Genshin Impact: Guia de ascensão

Capa da Publicação

Genshin Impact: Guia de ascensão

Por Nick Narukame

Genshin Impact é um action RPG chinês que vem fazendo grande sucesso pelo mundo. Devido a essa popularidade, é apenas esperado que cada vez mais novos jogadores desejem se aventurar nesse mundo. Apesar disso, não é incomum que um novato no jogo acabe se perdendo em meio a tantos termos e materiais necessários para elevar o nível de seus personagens ao potencial máximo.

Visando ajudar àqueles que ainda estão perdidos nesse conturbado início de jogo, o artigo a seguir pretende esclarecer alguns termos, explicar para que servem e sanar outras dúvidas que possam surgir ao das os primeiros passos dentro do jogo. Vamos lá?

A história de Genshin Impact

No game, entramos na pele de um dos gêmeos principais, Aether ou Lumine e vivenciamos as mais diversas aventuras em busca do paradeiro de nosso gêmeo perdido.

Lumine, uma das protagonistas de Genshin Impact.

Na trama, enfrentamos uma deusa poderosa que nos separa de nossa outra metade e nos joga em um mundo totalmente diferente do nosso. Assim começa uma jornada incessante entre nações poderosas para adquirir mais informações sobre a tal deusa misteriosa e sobre nosso parente perdido.

Elevação de nível do personagem

De início, nos são entregues quatro personagens gratuitamente: o gêmeo protagonista escolhido pelo jogador, a arqueira Amber, o espadachim Kaeya e a bruxa Lisa. Todos eles, assim como os demais personagens adquiridos futuramente através do gacha ou de eventos, estarão no nível 1 no momento da aquisição e precisarão de itens específicos para atingir o máximo de suas respectivas ascensões que pode chegar até 90.

O principal item de elevação de nível seriam os “papéis de xp” que podem ser adquiridos concluindo missões, eventos ou em linhas leys. Nessas últimas, você enfrenta uma quantidade de inimigos em um determinado tempo e consome um recurso chamado resina original para coletar o material como prêmio.

Tela de ascensão da personagem Raiden Shogun.

Os papéis de xp são divididos em três tipos: Conselho do andarilho, EXP do aventureiro e EXP do herói sendo, dos três, o último a entregar mais pontos de XP e de maior dificuldade de aquisição no jogo.

A primeira vez que se atinge o limite de pontos de XP de um personagem é quando ele chega ao nível 20. A partir daí, é necessário ascendê-lo até o próximo nível, aumentando o máximo de pontos XP que ele pode acumular.

Quando é preciso ascender um personagem, alguns itens específicos são necessários. Sempre é necessário uma quantidade específica de mora, dinheiro utilizado em Teyvat, mundo onde se passa o jogo, alguns drops de chefes específicos, especiarias da região de onde o personagem vem e também drops de inimigos menores específicos.

Exemplo de itens para ascensão da personagem Ningguang.

Exemplo: Preciso ascender a personagem Ningguang do nível 60 para o nível 70. Para isso irei precisar de três pedaços da pedra Topázio Prithiva, oito Torres de Pedra que são dropadas pelo boss Hypotasis Geo, 30 flores Lírio de Vidro que só são encontradas na região de Liyue, de onde vem a personagem, uma quantia de 80.000 de mora e 18 insígnias de sargento que são dropadas por inimigos menores chamados “agentes fatui” que podem ser encontrados por todo o mapa de Teyvat.

Após realizar a ascensão da personagem, o jogo permite que mais papéis de XP sejam usados até que ela alcance o nível 70, quando será necessária uma nova ascensão que irá exigir mais itens que a anterior, mas sempre dropados pelos mesmos bosses e encontrados nas mesmas áreas. O nível máximo que um personagem pode alcançar é 90.

Elevação de talento dos personagens

Não é apenas no nível de experiência que o jogador deverá se concentrar ao elevar seu personagem. Além desse nível mais comum, também é necessário elevar os Talentos dos personagens, que irão aumentar os atributos de determinadas skills utilizadas por eles.

Tela de ascensão de talentos do personagem Xingqiu.

A elevação de talentos desbloqueia após a segunda ascensão de nível do personagem e consome livros ou pergaminhos que podem ser adquiridos em domínios específicos que os fornecem em determinados dias da semana. Confira abaixo a lista com os livros de talento, os domínios em que se pode obtê-los e os dias da semana em que estão disponíveis:

Liberdade: Guia obtido no domínio Altar Congelado, em Mondstadt toda segunda-feira, quinta-feira e domingo.

Poemas: Guia obtido no domínio Reino do sono, em Mondstadt toda quarta-feira, sábado e domingo.

Resistência: Guia obtido no domínio Abismo congelante, em Mondstadt toda terça-feira, sexta-feira e domingo.

Ouro: Guia obtido no domínio Círculos de fogo, em Liyue toda quarta-feira, sábado e domingo.

Prosperidade: Guia obtido no domínio Coração das chamas, em Liyue toda terça-feira, sexta-feira e domingo.

Esforço: Guia obtido no domínio Círculos de fogo, em Liyue toda terça-feira, sexta-feira e domingo.

Mundo Mortal: Guia obtido no domínio País violeta, em Inazuma toda segunda-feira, quinta-feira e domingo.

Luz Celeste: Guia obtido no domínio Círculos abandonada ao Kudzu, em Inazuma toda quarta-feira, sábado e domingo.

Cultura: Guia obtido no domínio Vale dos Raios, em Inazuma toda terça-feira, sexta-feira e domingo.

Para elevar o talento de um personagem será necessário não apenas a quantidade exigida de livros específicos para ele, mas também uma certa quantia de mora, drops de inimigos menores e, após o sexto nível de elevação, drops de bosses semanais.

Tela de ascensão de talento da Qiqi.

Para conseguir colocar o talento de seu personagem no nível máximo, que seria o nível 10, será necessário também o uso de uma Coroa da Sabedoria. Este é um item extremamente raro e que é, na maioria das vezes, disponibilizado como recompensa de eventos temporários.

O uso de artefatos na build

Quando se está no início do jogo, os itens da build não são algo com o qual o jogador deve se preocupar muito, uma vez que os domínios que dão artefatos específicos e de maior utilidade no jogo desbloqueiam apenas quando seu ranking de aventura chega ao nível 45. Mas, após passar desse level, é sempre bom dar uma atenção a mais no tipo de artefato que irá compor a build de seu personagem.

Tela de artefatos do personagem Albedo.

Cada personagem precisa de cinco peças diferentes de artefatos em sua composição: uma flor, cujo status principal sempre será vida, uma pena, cujo status principal sempre será ataque, um cálice, uma ampulheta e uma coroa cujos status podem variar aleatoriamente. É aconselhável que a coroa tenha como status principal bônus de dano ou taxa crítica, o cálice tenha bônus de dano do elemento do personagem e a ampulheta bônus do atributo com o qual seu personagem escala.

Por exemplo: a personagem Noelle tem a potência de seu escudo escalada com a quantidade de defesa que possui em seus atributos. A ampulheta ideal para ela seria a com status principal de DEF%.

Flor da vida do set Bruxa das Chamas Carmesim.

Ao todo há 38 tipos diferentes de artefatos em Genshin Impact, cada um focado em um atributo diferente. Os principais entre eles e que são obtidos através de desafios em domínios são:

  • A Bruxa das Chamas Carmesim, que concede bônus de dano pyro ao personagem;
  • Atravessador do Fogo que aumenta a resistência do personagem ao dano pyro;
  • Chama Pálida, focado em bônus de dano físico;
  • Cavaleiro Manchado de Sangue que também é focado em bônus de dano físico;
  • Donzela Amada, focado em bônus de cura;
  • Selo de Insulação, que investe no aumento de recarga de energia do personagem;
  • Herói Invernal, focado em bônus de dano cryo;
  • Meteoro Invertido que aumenta a potência do escudo do personagem quando ele está em campo;
  • Lançador de trovões que aumenta a resistência ao dano electro;
  • Antigo Ritual que é focado no aumento do dano do ataque supremo (ult);
  • Millelith firmes que foca no aumento da vida do personagem;
  • Pedra Arcaica, focado em dano geo;
  • Profundezas do coração, focado em dano hydro;
  • Trovão Furioso, focado em dano electro;
  • Sombra verde; focado em dano anemo;
  • Casca de sonhos opulentos, focado em defesa;
  • Concha Tingida pelo Mar, também focado em cura;
  • e Reminiscência Nostálgica, focado no aumento do ataque de cada personagem.

Também há artefatos de qualidade cinco estrelas que são dropados por bosses, sendo eles Trupe Itinerante, focado no aumento da proficiência Elemental e dano do ataque carregado; e Destino do Gladiador que foca no aumento do ataque de personagens que usam espada, espadão, ou lança.

Constelações de personagens

Os personagens também possuem chances de aumentar seu potencial através do desbloqueio de suas constelações. Cada constelação concede ao herói um aumento de suas skills ou novas habilidades dependendo do personagem.

Constelações da personagem Sucrose.

O desbloqueio das constelações se dá através do gacha do jogo. Toda vez que se tira aleatoriamente um personagem que você já tenha em seu inventário uma estrela de sua constelação é desbloqueada. O personagem atinge seu potencial máximo quando seis constelações são desbloqueadas.

Elevação de armas

Também é necessário focar na elevação do nível das armas utilizadas pelo personagem. Para isso, é preciso consumir materiais específicos obtidos em domínios, uma certa quantidade de mora e cristais de ascensão de arma. Também há a possibilidade de utilizar outras armas no lugar dos cristais de elevação de arma, ou usar armas iguais para refinar uma arma e fazê-la atingir seu potencial máximo, aumentando as habilidades de suas passivas. Esse refinamento pode ser feito até o nível cinco.

A personagem Klee equipada com o catalisador Agata do Penhasco Obscuro.

Os domínios de ascensão de armas dão recompensas diferentes de acordo com os dias da semana, exatamente como os livros de talento. Os materiais de elevação de armas disponíveis no jogo são:

Fragmento de azulejo de Decarabian: Material obtido no domínio Cidade das Reflexões em Mondstadt toda segunda-feira, quinta-feira e domingo.

Dente de leite do lobo Boreal: Material obtido no domínio Vale Submerso em Mondstadt toda terça-feira, sexta-feira e domingo.

Grilhões de Dandelion: Material obtido no domínio Ruínas da Capital Sedenta em Mondstadt toda quarta-feira, sábado e domingo.

Areia brilhante de Guyun: Material obtido no domínio Altar da tempestade em Liyue toda segunda-feira, quinta-feira e domingo.

Elixir de chumbo velado por névoa: Material obtido no domínio Ruínas Estrondosas em Liyue toda terça-feira, sexta-feira e domingo.

Grão de aerosiderite: Material obtido no domínio Campo de julgamento dos trovões em Liyue toda quarta-feira, sábado e domingo.

Ramo de coral de um mar distante: Material obtido no domínio Grãos das profundezas em Inazuma toda segunda-feira, quinta-feira e domingo.

A sabedoria de Narukami: Material obtido no domínio Altar da Areia em Inazuma toda terça-feira, sexta-feira e domingo.

Máscara do tenente perverso: Material obtido no domínio Sepultura da Areia em Inazuma toda quarta-feira, sábado e domingo.

Tela de ascensão de armas.

Elevação de nível de mundo

Quando se atinge o nível 25 de ranking de aventura é necessário fazer uma missão de ascensão de mundo para que seu personagem possa continuar a evoluir. É importante que todas as vezes em que se faça uma missão de mundo seus personagens estejam upados até o máximo permitido por seu nível de mundo anterior, já que a dificuldade dos inimigos também aumentará.

O personagem Tohma em desafio de um domínio de ascensão de talentos.

As missões de ascensão de mundo desbloqueiam no ranking de aventura 25, 35, 45 e 50. Nos demais níveis o mundo subirá de nível automaticamente então é bom sempre estar preparado.

E, com isso, finalizamos o básico sobre a ascensão de seus personagens no Genshin Impact. Ficou com alguma dúvida? Há outras coisas sobre o jogo que deseja saber? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira mais de nosso conteúdo! Fique com: