Capa da Publicação

Far Cry 6: Ubisoft responde críticas sobre comentários políticos do jogo

Por Leo Gravena

Alguns dias atrás, Navid Khavari, o diretor narrativo de Far Cry 6 deu uma entrevista na qual disse que o próximo jogo da Ubisoft iria evitar fazer comentários políticos – mesmo sendo inspirado na história de Cuba. Após a entrevista, vários fãs da franquia criticaram a decisão, desejando que o jogo e seus criadores dessem uma opinião mais forte, fosse a favor ou contra, em relação ao pais da América Latina e sua história.

Agora, em uma nova postagem do blog oficial do jogo, Khavari explicou as decisões e criação da trama. Logo na primeira linha, ele deixa claro: “Nossa história é política”. Logo depois ele explica que a trama será sobre as condições que fazem com que o fascismo chegue ao poder, dizendo que o jogo abordará temas como  imperialismo, trabalho escravo, direitos LGBTQ+ e eleições livres e justas.

Far Cry 6 se passa na ilha fictícia de Yara, no meio de uma revolução.

Segundo o roteirista, a equipe por trás de Far Cry 6 trouxe consultores e fez pesquisa sobre revoluções que se passaram entre os anos 50 e 60, porém ele deixou claro: “Se alguém está esperando um comentário político simples e binário sobre o atual clima político em Cuba, eles não vão encontrar [no jogo]”, citando suas próprias experiências com o tema e a maneira complexa o qual ele deveria ser tratado.

Khavari deixou claro que a ilha fictícia de Yara foi baseada não apenas em Cuba, mas outros países ao redor do mundo que passaram por grandes revoluções. Por fim, ele disse:

“O que os jogadores vão encontrar [em Far Cry 6] é uma história cujo ponto de vista tenta capturar a complexidade política de uma revolução moderna no presente. Tentando contar uma história com ação, aventura e coração, mas também que não tem medo de fazer perguntas difíceis. Far Cry é uma marca que em seu DNA procura ter temas complexos e maduros balanceados com leveza e humor. Um não existe sem o outro e tentando alcançar isso com cuidado. Minha única esperança é que estamos dispostos a deixar a história falar por si mesma primeiro, antes de formarmos opiniões duras sobre suas reflexões políticas”. 

Far Cry 6 estará disponível para os consoles PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e para o PC em 7 de outubro

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."