Empresa diz que armaduras do Homem de Ferro serão comuns no futuro

Capa da Publicação

Empresa diz que armaduras do Homem de Ferro serão comuns no futuro

Por Raphael Martins

Não é raro ver tecnologias que antes pareciam coisa de ficção científica acabarem virando realidade depois de alguns anos. Vários itens apresentados em Star Trek e De Volta Para o Futuro, por exemplo, se tornaram parte da vida cotidiana décadas depois de aparecerem nas telas. E ao que parece, o mesmo pode acontecer com as armaduras do Homem de Ferro, que já tem suas contrapartes reais em desenvolvimento.

De acordo com o site BBC, a fabricante de exoesqueletos SuitX acredita que haverá uma distribuição em massa deste tipo de tecnologia, que poderá ser adquirida ou encomendada em lojas. Homayoon Kazerooni, fundador da companhia, disse:

“Não há dúvidas na minha mente de que esses dispositivos eventualmente serão vendidos em lojas de hardware. Com os preços baixando, você poderá simplesmente comprá-las em lojas de departamentos.”

Hoje, exoesqueletos ainda são usados apenas no âmbito militar ou em campos de testes, com o objetivo de aprimorar as capacidades físicas de seu usuário para realizar todo tipo de tarefa. Segundo Kazerooni, o uso de exoesqueletos deve facilitar bastante a vida do trabalhador braçal e até diminuir custos com segurança:

“Nós mostramos que a atividade muscular nas costas nos ombros e nos joelhos caiu para 50%. Se a atividade muscular diminui, significa que o risco de lesão muscular é menor. Isso significa que os gerentes de fabricas obtém mais produtividade, seus custos com segurança são menores e há menos dias de trabalho perdidos por causa de lesões. Há menos custos e mais produtividade.”

O exoesqueleto da SuitX: a expectativa da empresa é a de que o grande público tenha fácil acesso

Embora não sejam tão vistosas ou cheias de recursos como as armaduras usadas por Tony Stark, os exoesqueletos da vida real podem significar uma mudança e tanto na área industrial. Jason Cottrell, presidente da fabricante MyPlanet, disse que “dispositivos que dão suporte à estrutura de uma pessoa enquanto ela faz seu trabalho irão mudar de forma fundamenta como as empresas funcionam”. Trajes feitos pela Delta Airlines, por exemplo, ajudam seus usuários a levantarem facilmente pesos de até noventa quilos por períodos de até oito horas.

Mas nem tudo são rosas. Segundo Sandra Watcher, professora da universidade de Oxford e especialista em inteligência artificial, ressaltou que muitos destes exoesqueletos possuem uma inteligência artificial incorporada a eles, e que mesmo que elas não sejam tão avançadas quanto o J.A.R.V.I.S., isso poderia levar a novas formas de vigiar o ambiente de trabalho, fazendo com que as pausas e a velocidade dos funcionários fossem meticulosamente monitoradas e comparadas.

Exoesqueleto produzido pela Delta Airlines: com ele, funcionários conseguem levantar pesos de até 90 quilos com relativa facilidade e por longos períodos de tempo

E vocês, querem ver esta tecnologia sendo usada de forma comum por aí? Gostariam de testar algum dia? Deixem seus comentários!

Veja também: