Review: Final Fantasy XIV no PS5 agrada os fãs novos e antigos da franquia

Capa da Publicação

Review: Final Fantasy XIV no PS5 agrada os fãs novos e antigos da franquia

Por Leo Gravena

Final Fantasy XIV pode não ser o jogo mais aclamado ou amado da franquia Final Fantasy, mas certamente é um dos mais persistentes, com uma base de fãs grande e fiel. Estando disponível para as mais diversas plataformas, a versão para PS5 do título chegou cheia de melhorias consideráveis para aqueles que preferem o console ao PC, mas não sem alguns problemas na transição.

Ficha Técnica:

Desenvolvedora: Square Enix

 

Publicadora: Square Enix

 

Diretor: Naoki Yoshida

 

Produtor: Naoki Yoshida

 

Escritor: Kazutoyo Maehiro

 

Programador: Hideyuki Kasuga

 

Artista: Akihiko Yoshida

 

Compositor: Masayoshi Soken

 

Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, OS X e PlayStation 5

 

Lançamento da versão para PlayStation 5: 13 de abril de 2021

O jogo

Final Fantasy XIV é um MMORPG na qual você joga com um aventureiro que precisa desbravar a terra de Eorzea, lidando com os vários reinos, batalhas e problemas que surgem em seu caminho. Ele não é muito diferente de qualquer outro MMORPG do tipo, contudo se destaca por trazer uma personalização bem grande e diferente, além de missões e uma trama central bem mais interessantes e bem trabalhadas que os outros jogos do tipo.

Uma coisa que pode acabar afastando alguns jogadores de se aventurarem pelo game, contudo, é a mensalidade paga. Além do valor do título, também é necessário pagar mensalmente um valor de cerca de US$30 para continuar jogando. Caso você esteja interessado no título, ele costuma ficar gratuito em alguns momentos e você pode testar seu primeiro mês gratuitamente.

Melhorias no PS5

Quem já viu o jogo operando em diferentes dispositivos sabe que ele possui grandes diferenças entre eles, principalmente quando analisando todas as especificações técnicas envolvendo qualidade de imagem e FPS. Basicamente, mesmo rodando bem no PS4, FFXIV sempre brilhou mesmo no PC, principalmente os PC gamers montados com uma pequena fortuna.

No PlayStation 5, porém, a coisa fica diferente. Além de chegar a rodar em 4K, FFXIV ganha uma suavidade diferente de qualquer outro MMORPG disponível no momento para o console. Certamente é a melhor opção para quem tem como objetivo a imersão total, além de possuir um cenário belíssimo, combates épicos e tantas opções de customização, missões, locais e jogabilidade, que é impossível listá-las sem passar horas falando sobre.

O jogo também usa muito bem os recursos do DualSense, com você podendo sentir em suas mãos desde como o personagem anda até as opções mais diferenciadas de combate. No geral, mesmo sendo complicado conseguir lidar com como as ações são feitas no controle, depois que você pega o jeito, se torna bem simples se mover e lutar. Ainda assim, é praticamente impossível fazer qualquer coisa relacionada aos menus de missões e mapas no controle de uma forma prática e fácil.

Visual e áudio incríveis

Jogo traz várias configurações novas de som e imagem.

Mesmo tendo sido lançado originalmente em 2013, FFXIV conseguiu se atualizar muito bem, sempre trazendo novidades em seus visuais – tanto de personagens quanto de locais. O jogo possui várias opções para você rodá-lo da maneira que acha melhor na tela a qual o console está ligada e vão desde o 1080p até o 4K. A melhora visual é, com certeza, a parte mais impressionante da versão para PS5 do título.

O som do jogo também foi atualizado, tornando-se 3D e oferecendo uma experiência ainda mais imersiva. Ao mudar a câmera, os sons do ambiente também mudam de acordo e ficam mais altos ou baixos dependendo de onde eles estão em relação ao seu personagem.

Final Fantasy XIV no PS5 possui um visual belíssimo.

Os mesmos problemas de sempre

A versão para PS5 de FFXIV possui um visual espetacular, roda suavemente no console e é completamente imersiva, porém possui um problema que, para mim, se tornou bastante inconveniente: é quase que impossível você jogar de forma plena e completa no controle.

Como vários RPGs feitos para PC e então transportados para os consoles, FFXIV não permite que você consiga mexer nos diversos menus e mapas do jogo de uma maneira simples. Muito pelo contrário, navegar pelas missões se torna uma tarefa bastante frustrante e a única forma de conseguir contornar isso é usando o touchpad do DualSense como um mouse para conseguir acessar essas funções.

E aí fica o questionamento, porque não otimizar os menus, principalmente o das missões, para que ficassem acessíveis de uma forma mais simples e fácil no controle? Se você, como um desenvolvedor, gasta um bom tempo desenvolvendo mecânicas para que seja possível sentir as gotas de chuva no controle, porque não tornar o controle a melhor forma de se jogar no console? Ao invés disso, você pode e consegue jogar com o dualsense, mas a tarefa se torna milhares de vezes mais fácil com um mouse e teclado.

Melhor maneira de jogar FFXIV no PS5 é com um mouse e teclado.

Considerações finais

Mesmo com a frustração em operar os menus de mapas e missões no jogo através do dualsense, jogar Final Fantasy XIV é uma experiência memorável que qualquer bom jogador de MMORPG vai gostar, caso você já seja um fã da franquia então, é impossível deixar o jogo de lado. Isso tudo sem falar que é bastante respeitável como um jogo online lançado 7 anos atrás consegue se manter bastante atual e melhor do que vários outros mais recentes.

Final Fantaxy XIV no PS5 é a melhor forma de jogar o título em um console, mas ainda assim, é bom ter um mouse e teclado acoplados à sua máquina para poder aproveitar o jogo ao máximo.

Nota do jogo: 4/5

Aproveite e confira também 10 grandes personagens de Final Fantasy: