Dragon Ball: Por que um dos golpes mais poderosos é tão esquecido na franquia?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que um dos golpes mais poderosos é tão esquecido na franquia?

Por Flávia Pedro

O golpe Mafuba (também conhecido como Onda de Concentração do Mal pela dublagem da Funimation) é bem conhecido entre os fãs de Dragon Ball, porém pouco utilizado. Isso porque antes dos eventos da série clássica, na idade 461 o Mestre Mutaito sela o Rei Demônio Piccolo em uma panela de arroz utilizando este ataque. Isso acabou custando a vida do Mestre (via CBR).

Futuramente, após a libertação de Piccolo de seu selamento, outro personagem tenta realizar o ataque. Mestre Roshi insiste para que Tenshinhan não aprenda esta técnica e resolve lidar com o Rei Demônio sozinho. Isso não funciona e resulta na morte de mais um mestre.

A técnica Mafuba.

Porém essa regra da morte nem sempre é mantida. Em primeiro momento, ela falha com Tenshinhan  que, contra a vontade e após a morte de seu mestre, aprende o golpe e falha em sua execução. Diferente do que vimos antes, Tenshinhan permanece vivo, mas isso acontece apenas no anime. Já no mangá, Mestre Kami tenta usar a técnica na tentativa de selar Piccolo novamente,  mas o herdeiro do Rei reverte o ataque sem que ele ou Kami morressem.

Mestre Kame utilizando a Mafuba.

Isso acaba definitivamente com a regra da morte ao utilizar este poder. Inicialmente faria sentido os guerreiros não realizarem se ela garante a morte do usuário, mas como isso foi desmentido, qual o motivo para não ser utilizada?

As lutas contra Vegeta, Freeza, Cell e Boo poderiam ser facilmente resolvidas com uma panela de arroz e esta técnica. Mas há uma teoria de que a força do guerreiro está diretamente ligada ao seu sucesso com a técnica ou seu fracasso que o leva à morte.

Porém, quem conhece a franquia sabe que seus personagens não lutam apenas para salvar o planeta, mas também para testar suas habilidades e medir seu poder. Tanto Goku quanto seus amigos não gostariam de apelar em batalha utilizando tal técnica que os impediriam de ter uma boa luta.

Além disso, ao longo da série a técnica se mostrou poderosa, mas não muito eficaz. Apenas seu uso contra Piccolo e Dercori funcionaram efetivamente.

O Mafuba então é uma técnica que se tornou conhecida entre os fãs de Dragon Ball e tem motivos para isso. Mas a desvantagem de uma possível morte acaba criando um dilema para aqueles que poderiam utilizá-la, sendo um bom motivo para seu uso com moderação. Ainda assim, mesmo sem esse perigo, é possível que os personagens optassem por não usar esse poder sempre, já que isso os impediria de participar de grandes batalhas.

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro