Capa da Publicação

Artista revela artes conceituais de Donkey Kong Country do Super Nintendo

Por Gabriel Mattos

O final da era de ouro do Super Nintendo ficou marcado por uma trilogia visualmente revolucionária: Donkey Kong Country. Em plena época de gráficos pixelados, o game fez história ao estrear modelos tridimensionais pré-renderizados. Mas segundo novas artes publicadas por Kev Bayliss, um dos artistas originais do projeto, tudo poderia ter sido bem diferente.

Rascunhos de Miyamoto

Isso porque os rascunhos originais do jogo foram desenhos rápidos feitos em papel. A internet ainda não era muito difundida naquele tempo. Então sempre que um novo inimigo era necessário no game, os desenvolvedores precisavam folhear enciclopédias em busca de referência para preparar um esboço que então seria transformado em modelo 3D.

O design de Shigeru Miyamoto comparado com os rascunhos da Rare

Os rascunhos apresentavam um traço bem mais cartunesco do que vemos no jogo final. Kev conta que se inspirou nas artes de Shigeru Miyamoto para os primeiros jogos do personagem no arcade. Só que até então o Donkey Kong ainda era apenas um vilão que o Mario enfrentava no final de seu game. Seu visual precisou ser repensado para sua primeira aventura como um mocinho.

Ideias da Rare

Os Kremlings, a espécie mais clássica de inimigos da franquia, foi uma criação da própria Rare. Esses personagens seriam utilizados em outro projeto da empresa, mas quando a Nintendo entregou Donkey Kong em suas mãos, eles sabiam que precisariam usar suas melhores criações.

Arte conceitual inicial dos Kremlings

Além de Donkey Kong, Kevin também trabalhou em outros projetos importantíssimos da Rare, como Star Fox Adventures, Battletoads e Banjo-Kazoiee.

Atualmente ele colabora com a Playtonic, estúdio de Yooka-Laylee, além de manter um canal no YouTube onde fala de seus antigos designs. Confira abaixo o vídeo na íntegra (em inglês) onde ele fala um pouco do processo de criação desses personagens:

Não se sabe se existe um jogo de Donkey Kong em produção no momento, mas teremos mais notícias em breve quando o primeiro Nintendo Direct do ano for ao ar.

Conheça outros personagens super fofinhos da Nintendo nessa lista:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Redator que joga mais Switch do que deveria e já leu todo o novo cânone de Star Wars, até os livros ruins. • @gabeverse