Por que Gamora não teve um episódio próprio em What If…?

Capa da Publicação

Por que Gamora não teve um episódio próprio em What If…?

Por Arthur Eloi

What If….?, animação da Marvel Studios que coloca os heróis em situações inusitadas, chegou ao fim de sua primeira temporada com uma batalha épica entre os Guardiões do Multiverso e o Ultron, agora com o corpo do Visão e as Joias do Infinito.

A formação não é aleatória, e reuniu as versões originais dos personagens que foram apresentadas nos capítulos anteriores, como a Capitã Carter. Mas um rosto acaba chamando atenção: a variante de Gamora, que ainda não tinha sido apresentada na série.

De onde surgiu a Gamora do episódio final de What If?

Variante de Gamora em What If não só matou Thanos, como também assumiu sua armadura e espada

Em filmes e séries, tudo pode mudar até o projeto enfim ser exibido ao público, e esse processo acontece até mesmo na Marvel. É só ver a enorme quantidade de artes conceituais não utilizadas que são divulgadas após toda produção do estúdio. O caso de Gamora parece ser mais um exemplo disso.

A personagem não recebeu nenhum tipo de menção na primeira temporada. Ela sequer deu as caras no capítulo em que T’Challa (Chadwick Boseman) se torna o Senhor das Estrelas, apesar de ser parte fundamental dos Guardiões da Galáxia. Assim, ao que tudo indica, Gamora iria aparecer em um episódio que foi cortado da primeira temporada.

A mudança não parece ter afetado a estrutura do finale, que ainda acompanhou Uatu, o Vigia transitando entre várias realidades para reunir seu exército contra o Ultron. Neste momento, Gamora é recrutada quando está junto de Tony Stark, e essa união improvável ajuda a especular como seria esse capítulo perdido.

Como Gamora seria apresentada em What If?

Os maiores vazamentos da Marvel costumam surgir através dos vários acordos de licenciamento feitos pela empresa. Para What If, o estúdio se juntou com a LEGO para criar kits especiais de brinquedos, inspirados pelas situações da série. A Capitã Carter e o Esmagador Hidra, traje usado por Steve Rogers na Segunda Guerra Mundial, ganharam um conjunto desses, mas também há um com o Homem de Ferro em uma armadura estranha, acompanhado da Valquíria (Tessa Thompson) e de Uatu, o Vigia.

Episódio perdido de What If traria Tony Stark caindo em Sakaar após se perder no espaço

Esse kit dá uma dica de que o episódio perdido não seria exatamente focado em Gamora, mas sim em Tony Stark. A premissa, supostamente, questionaria o que aconteceria se o Homem de Ferro não tivesse conseguido voltar para a Terra durante os eventos de Os Vingadores (2012). O capítulo então mostraria o herói à deriva no espaço, e eventualmente pousando em Sakaar – planeta mostrado em Thor: Ragnarok (2017). Assim como fez na caverna durante o primeiro filme, Stark então construiria uma nova armadura a partir dos pedaços de lixo que encontraria por lá, com um visual parecido com a Hulkbuster.

Não é certo como Gamora se encaixaria exatamente, mas a variante da personagem é conhecida por ter assassinado Thanos antes do Titã Louco causar o caos da Guerra Infinita. No finale de What If, Uatu cita este acontecimento – apesar do público nunca o ter visto isso acontecer.

Pode parecer especulação, mas de fato há um episódio perdido. Ao Deadline, o showrunner AC Bradley garantiu que, inicialmente, a animação contaria com 10 capítulos, mas um precisou ser sacrificado por conta dos obstáculos criados pela pandemia da Covid-19. Além disso, o tom desse episódio seria mais cômico.

Mas nem tudo está perdido. O produtor já garantiu que o episódio perdido dará as caras na segunda temporada de What If. Mesmo que o público já saiba das consequências, há certo conforto em saber que as respostas virão eventualmente, ainda que o retorno da série não tenha data definida até o momento.

A primeira temporada completa de What If…? pode ser encontrada no catálogo do Disney+.

Aproveite e confira: