Eternos: Salma Hayek explica porque Ajak será uma mulher no filme

Capa da Publicação

Eternos: Salma Hayek explica porque Ajak será uma mulher no filme

Por Gabriel Mattos

Eternos é o próximo lançamento do Marvel Studios nos cinemas, explorando o conceito de família pelo olhar de um grupo bem diferente de alienígenas. Muita coisa precisou ser mudada na hora de adaptar os quadrinhos, inclusive o gênero da líder do grupo, Ajak, que será interpretada por Salma Hayek no longa.

Uma perspectiva única

A história vai acompanhar a trajetória dessa raça imortal ao longo de milênios, protegendo os terráqueos dos perigosos Deviantes. Mas enquanto nos quadrinhos, esta equipe era liderada por um homem, a diretora Chloé Zhao decidiu que Ajak deveria ser uma mulher, para encaixar melhor com a sua visão para o filme.

Em entrevista a Total Film, Salma contou como suas conversas com a diretora acabaram moldando a personagem em algo que fortalecesse os temas da narrativa.

“Chloé decidiu encarar o conceito de liderança pela perspectiva da maternidade…,” revela a atriz,  “Minha personagem, que era um homem nos quadrinhos, agora é uma mulher. Então ao invés de só mudar o gênero, eu propus realmente trazer algo que fosse bem específico da feminilidade.”

Ajak funciona como uma mãe para os Eternos

Líder habilidosa

A habilidade de Chloé Zhao em construir protagonistas femininas calorosas e poderosas vem sendo elogiada ao longo de sua carreira, rendendo prêmios importantes como seu Oscar por Nomadland, no início do ano.

Entretanto, a mudança trouxe novos desafios para Salma, que precisou equilibrar aspectos conflitantes que surgiram em Ajak para que sua dinâmica com o resto do elenco fosse simples de compreender.

Eu não sou uma mãe. Eu sou uma alienígena. Eu não posso ter filhos,” explica, “Eu tenho que guiar eles nas coisas… Nos temos uma missão na vida, no mundo. Uma mãe também tem que guiar suas crianças. Quando eles não se comportam, ela vai brigar com eles, mas sempre de uma perspectiva de maternidade… Tem uma certa empatia nisso — embora eu não possa ter empatia, por ser uma alienígena. Então isso faz tudo ficar mais interessante…”

O que você espera de Ajak em Eternos? Não deixe de comentar!

Eternos chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 5 de novembro.

Fique com: