Banana Fish: Tudo sobre o mangá e anime

Capa da Publicação

Banana Fish: Tudo sobre o mangá e anime

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Banana Fish é uma obra com um nome curioso e uma história bem envolvente para quem gosta de uma dose de ação e um bom drama. Assim como grande parte dos animes, foi adaptada a partir de um mangá da mangaká Akimi Yoshida que começou a ser publicado em 1986.

A história do mangá se inicia com um soldado norte-americano durante a Guerra do Vietnã que perde a cabeça e atira em seus companheiros de guerra e suas únicas palavras são “Banana Fish”. A partir desse ponto temos um salto temporal que enfim nos apresenta a história de Ash, o protagonista que acompanhamos até compreender o mistério por trás do nome Banana Fish.

Qual é a história do mangá de Banana Fish?

Ash e Eiji no mangá

Após o incidente no Vietnã, acompanhamos a história doze anos à frente onde Ash acaba encontrando um homem que acabou de ser baleado e lhe entrega um pingente suspeito junto a um endereço e, novamente, as únicas palavras ditas são “Banana Fish“. Percebendo que era algo muito atípico, o jovem resolve investigar para tentar descobrir a verdade por trás de toda aquela história, mas acaba se deparando com Dino Golzine, o líder da máfia local que tem relação direta com Ash.

Ao mesmo tempo que acompanhamos a investigação, vão sendo reveladas informações sobre o passado de Ash (que descobrimos ser extremamente triste e pesado). O garoto foi criado e educado com o auxílio da fortuna de Golzine, que é obcecado por ele de uma forma um tanto quanto doentia. Porém a educação de qualidade tornou-o um líder nato capaz de conquistar a fidelidade de seus subordinados.

Alem de Ash, temos outros personagens bastante cativantes: O jornalista, Max; Eiji, um jovem japonês que cria laços com Ash; Shorter, líder de uma gangue chinesa; Todos os personagens conseguem ser bem trabalhados, possuindo um lado mais complexo do que aparentam de início.

Qual é a história do anime de Banana Fish?

Eiji e Ash no anime

Lançado em 2018, a adaptação se mantém relativamente fiel a obra original. O que vemos de mudança são alterações em detalhes por conta da grande diferença de tempo entre mangá e adaptação, por exemplo: no mangá não tínhamos smartphones, que no anime já se torna frequente. Assim como a alteração da guerra que inicia as duas histórias, no anime sendo retratada como a Guerra do Iraque, não do Vietnã.

Como a história envolve uma relação entre Ash e Eiji, o anime acabou sendo categorizado como “yaoi” (gênero de publicações que tem o foco em relações homoafetivas entre dois homens). Ele de certa forma pertence a esse gênero, mas a história possui tantas nuances que a relação entre os dois personagens não é exatamente um foco e sim consequência. O romance entre os dois se dá de uma maneira bastante sutil.

Nessa pegada mais leve do enredo entre a relação dos dois, vemos os rapazes a cada momento estreitando mais suas ligações, fazendo com que nós, enquanto telespectadores, torçamos para que eles fiquem juntos. Porém, é tudo tão leve e sutil que muitos podem nem perceber que a relação passa de uma grande amizade. É uma das poucas relações leves e saudáveis que vemos dentro de uma obra tão violenta.

Além dessa, temos outras muito bem construídas ao decorrer dos 24 episódios, principalmente no que diz respeito ao Ash e seus companheiros. Até os personagens secundários são cuidadosamente desenvolvidos, possuindo diversas camadas que são exploradas a cada episódio, o que acaba nos prendendo a série por querer acompanhar o desfecho de diversas situações.

Ao mesmo tempo que temos esse lado mais “leve”, a história não deixa de ser cruel com quem assiste, constantemente construindo momentos tensos e ruins envolvendo os personagens queridinhos, o Banana Fish e a máfia.

O que é Banana Fish?

Banana Fish é uma droga sintética desenvolvida com o patrocínio de Dino Golzine. Ela altera os sentidos de quem a usa, tornando o usuário mortalmente perigoso, pois o faz perder o controle de suas ações o induzindo a violência.

Quem são os personagens de Banana Fish?

Ash Lynx

Personagem Ash Lynx

O nome verdadeiro de Ash é Aslan Jade Callenreese e ele é um jovem líder de uma gangue em Nova York. “Criado” por Golzine, foi educado para se tornar o herdeiro do império que o mafioso construiu. Por ser bonito, acabou atraindo a atenção do homem que o apadrinhou e, desde criança, passa por situações de abuso derivadas da obsessão de Dino Golzine, que o trata como um objeto.

Ash é conhecido por possuir uma personalidade rebelde e feroz, bastante irônico e provocativo com seus inimigos aparentando não temer ninguém. Se mostra um assassino impiedoso em diversos momentos por querer proteger quem ama, principalmente pela malícia e perspicácia que desenvolveu pelo ambiente caótico em que cresceu.

Porém, quando Eiji aparece em sua vida podemos ver um Aslan diferente do violento, aparentando ser mais tranquilo, calmo e gentil, como alguém de sua idade (17 anos). Com um corpo magro, pele clara, cabelos loiros e olhos verdes, sua aparência chamava a atenção entre os clientes que frequentavam o prostíbulo de Golzine, além claro, do próprio Dino.

Eiji Okumura

Personagem Eiji Okumura

Eiji é um adolescente japonês de 19 anos, ótimo atleta e praticante de salto com varas, mas precisou deixar o esporte por conta de uma lesão. Shunichi Ibe, um repórter amigo da família, vê a tristeza do garoto e o convida para passar uns dias em Nova York como seu assistente durante uma entrevista com um jovem líder de gangue.

Graças a essa viagem ele conhece Ash, o líder da gangue que foram entrevistar e que era 2 anos mais jovem que ele. A relação de empatia entre os dois foi imediata e logo criaram um laço que os aproximou tanto que um confiava no outro. Isso acabou fazendo com que Eiji se envolvesse até o pescoço em todo o mistério do Banana Fish ao ajudar Ash com tudo o que podia.

Acostumado a viver em um país mais conservador, o japonês é um jovem inocente, tímido, gentil e bastate calmo. Okumura é bastante otimista, sempre busca ver o lado positivo das coisas para acalmar todos a sua volta. Diferente de Ash, Ele possui cabelos e olhos escuros, pele bronzeada e 2 anos a mais.

Shorter Wong

Personagem Shorter Wong

Shoter é outro líder de gangue, mas dessa vez  uma gangue chinesa. Ele é aliado de Ash, sendo o melhor amigo do rapaz com quem construiu uma relação de confiança, parceria e lealdade. Os dois se conheceram na prisão e se apoiam em tudo quem fazem, um exemplo disso é que Wong ficou ao lado do loiro quando ele resolveu enfrentar Golzine, indo em missão de resgate para salvar o amigo que estava em perigo por ter sido sequestrado pelo mafioso.

Agindo de forma despreocupada, Shoter é muito engraçado e brincalhão, indo na contramão da realidade cruel de gangues em que vive. Apesar do senso de humor, consegue agir com seriedade e sangue frio quando é colocado em situações de perigo ou precisa matar um inimigo. Protetor com quem gosta, arrisca sua vida pelos seus amigos.

Wong tem uma aparência chamativa por conta de seu cabelo roxo em estilo moicano, piercing na sobrancelha, roupas coloridas e óculos de sol.

Dino Golzine

Personagem Dino Golzine

Também é conhecido no mundo da máfia como “Papa” por ser um dos mais poderosos chefes da máfia da Corsa, que atua principalmente em Nova York. Ele pratica todo o tipo de ilegalidade, desde venda de drogas à prostíbulos e tráfico de crianças. Ele “adota” Ash por conta deste seu último negócio, mas acaba o educando para ser seu herdeiro nos negócios enquanto trata o garoto como um objeto sexual, por ser fascinado por sua beleza.

Mesmo sendo obcecado por Lynx, não exita em mandar matar o loiro quando descobre a traição que atrapalharia seus planos. Ash não é a única pessoa que Dino tentou tirar de seu caminho, como chefe da máfia ele elimina qualquer um que se mostrar contra ele com sua personalidade doentia e sádica.

Como um “bom chefe” ele frequentemente aparece sendo alguém calmo e calculista, que pensa e planeja tudo antes de tomar qualquer decisão. O homem idoso tem uma pele clara, calvive, olhos cinza e um bigode marcante, além de uma elegância que demonstra a partir de suas roupas caras e ostentando todo o dinheiro que possui.

Por que assistir e ler Banana Fish?

Banana Fish é uma obra que quebra muitos padrões quando falamos de categorias. Apesar de ser bem violento e cheio de ação, ele pertence a demografia Shoujo, ou seja: uma categoria criada para definir “anime de menina“, então ele quebra esse estereótipo de que shoujo precisa ser rosa, delicado e sobre histórias fofinhas.

Por fim, é uma obra que possui um enredo envolvente e que prende muitos dos que assistem com seu suspense presente para descobrirmos o que pode acontecer.

Onde assistir Banana Fish?

Você pode assistir ao anime de Banana Fish no streaming Prime Video, plataforma da Amazon.

Confira também: