Batman ou Homem de Ferro: Quem é o herói mais rico?

Capa da Publicação

Batman ou Homem de Ferro: Quem é o herói mais rico?

Por Gus Fiaux

Seja na Marvel, na DC Comics ou em qualquer outra editora que você possa imaginar, não há maior superpoder que o dinheiro. Através dele, algumas pessoas “normais” conseguem se tornar grandes heróis do dia para a noite, usando vários apetrechos, trajes especiais e até mesmo veículos impressionantes para combater o crime. E quando falamos nisso, é impossível não pensar imediatamente no Homem de Ferro e no Batman.

Dois bilionários podres de ricos, ambos já foram retratados como playboys e grandes empresários, seja nas HQs ou nos cinemas. Dotados de muita inteligência (e de uma herança familiar bem gorda), eles são donos de impérios da tecnologia e dos negócios empresariais. Mas você já parou para pensar em quem pode ser o mais rico deles? Se junto a nós e descubra!

A fortuna do Batman

Há alguns anos, a revista Forbes chamou vários especialistas em negócios e economia para deduzir quais seriam os quinze personagens fictícios mais ricos de todos os tempos. Assim, nasceu o Forbes Fictional 15, uma lista que era publicada com certa periodicidade, explorando a riqueza desses personagens em relação ao mundo real, analisando a inflação e a alta e baixa de seus negócios. Desde 2013, a lista não é atualizada, mas ainda nos dá algumas pistas para o momento atual desses personagens.

É claro que Bruce Wayne estava na lista – afinal de contas, seu maior superpoder é, de fato, o dinheiro. O Batman divide seu tempo entre caçar criminosos e vilões à noite, mas de dia ele é um baita empresário, filantropo e playboy que, além da herança de sua família, comanda a Wayne Enterprises, um dos maiores impérios da DC Comics. O foco da empresa nunca ficou claro, mas variava de tecnologiasaúde, vendas, manufatura e até filantropia.

Quem levanta essa ideia é o site Looper, que explica como a Wayne Enterprises sempre foi muito diversificada no que diz respeito aos seus produtos e áreas de trabalho. Na última estimativa levantada pela Forbes, em 2013, dizia-se que a fortuna de Bruce girava em torno de US$ 9,2 bilhões. Além disso, é importante lembrar como o personagem não precisa investir muito em seu próprio equipamento – já que a maior parte, por mais high-tech que seja, não é tão cara quanto exoesqueletos de alta potência e desempenho.

Quanto ao ramo imobiliário, também especula-se que Bruce não tenha muitas propriedades próprias além da famosa Mansão Wayne – que conta com tudo que ele precisa, como a Batcaverna e os seus automóveis, os civis e os bat-móveis. Por fim, seu staff pessoal também não demanda muito dinheiro, já que ele geralmente só aparece ao lado de poucos aliados, como Alfred Pennyworth Lucius Fox. Talvez suas maiores despesas venham no Natal, já que ele tem uma penca de filhos, biológicos e adotivos, para presentear…

A fortuna do Homem de Ferro

Por outro lado, o Tony Stark da Marvel sempre teve um direcionamento muito grande em sua vida. Além de ser o herdeiro do legado e da fortuna de Howard Stark, ele também manteve viva a companhia de sua família, a Stark Industries – que, diferente da empresa de Bruce, sempre teve um foco mais claro: tecnologia. Dessa forma, por mais que eles não cobrissem muitas áreas diferentes, havia um grande investimento de capital na área, tornando-se uma das empresas mais consolidadas do universo da Casa das Ideias.

Porém, não para por aí. Ao longo dos anos, a Stark Industries fechou contratos com dezenas de subsidiárias, além de ter comprado outras empresas menores aqui e acolá. Junte isso a todas as propriedades já compradas por Tony – ao todo, somam-se mais de oito mega-mansões apresentadas nos quadrinhos da Marvel – e nós já temos um valor bem astronômico das despesas do herói.

Mas aí entra a “melhor” parte: as armaduras do Homem de Ferro. Ao todo, todos os anos, Tony monta diversas armaduras com diferentes utilidades e especialidades. Ele chegou a montar trajes furtivos, subaquáticos, espaciais e até mesmo capazes de derrotar uma entidade poderosíssima como a Fênix. Isso faz com que ele gaste no mínimo uns bons milhões em seus projetos todos os anos. Com todos esses gastos, a Forbes estimou (em 2013) que ele tinha um patrimônio de cerca de US$ 12,4 bilhões.

Claro que, de 2013 para cá, os valores estão totalmente desatualizados – mas considerando o avanço na tecnologia, o desenvolvimento de novas armas e até mesmo o mercado – é bem provável que o Homem de Ferro ainda leve a melhor sobre o Batman – porém, como a Wayne Enterprises também cuida da área da saúde, pode ser que Bruce tenha conseguido alguns trocados a mais durante a pesquisa das vacinas contra o COVID-19.

Existem personagens mais ricos que eles?

Porém, é importante ressaltar que em nenhuma das listagens da Forbes, o Homem de Ferro ou o Batman estão no topo. Na realidade, eles sempre ocupam posições mais modestas no meio das listas. Existem outras figuras que, geralmente, ocupam as primeiras posições. Por exemplo, quem já foi líder em três épocas diferentes (2007, 2011 e 2013) foi o Tio Patinhas, o rico personagem da Disney famoso por seu papel em DuckTales.

Outra figura curiosa que já apareceu no topo do pódio duas vezes distintas (2002 e 2005) foi o Papai Noel, seguido de perto pelo Tio Sam (2008) e o dragão Smaug, de O Hobbit (2012). E não podemos nos esquecer da lista de 2010, na qual Carlisle Cullen apareceu em primeiro lugar – sim, o patriarca dos Cullen na Saga Crepúsculo.

Mas outros personagens, embora não tenham estado no topo, também tinham alguma posição superior a Tony Stark e Bruce Wayne. Esse é o caso do Riquinho, de Jabba (Star Wars), Monty Burns (Os Simpsons), Charles Foster Kane (Cidadão Kane) e até mesmo Willy Wonka (A Fantástica Fábrica de Chocolate).

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux