O que é o gato da Capitã Marvel?

Capa da Publicação

O que é o gato da Capitã Marvel?

Por Gabriel Mattos

A Capitã Marvel chegou com uma entrada triunfal no sétimo episódio de What If…?, série animada do Marvel Studios no Disney+. E enquanto ela se preparava para neutralizar o Thor Festeiro como vingança pela morte de Nick Fury, a nova diretora da S.H.I.E.L.D. Maria Hill comentou sobre sua grande arma secreta: um gato capaz de devorar exércitos inteiros.

Sinistro, né? Mas quem não lembra muito do filme da Capitã Marvel pode estar se perguntando: afinal, quem é o gato de Carol Danvers? Seja nos quadrinhos ou no Universo Cinematográfico da Marvel, a resposta para esta pergunta é deveras interessante.

Quem é o gato da Capitã Marvel?

Nos quadrinhos, Carol tem uma gatinha laranja consideravelmente mal humorada chamada Chewie. O nome é uma homenagem ao apelido do fiel companheiro de Han Solo nos filmes de Star WarsChewbacca, um alienígena peludo e perigoso assim como esta gata.

Já nos filmes, mesmo que a Disney seja detentora da marca Star Wars, os roteiristas decidiram mudar este nome. Não há nada na personagem de Danvers nos cinemas que indique um lado mais nerd, então a referência escolhida é uma homenagem ao seu passado na aviação: Goose, o companheiro do protagonista de Top Gun: Ases Indomáveis. Um detalhe curioso é que, nesta versão, o gato da heroína é macho.

Nick Fury fica muito próximo de Goose no filme

A qual espécie Goose pertence?

Apesar de parecer um felino comum, Goose é um alienígena da espécie flerken. Esta revelação foi tão chocante nos quadrinhos que mereceu um arco dedicado ao bichano: a história “Release the Flerken” (uma brincadeira com “Libere o Kraken”), que se estendeu pelas edições Captain Marvel #7-8, de 2014.

Aqui, a Capitã Marvel esbarra com os Guardiões da Galáxia no espaço e Rocket Racoon fica aterrorizado ao encontrar Chewie (a gata dos quadrinhos). Ele sugere que Carol procure um jeito de se livrar da felina e oferece ajuda para vendê-la por milhões no mercado negro. Segundo ele, flerkens são uma das raças mais raras e perigosas de toda a galáxia.

Rocket Racoon pira ao encontrar Chewie, a flerken

Quais são os poderes de Goose?

Como um membro da espécie flerken, o principal poder de Goose vem da dimensão de bolso que fica em seu estômago. É assim que ele consegue guardar sem problemas o Tesseract no filme da Capitã Marvel e acessar tentáculos gigantescos para engolir os seus inimigos. Uma habilidade muito versátil para ter em seu arsenal, mas não é só isso que o torna assustador. Você sabia que ele põe centenas de ovos para espalhar sua espécie pelo universo. Perturbador, para dizer o mínimo!

Nos quadrinhos, Chewie também consegue teleportar seus aliados para onde for necessário e mudar livremente de forma, o que explica seu visual aparentemente inofensivo de gato. Afinal, que disfarce seria melhor para uma criatura perigosa com capacidade para dominar o universo que estes adoráveis felinos, não é mesmo?

Como todo gato, Chewie/Goose tem uma dimensão de bolso no estômago

O que você achou dos flerkens? Teria coragem de adotar um? Não deixe de comentar!

Fique com: