dos “gachas” tem atingido o universo gamer ultimamente. Sabe? Aqueles jogos onde você gasta uma determinada quantia de recursos (geralmente pagos com dinheiro real) para conseguir determinado item como personagens ou armas. A empresa chinesa MiHoYo parece ter visto na união desses dois elementos a receita perfeita para a criação de um jogo de sucesso, criando Genshin Impact que, unindo um excelente enredo e gráficos de cair o queixo vem conquistando uma legião de fãs mundo a fora desde seu lançamento em 28 de setembro de 2020.

No jogo, temos a opção de escolher entre dois personagens para vivenciar a história: os gêmeos Aether e Lumine. A decisão é tomada em meio a uma cutscene onde ambos estão lutando contra uma deusa misteriosa. A partir do momento de sua escolha, a trama irá se desenrolar do ponto de vista do gêmeo de sua preferência que verá o outro sumir perante seus olhos e partirá em uma jornada por Teyvat (mundo onde a história se passa) em busca de seu irmão ou irmã perdido ou perdida, resolvendo vários e vários e vários problemas das nações por onde passa e quase nunca recebendo informação útil que contribua para sua busca principal, mas… Prossigamos.

Baixei o jogo! E agora?

Beleza. Então você se interessou pela temática, pelos gráficos, pelo que quer que seja e resolveu dar uma chance para o jogo! Agora tudo são flores e é só jogar, certo? Errado. O jogo não é lá muito didático nas explicações que dispõe aos players e a grande maioria dos jogadores novatos precisam se embrenhar até os cantos mais obscuros da internet para obter informações que os auxiliem na jogatina. Os itens que recebemos possuem explicações um tanto quanto rasas e, não raramente, confusas. As missões, apesar de possuírem resumos e marcações no mapa, também não dizem muito por elas mesmas e não é exatamente impossível que uma pessoa se sinta perdida e tenha vontade de sair correndo gritando com as mãos na cabeça se não catarem um guia na internet que explique o que precisam exatamente fazer (coisa que os jogadores de Zelda vem fazendo desde o século passado, convenhamos, mas, mais uma vez, prossigamos…).

A protagonista, Lumine (direita) e sua guia e companheira de viagem no jogo, Paimon (esquerda)

Como funciona o sistema de orações de Genshin Impact?

Uma das dúvidas mais recorrentes e, por que não, uma das mais importantes acerca da funcionalidade do game, trata-se justamente de seu sistema de gacha. A partir do level 5 do rank de aventura do jogo desbloqueia-se a função “orar” onde o jogador poderá usar dois tipos de “pedrinhas” para tentar a sorte e conseguir aquele personagem que tanto queria ou aquela arma da qual tanto precisava! Essas pedrinhas são divididas em “destino entrelaçado” (de coloração rosa) e “destino familiar” (de coloração azul). O destino entrelaçado é o mais raro e mais desejado dentre os dois uma vez que ele será o utilizado para rodar nos banners promocionais com personagens e armas limitados.

O destino familiar é dado ao jogador como prêmio por diversas coisinhas que podem ser feitas no jogo, como upar de level personagens já adquiridos, concluir missões de ascensão de nível de seu mundo ou cumprir missões específicas da versão gratuita do passe de batalha conhecido como “Passe de batalha do profano”. Essas pedrinhas azuis só serão passíveis de uso no banner fixo denominado “Invocação do mochileiro” onde também se pode adquirir personagens e armas fixos, não aqueles que são limitados e estarão disponíveis apenas por um curto período (que geralmente dura vinte dias).

Há ainda mais dois banners além do “Invocação do mochileiro” que estão sempre com novidades trazidas para o jogo. Um com um personagem limitado de alto potencial em destaque (chamados de “cinco estrelas”) e outro com duas armas de igual potencial elevado e exclusividade. Nesses dois banners só será possível o uso de destinos entrelaçados que raramente são fornecidos ao jogador de forma gratuita. A forma mais eficaz de se ganhar tais pedrinhas sem abrir falência ou vender todos os móveis de sua casa é juntando um item que recebemos ao cumprir missões das mais variadas chamado “Gema essencial”. Um montante de 160 gemas essenciais lhe dá a oportunidade de comprar uma pedra na lojinha do jogo para que, assim, você possa tentar a sorte e rezar para que o personagem que você tanto quer venha para a sua mão.

Aquisição da personagem quatro estrelas Kujou Sara e mais nove armas três estrelas no sistema de gacha após o uso de 10 destinos entrelaçados em banner promocional da versão 2.1 do jogo.

Como gastar minhas gemas?

Os banners (exceto o banner exclusivo para aquisição de armas) possuem a seguinte mecânica: a cada dez destinos depositados para aquisição de itens é certa a obtenção de pelo menos um item de quatro estrelas, que são os de qualidade “intermediária” segundo a dinâmica do jogo, podendo ser uma arma ou algum personagem. Quando se acumula um total de noventa orações no mesmo banner é garantida a aquisição de um item de qualidade “cinco estrelas” sendo obrigatoriamente um personagem se for em algum banner promocional, ou podendo variar entre um ou uma arma se for o banner “Invocação do mochileiro”. Mas… Por que exatamente não é tão aconselhável assim gastar as gemas nesse banner em específico?

Essa é simples, meu caro gafanhoto: gemas são itens de suma importância e os itens que estão a sua disposição no banner do mochileiro podem ser conquistados em orações nos banners promocionais. A diferença consiste no fato de que o banner do mochileiro ficará para sempre do mesmo jeitão lá, com os mesmos personagens e você não terá a chance de obter nada exclusivo “atirando” nele. Claro, se você ganhou destinos familiares por conquistas no jogo, manda bala! Mas, se não for o caso, o melhor a se fazer seria gastar suas preciosas geminhas com os destinos entrelaçados e aumentar suas chances de conseguir itens exclusivos.

Aether como protagonista jogável do game

Claro, no fim das contas, as gemas são suas e você as deposita onde achar mais conveniente, aqui temos apenas uma sugestão do que fazer com elas. Mas se em seu coração há o desejo de torrá-las no banner do mochileiro, quem somos nós para impedir, certo? Afinal de contas, não há exatamente uma regra ordenando que suas gemas sejam gastas de tal forma (há a possibilidade de gastar gemas com outros recursos do jogo também). Aqui apenas tentamos dar uma orientação de onde seria mais aconselhável o fazer. Afinal de contas, convenhamos, quando o assunto são games e afins, a única regra a ser seguida deveria ser uma só: A diversão! Se você está jogando algo e acaba percebendo que não está se divertindo como deveria e apenas seguindo regras pré-estabelecidas por pessoas aleatórias, algo de errado não está certo na sua jogatina.

Genshin Impact está disponível gratuitamente para PS4, PS5, Mobile e PC.

Aproveite e confira também outros jogos que podem rodar em qualquer PC: