Capa da Publicação

Marvel explica por que o Cavaleiro Negro é o “Anti-Thor” nas HQs

Por Gus Fiaux

Cavaleiro Negro é um dos heróis mais fascinantes da Marvel. Mergulhado nas lendas e mitos arturianos, o herói é conhecido por empunhar a Espada de Ébano, uma arma extremamente poderosa que representa uma maldição na vida de seu dono. Porém, uma nova HQ da Casa das Ideias explica as similaridades e diferenças entre o Cavaleiro Negro e um certo Deus do Trovão…

Em Black Knight: Curse of the Ebony Blade #1, lançada nas bancas norte-americanas na última quarta-feira (17), vemos Dane Whitman, o Cavaleiro Negro, conversando com uma inteligência artificial a respeito do peso que carrega em sua alma por empunhar a Espada de Ébano. Ele explica como cada vez que usa a arma, fica mais sombrio e descontrolado – e teme o que pode fazer quando perder completamente o controle.

Logo após isso, Dane recebe um chamado do Pantera Negra para ajudá-lo a derrotar uma horda de criaturas más no Central Park. Ele vai sem pestanejar, e lá encontra um Vingador com quem sempre teve um desafeto: O Poderoso Thor. O Deus do Trovão fica incomodado pela chegada de Dane, mas em certo momento da luta contra as criaturas, tenta erguer a Espada de Ébano e não consegue.

A espada de alimenta das trevas em Dane.

Chocado com isso, Thor questiona ao Cavaleiro o motivo de não ter conseguido empunhar a espada. Sem hesitar, o herói responde apenas: “Porque ela só fica leve nas sombras”. Basicamente, o que temos aqui é a confirmação de que o Cavaleiro Negro é uma espécie de “Anti-Thor“. Ou seja, enquanto o Deus do Trovão precisa estar digno e puro para empunhar seu Mjölnir, o Cavaleiro Negro precisa estar em momentos sombrios e densos.

Essa ideia já havia sido explorada anteriormente, mas não com a comparação com o Thor. Basicamente, a Espada de Ébano é uma lâmina amaldiçoada que só escolhe quem tem uma mancha profunda na alma para servir como o seu dono. Ela se alimenta de sentimentos negativos como raiva, medo, angústia e ódio para ficar mais forte e aniquilar os seus oponentes.

A rivalidade entre Thor e o Cavaleiro Negro não é de hoje, aliás. O Deus do Trovão nunca confiou plenamente no herói, uma vez que Dane Whitman era sobrinho de um grande vilão dos Vingadores, tendo inclusive herdado o manto de Cavaleiro Negro dele. Thor sempre achou que o modo de falar arcaico e a soberba de Dane fossem, de certa forma, uma maneira do Cavaleiro “zoar” com ele.

Cavaleiro Negro será interpretado por Kit Harrington em “Eternos”.

Black Knight: Curse of the Ebony Blade #1 está à venda nas bancas norte-americanas, ainda sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, veja 10 coisas que você precisa saber sobre o Cavaleiro Negro:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux