Demon Slayer: Em que período se passa a história de Kimetsu No Yaiba?

Capa da Publicação

Demon Slayer: Em que período se passa a história de Kimetsu No Yaiba?

Por Flávia Pedro

Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba se tornou um dos animes mais populares da atualidade. Algo que chama a atenção no anime, porém, são as particularidades que resultam do período histórico em que o anime se passa. Tanjiro e seus amigos vivem durante uma época conhecida como Era Taishō.

Mas o que é a Era Taishō? Vamos te contar o que você precisa saber sobre esse período e sua relação com o anime de Demon Slayer neste artigo!

Como foi a Era Taishō Historicamente

Oni no anime Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba.

Como podemos acompanhar no decorrer da história, a primeira temporada se inicia com uma estética mais simplista e medieval. Enquanto isso, durante o filme Mugen Train e o início da segunda temporada, já é notável um certo avanço civilizatório.

Isso acontece porque o anime se passa entre o período de 1912 a 1926, que no Japão ficou conhecido como Era Taishō. Ela se caracterizou principalmente por ter sido um tempo onde ocorriam diversos problemas, tanto políticos quanto econômicos, acarretados pelo reinado do Imperador Taishō.

Essa era teve uma duração de 15 anos, acontecendo após o período Edo (um dos mais explorados pelos animes). A mudança em relação à evolução social de um período para o outro é muito perceptível.

Referências no anime

Era normal nessa época que vilas do interior fossem mais rústicas, enquanto as cidades centrais já se mostravam bastante desenvolvidas. Isso fica muito bem representado no arco do Trem Infinito quando o personagem Inosuke se assusta ao ver o trem e acredita que aquilo é um monstro devorador de pessoas.

Primeira vez que Inosuke vê um trem.

Isso aconteceu pois Inosuke não estava habituado com a cidade grande, e aquele foi o primeiro trem que o garoto viu na vida. Como algo grande, desconhecido, que faz barulhos e solta fumaça, o personagem achou que se tratava de um monstro, afinal isso é normal no cotidiano dele.

Enquanto isso, os policiais da cidade queriam prender os jovens porque ali ninguém mais andava com uma katana a tira-colo, parecendo algo bem estranho e suspeito.

Outra referência importante são as roupas do antagonista. Muzan nitidamente usa roupas diferentes dos padrões japoneses. Vestindo ternos mais “modernos”, o visual do vilão leva até alguns fãs a brincarem com o fato dele ser muito semelhante ao Rei do Pop, Michael Jackson.

Muzan no meio da multidão no centro da cidade.

Durante a Era Taishō o Japão abriu suas portas para o resto do mundo em diversos sentidos, incluindo em relação ao comércio. O que permitiu a entrada de diversas influências de fora, incluindo o tipo de vestimenta que vemos Muzan usando.

Outro ponto é que a diferença social entre vilas menores e cidades grandes nesse período era bem alta. Não é à toa que vemos Tanjiro tão surpreso com tantas luzes, agitação e tecnologia em Tóquio.

Tanjiro e Nezuko ao chegarem em Tóquio.

É nesse período histórico que o famoso anime é ambientado, trazendo em sua trama não só o visual da Era como referência, mas a própria dinâmica social em que os personagens estão inseridos.

Confira também nossa lista: