Aves de Rapina: Corte original do filme é substituída por versão censurada na HBO Max

Capa da Publicação

Aves de Rapina: Corte original do filme é substituída por versão censurada na HBO Max

Por Melissa de Viveiros

HBO Max deixou de incluir a versão original de Aves de Rapina em seu catálogo, substituindo o longa por uma versão censurada que exclui cenas mais violentas do filme. O motivo para isso ainda não foi esclarecido, mas é possível que a mudança tenha acontecido para diminuir a classificação indicativa do filme (via ComicBook).

Além das cenas violentas, umas das mudanças mais facilmente notadas incluem a edição de uma frase na camiseta de Renée Montoya. Apesar das mudanças, a plataforma ainda apresenta a produção como indicada para maiores de 16 anos, mesma com a qual foi lançado no Brasil.

Camiseta de Montoya foi editada.

Uma mensagem também aparece no início da exibição, avisando que o filme original teve seu conteúdo alterado. A razão para isso, no entanto, não é informada.

A possibilidade de ter ocorrido um engano foi discutida pelo público, já que algo parecido ocorreu com a Netflix. Ao colocar De Volta Para o Futuro II em seu catálogo, a plataforma havia incluído uma versão censurada, que foi disponibilizada erroneamente pela Universal. Caso a mudança de Aves de Rapina também tenha sido apenas um erro, é possível que a plataforma corrija a mudança assim que começar a notar os comentários do público.

Ainda assim, esse não parece ser o caso, principalmente por causa da presença do aviso quanto à alteração, que indica que se trata de uma mudança proposital, e não de um mero engano quanto à versão colocada na plataforma. Resta aguardar por um pronunciamento da HBO Max que esclareça a situação.

Veja também: