Como o Ben de The Umbrella Academy morreu?

Capa da Publicação

Como o Ben de The Umbrella Academy morreu?

Por Leo Gravena

Em The Umbrella Academy um dos maiores mistérios – tanto da série quanto dos quadrinhos – é a morte de Ben Hargreeves, também conhecido como O Horror ou Número 6. A morte do personagem nunca foi explicada, porém algumas pistas já foram dadas, nos quadrinhos e nas séries, sobre o que pode ter acontecido.

Confira aqui tudo que já sabemos sobre a morte do personagem nessas duas mídias, as teorias dos fãs e o que o próprio Gerard Way, criador da história, disse sobre a resolução desse mistério:

Ben, o número 6, em The Umbrella Academy da Netflix.

A morte de Ben na série

Na série, Ben morreu em 2006, durante uma missão com a Umbrella Academy. O que aconteceu nessa missão, ou como Ben morreu exatamente, não sabemos, porém a série, assim como as HQs, mostra que o personagem não lidava muito bem com suas habilidades especiais e não gostava de utilizá-las em público.

Chamado de “O Horror”, o número 6 possuía a habilidade de invocar tentáculos de seres lovecraftianos de sua barriga, sendo um dos mais poderosos da equipe. Após seu enterro, Klaus o invoca e pede que fique com ele e “não vá para a luz”, dizendo que ele poderia fazer isso quando quisesse, em qualquer outro momento.

Mas desde que a série se inicia, pouquíssimo se sabe sobre Ben antes de sua morte, exceto que ele fica bastante chateado ao ler o livro de Vanya, dizendo que “não acreditava que ela escreveu aquilo”. Um dos momentos que mais alimentou as teorias dos fãs sobre sua morte, contudo, veio de quando sua estátua é mostrada na Mansão Hargreeves, com os dizeres: “Que a escuridão dentro de você encontre paz na luz”.

O fantasma de Ben conversa com Klaus em The Umbrella Academy: Hotel Oblivion

A morte do Horror nas HQs

Nos quadrinhos de The Umbrella Academy, até agora sabemos bem pouco sobre a morte do Número 6. Segundo Vanya, quando criança ele era bastante gentil, alegre e ingênuo, o que fazia com que ele fosse facilmente manipulado por Sir Reginald e pelo Spaceboy, o numero 1, já que sempre estava tentando impressioná-los.

Nas trama original, o pouco que sabemos da morte de Ben é que é dito, basicamente, que Sir Reginald Hargreeves e Luther o deixaram morrer, com o Nº 1 ainda se culpando pela morte de Ben.

De qualquer forma, é a morte do número 6 que faz com que a The Umbrella Academy desbande, com eles se reunindo novamente apenas após a morte de Sir Reginald.

Ben usando seus poderes na série

As teorias dos fãs

Na série, apenas Ben e Klaus não parecem muito felizes em serem “heróis”, porém nos quadrinhos, Pogo deixa claro em seu diário – escrito pouco antes da morte do nº 6 – que nenhuma das crianças gostava dessa vida, mas destaca especialmente Ben, dizendo: “Nenhuma das crianças querem ser heróis, e nenhum mais do que O Horror [00.06]. Ele está apenas tentando agradar Hargreeves e o Spaceboy. Eu suponho que isso seja normal o bastante para um adolescente humano, mas ele não está aprendendo a ser um indivíduo por si próprio”.

Dessa forma, com tudo que é apresentado sobre como ele não estava feliz com sua vida e não gostava de suas habilidades, muitos fãs acreditam que o Nº 6 se suicidou, tanto nos quadrinhos, quanto na série. A teoria também explica o motivo pelo qual a equipe debandou após sua morte e também porque Luther se culpa, já que como “líder do grupo” ele deveria saber que algo estava errado com Ben.

A teoria ganhou ainda mais força após o epitáfio na estátua de Ben mostrado na série da Netflix, “Que a escuridão dentro de você encontre paz na luz”, deixando claro que seu estado de mente não estava muito bem.

Outros, contudo, sugerem que a morte do personagem ocorreu de uma “forma boba” em uma missão, e a culpa de Luther vem de não ter visto e conseguido lidar com uma ameaça tão simples e salvado o irmão.

Ainda assim, é possível que a série e as HQs tragam explicações diferentes para a morte de Ben, já que vários outros pontos importantes dos quadrinhos foram alterados durante as duas temporadas da série, que em breve retorna para uma terceira.

Ben usando seus poderes nos quadrinhos de The Umbrella Academy

A morte do Nº 6 será explicada?

Em uma entrevista com a Forbes, Gerard Way explicou o motivo pelo qual ele nunca explicou o passado do personagem, dizendo: “Eu nunca realmente respondi isso. Eu originalmente apenas escrevi o personagem para estar morto. Essa era a função dele. Mas eu sempre soube que eu iria resolver isso”.

Ele também revelou que, por enquanto, possui oito volumes de The Umbrella Academy planejados, porém sugeriu que não sabe, exatamente, o que aconteceu com o Ben. Então resta aos fãs apenas esperar e descobrir quais os planos de Way para o personagem, que é bastante misterioso.

Já sobre o culpado pela morte do personagem, Way decidiu deixar um mistério que parece casar com algumas das teorias dos fãs, dizendo: “Eu acho que, talvez, todos eles tenham algum envolvimento na morte [de Ben]”. Caso o personagem estivesse depressivo e realmente tenha se suicidado, faria sentido já que nenhum dos seus irmãos, aparentemente, tentou o ajudar ou notou os sinais.

Em julho de 2020, nessa mesma entrevista em que revelou que a morte do Horror seria explicada nas HQs, Gerard Way também revelou que o vol. 4 seria intitulado The Umbrella Academy: Sparrow Academy, porém uma data de lançamento ainda não foi definida.

Já a terceira temporada da série, que irá apresentar a Academia Sparrow em uma realidade alternativa à que vimos até então, estreia em 2022.

Final da segunda temporada mostrou realidade alternativa na qual Ben continua vivo.

Aproveite e confira também: