Capa da Publicação

Fantaspoa: Festival de cinema fantástico divulga filmes da 17º edição

Por Cristiano Rantin

Fantaspoa, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, está realizando sua 17º edição. Na tarde de hoje, foram divulgados os primeiros 25 filmes que serão exibidos no evento, que ocorre de forma online, entre os dias 9 e 18 de abril, e é gratuito.

Pra quem não conhece, o Fantaspoa é o maior evento de cinema do gênero fantástico — que inclui desde fantasia e ficção-científica, até horror e thriller — da américa latina. Nesta 17º edição serão apresentadas 150 produções, 100 curtas e 50 longa-metragens, e todos poderão ser vistos gratuitamente pela plataforma de streaming Darkflix.

Entre os filmes já anunciados, três deles farão sua primeira exibição pública no festival. São eles: Este Jogo Se Chama Assassinato, de Adam Sherman, e Mister Limbro, de Robert G. Putka, ambas produções norte-americanas, e o longa iraniano O Grande Salto, de Karim Lakzdeh. Projetos de outros 17 países compõem a lista de longas anunciados, dentre eles Argentina, Austrália, Holanda, Hungria, Japão, Rússia e Taiwan.

Vale lembrar que além de exibir os filmes, a edição deste ano do Fantaspoa também realizará 14 atividades de formação para pessoas com interesse na área de cinema. Acontecendo semanalmente (e de forma online) até o dia 8 de abril, as atividades são ministradas por grandes nomes como Lourenço Mutarelli, ator, professor e escritor; Luciana Paes, atriz premiada por seus filmes e novelas globais; e Silvero Pereira, ator que está cada vez mais popular, tendo atuado recentemente no elogiado Bacurau, que foi internacionalmente aclamado – inclusive pelo ex-presidente Barack Obama.

Fantaspoa, maior evento de cinema fantástico da américa latina

Confira a lista completa dos primeiros 25 filmes anunciados:

Bloodshot Heart, de Parish Malfitano (2020), Thriller/Drama, Austrália

Aos 44 anos, Hans, um tímido instrutor de auto-escola, ainda mora com a sua mãe. Quando a jovem Matilda aluga um quarto em sua casa, ele revive velhas memórias e fica perdidamente apaixonado. Para conseguir conquistar o amor dela, Hans cria um perigoso plano.

A Cabelereira, de Jill Gevargizian (The Stylist, 2020), Horror/Drama, EUA

Poucas coisas na vida são mais empolgantes do que um novo penteado. Mas as clientes de Claire nem sempre estão preparadas para o resultado dos seus cortes… Claire leva uma vida dupla como uma meticulosa serial killer; e a crescente obsessão com uma de suas clientes pode despertar o pior dela.

Carroña, de Eric Fleitas e Luciana Garraza (2019), Ação/Crime/Horror, Argentina

Em um mundo pós-apocalíptico com regras próprias, Tisha, uma assassina e traficante de órgãos, busca vingança por um crime que marcou sua vida.

O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão (2020), Aventura/Horror/Fantasia, Brasil

Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.

Cisto, de Tyler Russell (Cyst, 2020) , Horror/Ficção-Científica, EUA

Na década de 1960, um médico de uma pequena cidade inventa um laser para remover anormalidades da pele. Ele faz de tudo para obter a patente de sua máquina, mas sua enfermeira acha que a máquina é perigosa e não está pronta. Sua teimosia faz com que a máquina funcione mal, gerando um cisto monstruoso que cria vida.

Dancing Mary, de SABU (2019), Horror/Fantasia, Japão

Kenji faz parte da equipe de construção de um shopping center. Para isso, um antigo salão de dança deve ser destruído, mas os esforços para demolir o prédio são sabotados por um poder misterioso. Nenhum exorcista consegue encontrar a solução, mas a estudante Yukiko, que tem a habilidade de falar com fantasmas, descobre que é o espírito da dançarina Mary que amaldiçoa o local.

Danger! Danger!, de Lexie Findarle Trivundza e Nick Trivundza (2020), Ação/Aventura/Ficção-Científica, EUA

É 1985 e o aventureiro Jonathan Danger faz um pouso forçado em uma ilha da costa da África. Ele procura um templo secreto que pode ser sua passagem para voltar no tempo. Mas os soviéticos chegaram primeiro – e também querem mudar o passado. Mesmo sequestrado e com  um pulmão perfurado, Danger não desistirá de seu objetivo.

A Dark, Dark Man, de Adilkhan Yerzhanov (2019), Thriller/Drama, Cazaquistão/França

Um menino é morto em uma pequena cidade do Cazaquistão. O detetive Bekzat quer encerrar rapidamente o caso: afinal, um culpado já foi encontrado pela polícia local. Mas, quando chega uma jornalista da cidade grande, tudo desmorona. Agora, Bekzat deve conduzir uma investigação real, seguindo os protocolos, pela primeira vez em sua carreira.

Cisto, será exibido no Fantaspoa

Este Jogo Se Chama Assassinato, de Adam Sherman (This Game’s Called Murder, 2021), Thriller/Comédia, EUA

Um conto moderno de humor sombrio sobre ganância, romance e inocência perdida em uma sociedade alienada e devotada ao consumo e à exposição nas redes sociais.

Frank e Zed, de Jesse Blanchard (2020), Animação/Horror, EUA

O zumbi Zed e o cadáver reanimado Frank, são inimigos, mas dependem um do outro para sobreviver e vivem isolados, até que um magistrado faminto por poder engana um grupo de aldeões para atacar seu castelo solitário, cumprindo uma antiga profecia: A Orgia do Sangue.

O Grande Salto, de Karim Lakzadeh (Shirjeh-ye Bozorg, 2021), Fantasia, Irã

Mard e Maryam embarcam em uma viagem cheia de aventuras para encontrar uma criança perdida junto com três integrantes remanescentes de uma trupe circense.

Get the Hell Out, de I-Fang Wang (2020), Comédia/Horror, Taiwan

Wang é um frustrado segurança do parlamento de Taiwan. Um incidente leva à demissão da legisladora Hsiung, que pede a Wang para substituí-la no próximo mandato, propondo atuar como sua assistente. Assim, o atrapalhado Wang se torna o novo membro do legislativo – e terá que enfrentar a corrupção, além de um apocalipse zumbi.

Hawk e Rev: Matadores de Vampiros, de Ryan Barton-Grimley (Hawk and Rev: Vampire Slayers, 2020), Comédia/Horror, EUA

Philip “Hawk” Hawkins não sonha apenas em matar vampiros – ele come, dorme, e respira desejando isso. Depois de ser expulso do Exército por esfaquear outro soldado, Hawk fica entediado de trabalhar como segurança noturno em sua cidade natal, Santa Muerte, e decide, junto com seu parceiro Rev, ir atrás dos sanguinários vampiros.

História do Oculto, de Cristian Ponce (Historia de lo Oculto, 2020), Horror, Argentina

Na última transmissão de “60 Minutos Antes da Meia-Noite”, o programa jornalístico mais assistido da televisão, a estrela da noite é Adrián Marcato, que se prepara para desvendar os laços do presidente com o satanismo.

Kontora, de Ansul Chauhan (2019), Drama/Mistério/Fantasia, Japão

Guiada pelo diário escrito por seu avô durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem Sora procura por um tesouro na floresta de sua cidade natal. Enquanto isso, um misterioso morador de rua mudo que caminha de costas poderá ser o catalisador para recompor o relacionamento abalado de Sora com o seu pai.

Marionete, de Elbert van Strien (Marionette, 2020), Mistério/Thriller, Holanda/Luxemburgo/Reino Unido

A psiquiatra infantil Marianne se muda para a Escócia a fim de começar uma nova vida. Um de seus novos pacientes é Manny, uma criança calada e enigmática de dez anos que faz desenhos de eventos traumáticos e diz controlar o futuro. Quando os desenhos obscuros se tornam realidade, Marianne inicia uma busca obsessiva que mudará sua vida para sempre.

Frank e Zed, animação de horror, será exibido no Fantaspoa

Mate Enterre Ganhe, de Michael Lovan (Murder Bury Win, 2020), Comédia/Crime/Horror, EUA

Três amigos criam um jogo de tabuleiro, porém se frustram quando a campanha de crowdfunding para lançá-lo comercialmente fracassa. Um misterioso homem propõe distribuí-lo como seu criador, entretanto uma disputa pelos direitos do produto deixa o trio com um cadáver nas mãos. Eles logo percebem que, estranhamente, o acidente que culminou na fatalidade se parece com sua criação.

Mister Limbo, de Robert G. Putka (2021), Drama/Comédia/Fantasia, EUA

Dois estranhos acordam no meio do deserto sem memória de nada – incluindo seus nomes. Eles estão mortos ou apenas estiveram curtindo sem limites? Uma odisseia cinematográfica que fala sobre amizade, arrependimento, cinismo, fé e empatia.

Moscou Não Acontece, de Dmitry Fedorov (Moskvy ne byvayet, 2020), Comédia/Thriller/Ficção-Científica, Rússia

Numa pequena cidade russa cheia de segredos, Lesha conhece a bela Masha. Ela mostra fotos deles, das quais ambos não conseguem se lembrar. Lesha descobre também que seu pai desaparecido faleceu faz alguns dias, deixando uma série de bilhetes misteriosos. Enquanto isso, uma gangue local e um misterioso homem de Moscou passam a persegui-los.

Noturna – A Noite do Velho Homem, de Gonzalo Calzada (Nocturna – La Noche del Hombre Grande, 2020), Drama/Mistério/Thriller, Argentina

A história de Ulisses, um homem de quase 100 anos e que está à beira da morte. Na última noite de sua vida, mentalmente fragilizado e torturado pelo remorso, ele vivencia algo que o obriga a repensar seu passado, seu presente e sua visão sobre a realidade.

Playdurizm, de Gem Deger (2020), Drama/Fantasia/Horror, República Tcheca

Quando um adolescente se vê preso em uma realidade alternativa com seu ídolo do cinema, ele faz tudo em seu alcance para ser possuído por este homem, ignorando as evidentes pistas de como ele foi parar lá.

Post Mortem, de Péter Bergendy (2020), Horror/Mistério/Thriller, Hungria

No inverno de 1918, Tomás, um jovem que trabalha com fotografia post-mortem, acaba em uma pequena aldeia húngara. Os estranhos sons noturnos, as mortes misteriosas e as figuras sombrias que aparecem em suas fotos o impelem a ir embora. Mas Tomás retorna à aldeia para investigar as intenções dos fantasmas e encontrar uma maneira de se livrar deles.

Querida, Você Não Vai Acreditar, de Yernar Nurgaliyev (Zhanym, Ty Ne Poverish, 2020), Comédia/Horror, Cazaquistão

Após brigar com sua esposa, que está grávida de quase 9 meses, Dastan, incapaz de suportar os constantes xingamentos, decide fugir para passar um dia com seus dois melhores amigos. Os homens planejam ir pescar, mas uma série de acontecimentos imprevistos e incompreensíveis mudarão drasticamente seus planos.

Sangue Vurdalak, de Santiago Fernandéz Calvete (2020), Horror/Thriller, Argentina/Singapura

Após matar um vampiro, um homem volta para casa durante a hora mágica, entre o dia e a noite, sem saber se ainda é um homem ou se foi transformado em um monstro. Sua família precisa descobrir antes que seja tarde demais.

O Som da Violência, de Alex Noyer (Sound of Violence, 2021), Horror/Thriller, EUA/Finlândia

Aos 10 anos, em meio ao brutal assassinato de sua família, Alexis recupera sua audição e desenvolve habilidades sinestésicas. Adulta, ela descobre o prazer nos sons de lesões corporais e segue uma carreira na música, compondo sua obra-prima por meio de terríveis assassinatos.

Veja também nossa lista sobre Cidade Invisível, série de fantasia da Netflix inspirada no folclore brasileiro:

Imagem de perfil
sobre o autor Cristiano Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Twitter e Instagram: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"