Capitão Marvel é da DC? Shazam é da Marvel? Entenda a treta por trás dos nomes do herói

Capa da Publicação

Capitão Marvel é da DC? Shazam é da Marvel? Entenda a treta por trás dos nomes do herói

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, um dos personagens que saiu do nicho dos fãs de quadrinhos e dominou o mainstream foi o Shazam, que ganhou o próprio filme solo em 2019. Conhecido por seus poderes, herdados de seis divindades antigas, ele é heróico e poderoso, sendo capaz de enfrentar o Superman de igual para igual.

Porém, o que muita gente não sabe é que, quando o personagem foi criado, o seu nome original era Capitão Marvel. De lá para cá, muita coisa mudou – ele trocou de editora e acabou tendo seu nome mudado para evitar questões legais. No artigo de hoje, você vai descobrir toda a treta por trás do nome do Shazam!

Capitão Marvel e sua Família Marvel.

O nome original do Shazam

Criado por C.C. Beck e por Bill Parker em 1939, o Capitão Marvel foi um herói da Fawcett Comics, uma das várias editoras de quadrinhos de super-heróis que existia na Era de Ouro. Sua primeira aparição acabou se dando em fevereiro do ano seguinte, 1940, nas páginas de Whiz Comics #2. Aqui, conhecemos a história de Billy Batson, um garoto que ganha poderes mágicos ao gritar a palavra “Shazam”.

Em 1941, a DC Comics processou a Fawcett por quebra de direitos autorais, ao alegar que o personagem era uma cópia do Superman. Após sete anos de disputa judicial, o julgamento começou em 1948. Porém, o parecer inicial foi a favor da Fawcett, já que existia a argumentação de que a DC (na época, National Comics) estava sendo negligente com os direitos de publicação do Homem de Aço.

Em 1952, a DC apelou na Corte para um novo julgamento, provando que os direitos de publicação do Superman eram válidos. No ano seguinte, DC Fawcett entraram em acordo, já que as vendas de Captain Marvel Adventures não estavam mais em alta. Por isso, a Fawcett decidiu encerrar a publicação da revista do herói, deixando ele na gaveta por anos.

Na metade dos anos 60, a DC Comics começou a comprar os direitos e licenças de vários personagens de diferentes editoras, incorporando-os ao seu universo nas HQs. Esse foi o caso do Capitão Marvel, após um acordo traçado em 1972. Assim, o herói ressurgiu nos quadrinhos em Shazam! #1, com roteiros de Dennis O’Neil – contudo, o personagem passou por uma grande reformulação a partir daí.

O personagem passou a ser chamado de Shazam.

De Capitão Marvel para Shazam…

Em 1972, a revista do herói continha o subtítulo “The Original Captain Marvel” – ou “O Capitão Marvel Original“. Porém, na época, a Marvel Comics já tinha criado Mar-Vell, seu próprio Capitão Marvel, que tinha se tornado um herói regular da editora, participando das aventuras dos Vingadores. O personagem foi criado por Stan Lee Gene Colan em 1967 – e seus direitos autorais foram registrados, já que na época, o “Capitão Marvel Original” não estava sendo publicado há mais de dez anos.

Marvel então enviou uma carta de C&D (cessar e desistir) para a DC Comics tirar o subtítulo da revista, já que isso afetava diretamente as vendas da HQ de Mar-Vell. A ideia era que, por conta dos direitos autorais adquiridos pela Marvel, a DC não podia usar o título “Capitão Marvel” de forma proeminente na capa, ainda que pudesse fazer referências a essa alcunha nas páginas internas.

Por isso, a DC substituiu de vez o nome do personagem para Shazam – tanto que, na décima quinta edição da revista, o subtítulo foi trocado para “The World’s Greatest Mortal” – “O Mortal Mais Poderoso do Mundo“. Por outro lado, a Marvel nunca abriu mão dos direitos do nome.

A prova disso é que, ao longo dos anos, eles foram publicando várias histórias com outros Capitães Marvel, fazendo várias passagens de manto desses heróis. Monica Rambeau foi a primeira substituta de Mar-Vell – e uma das mais famosas, chegando a liderar os Vingadores -, mas também tivemos Genis-Vell e, mais recentemente, Carol Danvers. O Shazam continua indo bem na DC, com sua própria franquia cinematográfica e vários títulos solo.

Abaixo, veja 10 coisas que você precisa saber sobre a Família Shazam: