A Filha das Profundezas: Tudo sobre o novo livro de Rick Riordan

Capa da Publicação

A Filha das Profundezas: Tudo sobre o novo livro de Rick Riordan

Por Paula Ramos

Rick Riordan ficou mundialmente conhecido após o lançamento de Percy Jackson e o Ladrão de Raios, sua série de livros inspirada em histórias da mitologia grega que foi publicada entre 2005 e 2009. Após mais de dez livros publicados, Riordan voltará às livrarias ainda este ano, com A Filha das Profundezas (Daughter of the Deep) e aqui está tudo o que já sabemos sobre o livro.

Qual a inspiração por trás do novo livro?

A Filha das Profundezas será a próxima aventura de Rick Riordan, dessa vez, inspirada no livro Vinte Mil Léguas Submarinas, o clássico de Júlio Verne. Pelo título, é possível imaginar qual será o principal cenário da história, um lugar muito conhecido pelos filhos de Poseidon: o fundo do mar e as profundezas escondidas dos oceanos.

Capa divulgada pela Editora Intrínseca

Quem será o protagonista da história?

Os fãs de Percy Jackson, Magnus Chase, Apolo e Jason Grace estão acostumados a ver protagonistas homens liderando as histórias de Riordan. Já em A Filha das Profundezas, conheceremos Ana Dakkar, uma estudante muito dedicada da Academia Harding-Pencroft, uma escola que forma os melhores cientistas marinhos, guerreiros navais, navegadores e exploradores submarinos do mundo.

Ana perdeu os pais em uma expedição científica dois anos antes do cenário em que o livro se passa, lhe restando viver com o irmão mais velho, Dev. Na escola, ela precisa entregar uma atividade muito importante e está animada com isso, mas tudo vai por água abaixo quando testemunha uma terrível tragédia que mudará para sempre sua vida.

Como se tudo não fosse o suficiente, a escola rival, o Instituto Land, está fazendo de tudo para derrotar os alunos da Harding-Pencroft, mesmo que para isso tenha que sujar suas mãos.

E você acha que acabou? Ana ainda descobre ser a herdeira de um legado ancestral lendário e ao embarcar em uma missão extremamente perigosa (mais Rick Riordan que isso, impossível), ela sabe que a vida de todos os seus amigos está em suas mãos.

Quando A Filha das Produndezas lança no Brasil?

O anúncio oficial do livro aconteceu este ano, através de uma postagem da livraria Barnes & Noble. Nos Estados Unidos, o lançamento aconteceu no início deste mês, em 5 de outubro, mas os fãs brasileiros precisaram esperar um pouco mais. Em solo nacional, a editora Intrínseca, que costuma trazer as obras do autor para nosso país, agendou o lançamento da obra para 9 de novembro.

Por que A Filha das Profundezas?

Riordan revelou, na mesma matéria de divulgação do livro, que tudo começou quando um executivo da Disney Publishing lhe questionou, em 2008, se existia alguma história clássica que ele gostaria de escrever sobre. O autor logo afirmou sua paixão por Vinte Mil Léguas Submarinas e agora, 13 anos depois, o livro finalmente foi concluído.

Para o autor, Júlio Verne revolucionou a história da ficção científica ao escrever sobre descobertas que eram muito a frente de seu tempo, consideradas pela ciência como fantasia. O herói de Verne, Capitão Nemo, sempre deixou claro sua preocupação com os oceanos, comentando há décadas sobre a importância que eles teriam no futuro do planeta.

Prévia da primeira capa norte-americana

A determinação de Riordan para lançar seu livro não é pouca e ele chegou a fazer cursos de mergulho nos mares do Caribe e do Mediterrâneo, se tornou membro do Instituto Naval dos EUA, estudou os serviços e protocolos da marinha e fez uma vasta pesquisa sobre submarinos e o oceano para criar sua história da forma mais verídica possível.

Casas de Hogwarts ou de Game of Thrones?

Assim como Percy, Ana perceberá que sua hereditariedade é tão complicada quanto a do filho de Poseidon, com a diferença de que, dessa vez, a ciência é a grande protagonista, não deuses nórdicos, gregos, egípcios e romanos.

Em um artigo publicado em seu site, Riordan ainda brincou perguntando a qual casa de HP os leitores pertencem, mas não se engane, HP aqui quer dizer Academia Harding-Pencroft:

  • House Dolphin (Casa Golfinho): Comunicações, exploração, criptografia, contra-inteligência.
  • House Shark (Casa Tubarão): Comando, combate, sistemas de armas, logística
  • House Cephalopod (Casa Cefalópode): engenharia, mecânica aplicada, inovação, sistemas de defesa.
  • House Orca (Casa Orca): medicina, psicologia, educação, biologia marinha, memória comunal.

Um filme já foi confirmado?

Recentemente, Becky Riordan confirmou um tweet do Oráculo dos Semideuses anunciando uma adaptação para o Disney+ da história de A Filha das Profundezas. O filme será coproduzido pelo próprio Rick Riordan, junto de sua esposa através de sua companhia de produção, Mythomagic.

Ansiosos para o lançamento de A Filha das Profundezas? Deixe suas expectativas aqui nos comentários!

Veja também: