1899: Tudo sobre a nova série dos criadores de Dark

Capa da Publicação

1899: Tudo sobre a nova série dos criadores de Dark

Por Gus Fiaux

Um dos maiores sucessos da Netflix nos últimos anos, Dark acabou em sua terceira temporada e deixou os seus fãs com muitas saudades. Desde então, muitos querem ver uma nova produção de suspense e mistério que se equipare à série alemã – e logo devem ganhar isso, uma vez que a plataforma de streaming está se reunindo novamente com Jantje FrieseBaran bo Odar para criar uma nova série, chamada 1899.

A produção já teve um teaser e algumas imagens liberadas, mas continua sendo, para todos os efeitos, um mistério dos grandes para a maior parte do público. Sabemos que será um drama histórico com elementos de suspense e de horror e que envolverá a tripulação de um navio. E enquanto a produção não chega até nós, você pode conferir aqui tudo o que nós já sabemos sobre 1899, a nova série dos criadores de Dark!

Qual é a trama de 1899?

Por enquanto, a trama de 1899 não teve muita coisa revelada – mas conseguimos ver aqui e acolá algumas coisas bem interessantes. A sinopse divulgada pela Netflix é bem misteriosa e vaga, mas já serve para nos mostrar como a série vai incorporar seus elementos de época em uma produção que mistura suspense, horror e drama histórico. Na descrição oficial, podemos ler o seguinte:

“Um grupo de migrantes europeus deixa Londres em um navio a vapor, para começarem novas vidas na cidade de Nova York. Mas quando eles encontram outro navio de migrantes à deriva no mar aberto, a jornada se transforma em um pesadelo.”

Pela sinopse, muitos estão comparando com outra produção que saiu há não muito tempo, a série The Terror, da AMC, baseada no livro homônimo de Dan Simmons. Porém, parece que será algo bem diferente, com uma grande exploração das pessoas que estão nesse navio e como suas histórias são mudadas para sempre por um evento bem assustador. Os criadores também dizem ter interesse em fazer uma série “verdadeiramente europeia”, mas com um elenco composto por pessoas de diversos países.

Quem são os criadores da série?

Após o massivo sucesso de Dark na Netflix e no mundo inteiro, não é surpresa nenhuma que a plataforma digital queria trabalhar diretamente envolvida na produção da nova série, trazendo de volta os criadores Janje Friese e Baran bo Odar – afinal de contas, se eles conseguiram criar um produto tão incrível da primeira vez, por que não poderiam repetir o sucesso?

Assim, temos o retorno da dupla – Odar e Friese – à frente de 1899. No fim, será um projeto bem interessante – e vale lembrar que é apenas a segunda incursão de Odar e Friese na televisão. Para essa nova série, eles devem ter ganhado mais orçamento, ainda mais levando em conta a vasta quantidade de personagens, efeitos e situações. Pelo visto, é uma produção das grandes que ainda vai dar o que falar.

Quem está no elenco?

O elenco da série mistura nomes conhecidos e outros nem tanto. Encabeçando o núcleo principal, teremos Emily Beecham (Into the Badlands) e Aneurin Barnard (O Pintassilgo). Andreas Pietschmann (o “Estranho” de Dark) também está no elenco. Juntam-se ainda a eles nomes como Miguel Bernardeau (Elite), Maciej Musiał (The Witcher), Mathilde Ollivier (Operação Overlord) e Jonas Bloquet (A Freira).

O elenco ainda é composto por atores menos conhecidos, como Rosalie Craig, Clara Rosager, Maria Erwolter, Yann Gael, José Pimentão, Isabella Wei, Gaby Wong, Fflyn Edwards Alexandre Willaume. Ao que tudo indica, é um elenco bem vasto e diverso – e nós ainda não sabemos qual será o papel de cada personagem aqui. Contudo, cada um deve ter sua própria dose de mistérios e segredos.

Para celebrar o anúncio oficial, a equipe da Netflix ainda liberou uma imagem que mostra todos os atores do elenco em seus respectivos papéis. É uma foto bem simples, que não revela muito da trama – e você pode conferi-la logo acima.

O teaser

Há pouco tempo, a Netflix também soltou o primeiro teaser oficial da série. Em termos de imagem, é um vídeo bem simples que não mostra muita coisa – apenas um navio bem grande navegando em um mar manso, enquanto uma tempestade assustadora paira no horizonte. Durante quarenta segundos, aproximadamente, vemos isso até que um raio cai, antes da imagem sumir.

O interessante aqui, no entanto, é o áudio. Ao longo do teaser, podemos ouvir várias vozes de pessoas confusas e até mesmo assustadas, se questionando sobre onde estão e o que está com elas. Porém, temos uma infinidade de línguas e idiomas sendo ditos aqui – e logo descobrimos que será uma série poliglota, com personagens falando em inglês, espanhol, francês, polonês, alemão, dinamarquês, cantonês e até mesmo português.

Tudo isso faz bastante sentido com a sinopse da série, além de montar mais um mistério que deve ser respondido ao longo das temporadas da série. Para um primeiro teaser, é um conteúdo bem interessante que vai manter as teorias e especulações dos fãs vivas, assim como foi com Dark há alguns anos.

Data de lançamento e episódios

Apesar do teaser já ter sido exibido, 1899 só deve chegar à Netflix em 2022, de acordo com estimativas divulgadas pela própria empresa de streaming. Ainda não sabemos ao certo em que mês a série deve estrear, mas como nós já temos um vídeo, é provável que a produção já esteja a pleno vapor – e inclusive pode se supor que a temporada será adiantada para este ano.

Do que sabemos, a primeira temporada já foi encomendada pela Netflix e contará com oito episódios ao total. Mas vale levar em consideração que Jantje Friese Baran bo Odar conquistaram o mundo com Dark – a produção europeia mais assistida do serviço de streaming. Caso 1899 cative o público e tenha mais histórias para desenvolver após sua primeira temporada, é bem provável que teremos uma renovação da série.

Abaixo, veja 10 outras séries para quem gosta de Dark: