Dragon Ball: Por que a família real saiyajin é tão poderosa e como Goku conseguiu superá-los?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que a família real saiyajin é tão poderosa e como Goku conseguiu superá-los?

Por Melissa de Viveiros

Dragon Ball Z introduziu os saiyajins à franquia Dragon Ball, revelando que Goku fazia parte da raça de guerreiros extraterrestres. Orgulhosos e muito poderosos, os integrantes dessa raça frequentemente são considerados mais fortes que personagens de outras raças, com a família real se destacando em nível de poder. Entenda aqui o motivo para eles serem guerreiros de elite, e o porquê de o protagonista ainda assim conseguir superá-los (via CBR).

De acordo com o que é apresentado na franquia, os saiyajins são uma raça orgulhosa de guerreiros conquistadores. Com uma civilização baseada nisso, não é surpreendente que os mais fortes entre eles acabaram se tornando os governantes. Enquanto o Rei Vegeta era considerado um dos lutadores mais fortes de seu planeta, o príncipe Vegeta era considerado um prodígio, ainda mais poderoso do que o esperado para alguém em sua idade. Ainda assim, a trama mostra que a família real empregava táticas pouco nobres para manter sua supremacia, eliminando qualquer um que pudesse se tornar mais forte antes que eles tivessem a chance.

Um dos grandes exemplos disso é Broly. Um filme de 1993, não considerado parte do cânone de Akira Toriyama, mostrava a origem do personagem, cujo poder extraordinário foi detectado ainda na infância. Temendo o que isso significaria para ele e seu filho, o rei Vegeta ordena que o garoto e seu pai sejam assassinados. Apesar disso não ser oficialmente parte da história, a introdução canônica de Broly em 2018 apresenta algo semelhante, com o personagem e seu pai fugindo do planeta após o rei perceber o enorme poder que ele possui.

O rei Vegeta.

Ainda que a tentativa de assassinato não aconteça, isso sugere que situações semelhantes já aconteceram antes, com a família real fazendo de tudo para manter seu status como os mais poderosos entre os saiyajins. Isso explica como eles se mantiveram nessa posição após conquistá-la, além de esclarecer a razão para que poucos sejam fortes o suficiente para desafiá-los.

Como Goku se tornou mais poderoso que a família real?

Goku não sofreu o mesmo que Broly porque ele nasceu com um nível de poder relativamente baixo, sendo mandado para conquistar a Terra devido aos humanos serem considerados fracos. Conseguindo se livrar da programação mental dos saiyajins, o protagonista acaba se mostrando um lutador nato, se tornando cada vez mais forte com o treinamento de seu avô adotivo, Gohan, bem como do mestre Kame. Ainda que fosse considerado fraco em comparação a outros saiyajins, o personagem passa por coisas que o deixam ainda mais forte, permitindo que ele chegue ao nível de Vegeta em Dragon Ball Z.

A saga que dá início à fase Z traz a revelação sobre os saiyajins, com Goku se sacrificando para proteger a Terra de seu irmão mais velho, Raditz. Em seguida, ele é treinado por Kaioh, o que eleva seu potencial e permite que seu corpo vá além dos limites normais. O treinamento e inovação do protagonista permitem que ele continue a se fortalecer, até superando Vegeta em certas ocasiões, embora o princípe frequentemente diminua essa distância nos níveis de poder dos dois.

Quando os dois estavam sendo treinados juntos no início de Dragon Ball SuperWhis explica que Vegeta tem uma mente estratégica superior, mas pensa demais sobre sua estratégia. Em comparação, Goku é espontâneo, dependendo mais de seu instinto. Isso impacta como eles treinam, com o primeiro em busca de poder puro enquanto o segundo está sempre buscando se melhorar. Ainda que ambos se tornem cada vez mais fortes como resultado, essa diferença permitiu que o protagonista não só chegasse ao nível de um prodígio da família real saiyajin, como também o superasse em diversas ocasiões.

Fique com: