Boruto: O que a tragédia do último capítulo significa para Naruto?

Capa da Publicação

Boruto: O que a tragédia do último capítulo significa para Naruto?

Por Márcio Jangarélli

Atenção: Alerta de Spoilers!

Agora sob a direção de Masashi Kishimoto, o criador da saga original, Boruto entregou uma reviravolta devastadora para os fãs da história de Naruto. Em um momento desesperado, o Nanadaime tomou uma decisão drástica que afetou um ponto chave da história do Narutinho.

Para aqueles que estão confusos e querem entender melhor o que aconteceu, preparei esse texto para explicar a decisão do Naruto, os eventos que se desenrolaram a partir daí e o que isso deve significar para o futuro da trama de Boruto. Nem precisa dizer que vem vários SPOILERS em frente, né?

Segura a emoção e vem comigo nessa!

O que aconteceu com o Naruto em Boruto?

Momentos desesperados pedem medidas desesperadas, certo?

Boruto está passando por um momento decisivo em sua história: os ninjas de Konoha lançaram uma ofensiva contra Isshiki Otsutsuki, o líder da Kara. Foi uma batalha extremamente difícil quando, com exceção da Kaguya, esse foi o inimigo mais poderoso que Naruto, Sasuke e seus pupilos já enfrentaram.

Em um momento onde tudo parecia perdido, Naruto estava chegando no campo de batalha sem planos, disposto a dar sua vida para que Isshiki fosse detido. Assim, depois de ponderar um pouco, Kurama – a Raposa de Nove Caudas – afirma que possui um jeito do Nanadaime derrotar o vilão, mas isso realmente custará a vida dos dois, jinchuuriki e bijuu.

Assim conhecemos o Modo Baryon, uma nova transformação vinda da união entre Naruto e Kurama, que a Kyuubi explica ser uma técnica suicida, quando cria quase que uma fusão nuclear entre o chakra dos dois e extrai seu poder desse contato explosivo. A drenagem de energia é rápida, o modo só pode ser usado por pouco tempo e culminaria na morte dos dois.

Com Isshiki derrotado, vemos o Naruto caído, aparentemente morto. No entanto, em uma última conversa interna entre o Nanadaime e Kurama, a Raposa de Nove Caudas explica que enganou seu jinchuuriki mais uma vez. O Modo Baryon na verdade custa apenas a vida do bijuu. Assim, a Kyuubi se despede do Naruto enquanto desaparece.

O que é o Modo Baryon do Naruto?

Capa da edição 52 de Boruto onde o Modo Baryon foi mostrado.

Como a Kurama explica, essa é uma transformação absurdamente forte, mas que tem como preço a vida do bijuu. É quase como uma fusão nuclear entre os chakras da Kyuubi e do Naruto, onde a energia vinda dessa colisão é o que alimenta o poder dessa forma.

Antes disso, o Naruto mostrou algumas variações da sua fusão com a Kyuubi. Além dos mantos de chakra que o vemos liberando desde a história original, depois que fez as pazes com o bijuu ele conseguiu usar o Modo Kyuubi, que é aquela transformação dourada, e o Modo Bijuu, onde seu chakra expande e assume a forma da Raposa de Nove Caudas.

Já o Modo Baryon segue por outro caminho. Conforme vemos no mangá, Kurama conhece essa técnica, mas a estava guardando para um momento crítico. Diferente das outras transformações onde o Naruto pega emprestado chakra do bijuu ou lhe é cedido chakra por alguém, nesse modo os núcleos de chakra do jinchuuriki e da besta colidem. O chakra dos dois serve de combustível para criar uma energia nova e, assim, são consumidos rapidamente. Como a Kyuubi é um ser de puro chakra, já dá para imaginar para onde isso vai, certo?

No Modo Baryon, Naruto conseguiu bater de frente com Isshiki Otsutsuki, coisa que ninguém passou perto. Na verdade, é a primeira vez que vemos um Otsutsuki desse nível levar dano real. Além disso, essa transformação vampiriza energia quando seus golpes acertam – puxando mais chakra para ser queimado. Essa foi a chave para deter Isshiki, não apenas o machucando, mas drenando o seu já curto tempo de vida.

Qual é o futuro do Naruto e da Raposa de Nove Caudas agora?

Será que Naruto sem Kyuubi funciona?

Aparentemente, Kurama realmente “morreu”. Ela deu sua vida conscientemente para salvar Naruto, seus entes queridos e o mundo ninja. Não dá para saber, porém, se essa morte é eterna, já que a Kyuubi é um ser feito de chakra e uma parte do Dez Caudas – e há um novo Dez Caudas na história.

Independente disso, agora, como a própria Kurama diz, o Naruto não possui “poderes sobrehumanos”. Pela primeira vez – com exceção de um curto período durante a Guerra – o Naruto é um ninja quase comum. Ele ainda é extremamente poderoso e digno do cargo de Hokage, mas não é mais quase um semideus ninja.

Isso é interessante especialmente porque o Sasuke também perde seu Rinnegan nessa batalha. Assim, esses dois ninjas que receberam um poder inimaginável no fim da aventura de Naruto, agora estão mais próximos da normalidade que nunca. O Naruto ainda é um mestre em Senjutsu e Ninjutsu e o Sasuke um prodígio ninja com a forma mais avançada do Sharingan, mas eles não possuem mais força para tentar enfrentar um novo ataque Otsutsuki.

Parece que essa foi a forma dos autores finalmente deixarem os problemas dessa história para a nova geração resolver. Talvez essas coisas sejam revertidas no futuro? Talvez. Mas, por ora, o mundo ninja está fragilizado e nem um pouco preparado para um novo ataque vindo de outra dimensão.

E aí, o que está achando da história de Boruto? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre os Otsutsuki: