O Gambito da Rainha: Beth Harmon existiu de verdade?

Capa da Publicação

O Gambito da Rainha: Beth Harmon existiu de verdade?

Por Melissa de Viveiros

O Gambito da Rainha pegou o público de surpresa, se tornando um grande sucesso rapidamente e um dos maiores lançamentos da Netflix no ano passado. Protagonizada por Anya Taylor-Joy, a história acompanha a protagonista Beth Harmon, uma jovem com grande talento no xadrez que busca chegar ao topo do esporte enquanto precisa lidar com vício em álcool e drogas. O impacto foi tamanho que além de a produção se tornar um sucesso mundial, pesquisas indicam que até o interesse no xadrez aumentou devido à sua influência.

Ainda assim, o público permaneceu com algumas dúvidas quanto à produção. A personagem principal é baseada em uma jogadora real? O que é um gambito? Em que a série é inspirada? Neste artigo, trazemos as respostas para as principais dúvidas sobre O Gambito da Rainha!

Beth Harmon, de O Gambito da Rainha, existiu de verdade?

A reposta simples é não, mas isso não quer dizer que ela não tenha sido inspirada em pessoas reais. Enquanto a protagonista da série é puramente fictícia, sua jornada foi comparada a grandes jogadores de xadrez, principalmente Vera MenchikJudit Polgár. Ambas se tornaram notáveis por quebrarem as barreiras de gênero no esporte, competindo em torneios anteriormente dominados por homens.

Assim como HarmonMenchik começou a aprender a jogar ainda durante a infância. De acordo com o The Washington Post, ela foi a primeira mulher a competir em torneios masculinos, além de se tornar a primeira a participar de torneios de alto nível. Seu modo de jogar, no entanto, era um tanto diferente da personagem da série, que tende a ser mais agressiva em suas jogadas.

Polgár, por outro lado, foi a primeira jogadora a competir em um mundial e ficar entre os dez melhores. Diferente de Menchik, ela se recusava a participar de competições exclusivamente para mulheres, preferindo entrar em torneios abertos que geralmente eram dominados por homens. Apesar das comparações entre ela e Harmon, a jogadora real era muito jovem quando a personagem foi escrita, só sendo conhecida fora de seu país posteriormente.

Por fim, a personagem também foi comparada a Bobby Fischer, outro jogador que começou ainda cedo e se tornou campeão mundial ao derrotar um adversário soviético. Apesar de todas as semelhandas com pessoas reais, no entanto, o criador de Harmon, Walter Tevis, nega que sua protagonista tenha sido inspirada em um jogador em particular.

Anya Taylor-Joy como Beth Harmon na série.

Em que a série é inspirada?

A trama em que a produção da Netflix se baseia teve sua origem na literatura, sendo escrita pelo já citado Walter Tevis. O escritor estadunidense publicou a obra de mesmo nome da série em 1983, um ano antes de sua morte. Assim como na série, a protagonista é Beth Harmon, uma garota órfã que se mostra extremamente talentosa no xadrez. Seu objetivo é se tornar a melhor do mundo, mas enquanto avança no esporte, ela precisa lidar com o vício que adquiriu enquanto vivia em um orfanato.

A base da história é igual em ambas as versões. As divergências entre o original e a adaptação são mínimas, com os personagens e situações se mantendo iguais na maior parte do tempo.

O que é um gambito?

gambito no nome da série vem das jogadas de xadrez. O conceito desses movimentos seria buscar um meio de obter vantagem ao se sacrificar uma peça. Assim, essa “artimanha” muitas vezes funciona também como um modo de abalar o psicológico do oponente.

“Gambito da Rainha”, por sua vez, é o nome de uma jogada tradicional do esporte, que existe pelo menos desde o século XV, sendo uma das aberturas de xadrez mais antigas de que se tem conhecimento. Nela, o peão à frente da rainha e do bispo avançam, dando mais liberdade de movimento para essas peças. Na série, Beth utiliza a jogada algumas vezes, embora ela não seja a única utilizada pela personagem.

Os russos são bons jogadores de xadrez como na série?

Harmon enfrenta Borgov no xadrez.

Ainda que não seja possível afirmar de modo geral que todo russo é um bom jogador de xadrez, o fato é que o esporte possui grande relevância no país, que conta com alguns grandes jogadores em decorrência disso. Existe uma ligação entre o jogo e a cultura da Rússia, que tem uma longa tradição neste sentido. O esporte se tornou até uma disputa política durante a Guerra Fria, quando representantes dos Estados Unidos e da União Soviética se enfrentaram. Com o representante soviético sendo derrotado, isso o levou a ser mal visto em seu país de forma que o levou a se mudar para a França.

Na série da Netflix, o objetivo final de Beth é vencer seu rival russo e campeão mundial, Vasily Borgov. Embora ambos sejam personagens fictícios, a rivalidade tem fundamento real, como a disputa política ocorrida durante a Guerra Fria demonstra.

Fique com: