Falcão e o Soldado Invernal recebe classificação indicativa alta na Holanda

Capa da Publicação

Falcão e o Soldado Invernal recebe classificação indicativa alta na Holanda

Por Gus Fiaux

Um dos próximos lançamentos do Universo Cinematográfico da MarvelFalcão e o Soldado Invernal vai estrear no próximo mês, substituindo WandaVision no catálogo semanal do Disney+. A série vai mostrar algumas consequências de Vingadores: Ultimato e vai se focar na passagem de manto do Capitão América, enquanto os protagonistas titulares lutam contra forças terroristas ao redor do mundo.

A série ainda não estreou, mas está causando um certo burburinho graças à sua classificação indicativa na Holanda. No país, de acordo com o Kijkwijzer – o órgão responsável por determinar as recomendações etárias para cada produto midiático e audiovisual -, a série terá uma classificação indicativa de +16 anos. Assim sendo, a série terá a maior classificação indicativa de todos os produtos da Marvel Studios na Holanda.

É importante citar que os sistemas de classificação etária são diferentes ao redor do mundo e isso não significa necessariamente que a produção chegará ao Brasil com censura +16, já que diversos fatores culturais influenciam a decisão de cada órgão por região. Ainda assim, é curioso notar que Falcão e o Soldado Invernal esteja recebendo essa classificação, com base nas justificativas de “violência” “linguagem imprópria”.

Anthony Mackie e Sebastian Stan como Sam Wilson e Bucky Barnes

Até o presente momento, todos os filmes da Marvel Studios possuíam classificação indicativa de no máximo +12 anos na Holanda. WandaVision, a primeira série do estúdio, começou com classificação livre e, em seus dois últimos episódios, conquistou o selo de +14. Isso pode nos ilustrar um pouco o teor e os parâmetros usados nos Países Baixos, mas ainda nos deixa curiosos para saber o que será da próxima série do estúdio.

Curiosamente, essa classificação acaba aproximando Falcão e o Soldado Invernal de outras séries da Marvel produzidas fora do contexto da Marvel Studios – por exemplo, é a mesma classificação indicativa dada à segunda temporada de Demolidor e à segunda de Jessica Jones, ambas produzidas pela Netflix e sem muita relação com o Universo Cinematográfico da Marvel. 

Falcão e o Soldado Invernal terá apenas 6 episódios e deve estrear no Disney+ no dia 19 de março, com episódios semanais liberados todas as sextas-feiras. É a segunda série original da Marvel Studios na plataforma digital da Disney, e pode trazer conexões com outros filmes da franquia, como o longa solo da Viúva Negra.

Abaixo, fique com tudo o que você precisa notar no trailer mais recente de Falcão e o Soldado Invernal:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux