Quem é Yara Flor: o que já sabemos sobre a Mulher-Maravilha brasileira

Capa da Publicação

Quem é Yara Flor: o que já sabemos sobre a Mulher-Maravilha brasileira

Por Gus Fiaux

Desde que foi anunciada, a nova Mulher-Maravilha não sai da cabeça dos fãs, sobretudo os brasileiros. Afinal de contas, Yara Flor é uma mulher brasileira, criada no coração da Floresta Amazônica, que irá assumir o manto da maior super-heroína dos quadrinhos, tornando-se uma parte importante da próxima fase de histórias da DC Comics, o Future State.

Mais do que isso, a personagem já foi anunciada como sendo uma das peças mais essenciais para a nova formação da Liga da Justiça. E por mais que suas histórias ainda nem tenham chegado às bancas, a DC e a Warner parecem ter grandes expectativas para a heroína, uma vez que ela já tem uma série live-action confirmada para o CW. 

No entanto, alguns ainda podem se perguntar: afinal, quem é Yara Flor?

Quem é Yara Flor?

Yara Flor é o nome da nova Mulher-Maravilha da DC Comics. A personagem será introduzida em janeiro de 2021, como parte do Future State da editora, uma nova fase de histórias que acontecerá nos dois primeiros meses do ano que vem. Ela é uma mulher brasileira, vinda de uma nova tribo das Amazonas, encontrada no coração da Floresta Amazônica.

De acordo com editores da DC Comics, Yara não será apenas uma heroína vinda do Brasil. Criada para se tornar uma heroína, ela também será uma imigrante nos Estados Unidos – algo que terá um papel fundamental em sua história – e vai se tornar uma grande heroína, lutando lado a lado com uma nova formação da Liga da Justiça da América. 

A personagem está sendo descrita como Moça-Maravilha em algumas prévias e imagens, o que nos leva a acreditar que sua história no Future State vai mostrar como ela foi de Moça-Maravilha até o posto supremo ocupado originalmente por Diana Prince. Sabemos também que suas histórias vão abordar diferentes elementos e aspectos do folclore brasileiro, incluindo lendas indígenas.

Que diabo é o Future State?

Para muitos, o Future State ainda é um mistério a ser desvendado. Em sua base, trata-se de uma iniciativa editorial que vai afetar todos os títulos da DC Comics nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. As histórias atuais vão “dar uma pausa”, e nós seremos transportados a um futuro na editora, onde todo o status quo está mudando com a chegada de novos heróis.

Isso não significa, no entanto, que os heróis clássicos serão esquecidos. No caso da Mulher-Maravilha, sabemos que Diana Prince ainda está viva e passa bem, mas está assumindo novas aventuras. Ela anda pelo universo usando um anel da Tropa dos Lanternas Verdes em um colar e carregando o cinto de utilidades do Batman.

As histórias de Yara Flor serão escritas e desenhadas por Joëlle Jones, artista prestigiada por ilustrar personagens como Batman, Mulher-Gato, Feiticeira Escarlate Ms. Marvel. A autora já afirmou seu compromisso em trabalhar bem com a nova heroína, representando a cultura brasileira de forma mais ampla para os quadrinhos da DC Comics.

As HQs são apenas o início

Já sabemos que Yara terá bastante coisa para fazer, mesmo aparecendo apenas em dois meses de Future State. Ela vai se juntar à Liga da Justiça e muitos fãs especulam que ela se encontrará com as duas outras Mulheres-Maravilha (Diana e Núbia), embora isso ainda não tenha sido confirmado. Entretanto, já sabemos que o futuro de Yara é bem animador, com direito a uma adaptação a caminho.

Basicamente, a heroína vai ganhar uma série em live-action, que está atualmente sendo desenvolvida para o CW (a mesma emissora onde são exibidas as séries do Arrowverse). De acordo com rumores, a série deve contar a origem de Yara Flor e um pouco de seus primeiros anos de atividade, conforme descobrimos mais de sua carreira já estabelecida nas HQs.

Ou seja, parece que a série será canônica dos quadrinhos, mostrando um período bem diferente na formação dessa nova Mulher-Maravilha. É uma ideia bem interessante, que pode ser trabalhada de inúmeras formas, caso a DC saiba fazer do jeito certo. Por isso, estamos bem animados com a nova Mulher-Maravilha brasileira e não podemos esperar para ter um vislumbre de suas aventuras.

Abaixo, veja 10 heróis brasileiros que você talvez não conheça: